domingo, 6 de março de 2011

"A moral do Alcorcón é a moral de campeão"

O primeiro onze inicial da história do Alcorcón: fundado em 1971, a equipe teve seu dia mais feliz em outubro de 2009 (adalcorcon.com)

A frase que intitula este texto, verso do hino oficial do Alcorcón, pode não fazer sentido para quem está lendo agora, mas para os aficionados alfareros, é bem sincera. Fanáticos, eles nuncam deixam de jogarem juntos com sua equipe, além de sempre lotarem o pequeno estádio de Santo Domingo, com capacidade para 5000 espectadores. Fundado em 1971, o time passou a ficar mais famoso após a surra imposta ao Real Madrid galáctico, em 2009. À época, o até então desconhecido time do subúrbio da comunidade de Madrid surpreendeu meio mundo ao eliminar os merengues da Copa do Rei, num placar agregado surpreendente: 4 a 1 a favor dos amarillos. Após a partida, o time foi recepcionado por uma multidão na pequena cidade, que fica nos arredores de Madrid. Nas oitavas de finais, porém, a aventura dos alfareros terminou, com a eliminação perante o Racing Santander. Mas o inesquecível dia 27 de outubro de 2009 sempre ficará na cabeça dos pequenos e felizes torcedores amarillos.

A história desse simpático time da Meseta Central começou em 1971. Um grupo de sócios liderados por Dionisio Muñoz Jerez, que havia criado uma equipe para jovens do subúrbio de Madrid, resolveram fundar uma equipe e a batizaram de Juventud de Alcorcón. Em suas primeiras temporadas, o Alcorcón funcionou como uma sociedade amadora e perambulou pelas divisões inferiores do futebol de Madrid. Em 1977, tudo começou a ganhar novos rumos: a equipe conseguiu o tão esperado acesso para disputar a terceira división (o que no Brasil, acreditem, é referente a quarta divisão) e passaram a competir com equipes profissionais. Na sua estreia na terceirona, acabou ficando na 19ª colocação, o que valeu pelo rebaixamento.

Nada que entristeceste o presidente Muñoz, que continuou confiando em sua equipe. Em 1979, o time novamente conseguiu o acesso à terceira divisão, onde permaneceu durante nove temporadadas, com um terceiro lugar na temporada 1980/81. Nos anos 90, a instituição atravessou uma grave crise esportiva, que ameaçou até sua existência. Uma sequência de maus resultados obrigaram a equipe a, constantemente, revezarem entre a Terceira e as divisões inferiores.

Novo proprietário, a passagem pela Segunda B, o "alcorconazo" e o acesso à Liga Adelante

Kaká, ao fundo, parece não acreditar: o pequeno Alcorcón fez a festa em pleno Bernabéu (guardian.uk)

Ao final da temporada 97/98, o clube passou por uma série de mudanças internamente. Para começar, a maior delas: chegou à presidência Esteban Marquez Ponce, empresário de Tornelloso (Cidade Real) e dono da construtora Soncar. Márquez começou um projeto para sanar as dívidas da equipe, que voltara a conseguir o acesso à Terceira divisão na temporada da gestão de Márquez. No ano seguinte, o desejo do novo presidente era permanecer na categoría, mas o time foi além: No ano seguinte, o desejo do novo presidente era permanecer na categoría, mas o time foi além: terminou entre o 2º e o 8º e conseguiu a vaga nos play-offs que classificariam dois time à Segunda B. Na repescagem, deixou para trás o Cd Lealtad, a Baneza e o Xove Lago, conseguindo a tão sonhada vaga na terceira divisão do país. O debut do Alcorcón na segunda b ocorreu na temporada 2000/01 e a equipe se planificou da melhor maneira. Os dirigentes da equipe apostaram em um plantel com futebolístas procedentes das principais equipes de Madrid (Rayo Vallecano, Atlético de Madrid e Real Madrid).

Para resolver a situação econômica do clube, o presidente Márquez oferece salários mais modestos em relação a outros clube, mas fez questão de assegurar a folha de pagamento mensal. Por muitos anos, a equipe terminou no meio da tabela, chegando, inclusive, ao sétimo lugar em 2005/06. Com a economia do clube já sanada, o Alcorcón iniciou a temporada 2008/09 com um novo treinador. O espanhol Juan Antonio Anquela, ex-Albacete, assumiu o comando técnico do time, que quase conseguiu a promoção para disputar a Liga Adelante. Após passar pelos favoritos Sant Andreu e Alcoyano, os alfareros estacionaram na Real Unión, após empatar no Santo Domingo e perder fora de casa. Após ficar no quase na temporada anterior, a diretoria amarilla realizou múltiplas alterações na temporada 2009/10, a melhor da história do Alcorcón. Jogadores como Borja Pérez (que viria a se tornar o carrasco do Real Madrid), Juanma, Diego Cascón e Sérgio Mora passaram a fazer parte do forte plantel dos alfareiros, que saíram como favorito a uma das vagas da Liga Adelante. A força de sua plantilla ficou em evidência nas primeiras rodadas, quando a equipe liderou o campeonato e, com quatro rodadas de antecedências, já havia garantido vaga nos play-offs.

No entanto, a maior glória para esta equipe viria na outra competição que estava disputando. Após eliminar Palencia e Lagun Onak, o sorteio da LFP colocou frente a frente Alcorcón e Real Madrid. Quebrando qualquer tipo de prognósticos, os amarillos impusseram aos galácticos do Real Madrid uma sonora goleada por 4-0 no jogo de ida, o que levou os aficionados que lotaram o Santo Domingo à loucura. O El País batizou a goleada de Alcorconazo. Na volta, a equipe jogou toda atrás e, mesmo contando com Kaká, van Nistelrooy, Raúl, van der Vaart, entre outros (Cristiano Ronaldo não jogou, devido a uma lesão no tornozelo), os blancos não foram capaz de marcar mais de quatro gols. De volta a disputa na segunda b, o Alcorcón teve que enfrentar o forte Granada, numa partida direta pelo acesso. O time de Madrid não conseguiu bater os andaluzes, o que obrigou o Alcorcón a passar por mais uma fase. A Pontevedra não foi páreo para a equipe orquestrada por Borja, que foram para o desafio final ante o Ontinyent.

Na Comunidade Valenciana, no jogo de ida, as duas equipes fizeram um jogo movimentado, que acabou no 1 a 1. Na volta, o Santo Domingo teve casa cheia para "o jogo da vida", como foi batizado pelos aficionados. Os valencianos começaram com tudo, e abriram 2 a 0 com 30 minutos do primeiro tempo. O filme da temporada anterior começou a passar na cabeça de cada torcedor presente no estádio de Madrid; mas, a partir dos 20 minutos da segunda etapa, o Alcorcón partiu para aquilo que seria uma remontada histórica. Aos 47 minutos, com o jogo empatado em 2 a 2, que garantiria a vaga aos valencianos, pelos gols marcados fora de casa, Iñigo López achou o terceiro gol, para delírio dos torcedores, que fizeram uma festança no Santo Domingo. O gol valeu a vaga na disputa da Liga Adelante da atual temporada.

Hoje o Alcorcón ocupa a 10ª posição da segunda divisão espanhola, com 39 pontos. Com dois a menos que o Barcelona B, último da zona dos play-offs, os alfareiros têm chances reais de disputar, pela primeira vez em sua história, a Liga BBVA. Para encerrar esse texto, nada mais que colocar à disposição o gol e a festa dos jogadores e torcedores no que valeu a promoção para a Liga Adelante 2010/11.

Um comentário:

  1. Muito bom o post, parabéns, realmente não sabia da importância do Alcorcon, pra mim era só mais um timeco da segundona do Espanhol, me surpreendi pela história do clube.

    Se puder dá uma passada lá no meu blog, Desenho Tático, http://desenhotatico.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir