sexta-feira, 18 de março de 2011

Má fase escondida

Villarreal é favorito para conquista da Liga Europa, mas a atenção também deve ser voltada à Liga Espanhola (getty images)

Na última quinta-feira, 17 de março, o Villarreal voltou a vencer o Bayer Leverkusen e avançou para as quartas-de-finais da Liga Europa, onde irá encarar o Twente, da Holanda, como definiu o sorteio desta sexta-feira. Porém, a classificação comemorada às quartas da segunda principal competição europeia escondeu o outro lado da moeda do Villarreal: a má fase vivida pela equipe.

A temporada do Villarreal começou ganhando dimensões a cada jogo. A derrota para a Real Sociedad na estreia da Liga colocou em xeque o poder de fogo do elenco comandado por Garrido. Com o exemplo negativo da temporada 2009/10, quando frequentou a zona de rebaixamento durante quase um turno e, por causa dos pontos desperdiçados, deixou de cravar uma vaga na Champions, o Villarreal passou a acordar para o campeonato: emplacou uma sequência de nove vitórias consecutivas e confirmou a alcunha de "melhor time do campeonato paralelo a Barcelona e Real Madrid".

Porém, desde o início do ano, tudo tem conspirado contra os amarillos. Primeiro, a lesão de um de seus principais jogador, Nilmar; segundo, a lesão séria de um dos líderes do vestiário, Ángel. Sem confiança em Catalá, Garrido pediu à cúpula amarilla a contratação de Cicinho, sem prestígios na Roma. O brasileiro, entretanto, não conseguiu ganhar a confiança do técnico, que, sem opção, tem utilizado com mais frequência o canterano. A fase vivida pelo Villarreal hoje é bem diferente do primeiro semestre.

Desde a eliminação sentida na Copa do Rei, ante o Sevilla, a má fase passou a envolver o vestiário do time. De 05 de fevereiro até hoje, apenas uma vitória conquistada em sete partidas. O El Madrigal, principal trunfo da equipe na temporada, foi lugar de pontos desperdiçados bobamente: empates contra Málaga e Sporting Gijón e uma derrota surpreendente para o Hércules. A vantagem confortável de seis pontos para o Valencia foi diminuindo a cada jogo e hoje é o Villarreal que corre atrás: está a quatro pontos do time ché e com um confronto direto no Mestalla. O futebol exercido pelas duas equipes parece ter se invertido de um tempo para cá. O Valencia, que praticava um futebol pragmático, atua de maneira mais solta, com uma posse de bola envolvente e, apesar da eliminação na Champions, é favorito, hoje, para cravar a terceira vaga para a Champions.

Além disso, a má fase do Villarreal e a sequência de pontos não-conquistados colocou em risco até a quarta colocação. Athletic Bilbao, Espanyol, Sevilla e Atlético de Madrid passaram a acreditar numa possível vaga para a próxima Champions League, o que esquentou a briga pela competição europeia. A boa fase vivida na Europa pode colocar o Villarreal de volta ao caminho da vitória na Liga Espanhola e a prova pode ser neste final de semana: no domingo, em um dos dois confrontos diretos por Champions League, o Submarino Amarelo vai até o País Basco enfrentar o bom time do Athletic Bilbao e uma derrota pode ligar mais ainda o alerta castelonense.

A classificação

O duelo no El Madrigal mostrou os amarillos sempre muito absoluto em relação aos alemães, ao contrário do que aconteceu na ida, quando o Bayer foi melhor, mas não conseguiu converter em vitória as chances obtidas. Com a vantagem obtida no jogo de ida, o Submarino Amarelo tocava melhor a bola no meio-campo e envolvia a defesa rival, que pouco conseguia coibir. Em uma dessas triangulações, Rossi saiu na cara de Adler após um lançamento de Cani e tocou na saída do goleiro, mas acabou mandando para fora. Porém, na segunda chance, veio o gol. Cazorla correu com a bola dominada, tocou para Rossi e se infiltrou no meio da zaga. Aproveitando-se da linha de impedimento burra do Bayer, o meia saiu cara a cara com o arqueiro rival, e tocou firme no canto esquerdo, abrindo o placar no El Madrigal e praticamente sacramentando a classificação às quartas.

Depois do tento sofrido, o Leverkusen ainda ameaçou o Villarreal em duas oportunidades antes do intervalo; porém, nas duas vezes, Renato Augusto chutou perigo para fora. Na segunda etapa, teve mais Villarreal. Para desespero dos visitantes, mais uma tabela deu o segundo gol ao time de Castilla y León. Desta vez em papéis invertidos, Cazorla serviu Rossi que, de direita, tocou na saída de Adler para marcar. Ainda antes do fim, aos 38 minutos do segundo tempo, veio o gol de honra merecido aos germânicos. Após cruzamento da direita, Derdiyok se esticou todo e conseguiu desviar a bola para as redes. Renato Augusto ainda quase marcou um golaço da entrada da área, mas era tarde demais para uma reação.

Chegar longe na Liga Europa pode render bons dividendos ao Villarreal. Especula-se bastante que a Juventus esteja tentando levar Rossi a Turim, em junho. Nilmar, que voltou a jogar bem após a lesão, tem seu nome ligado a Real Madrid e Barcelona, e Cazorla vem sendo especulado com força no futebol inglês. A conquista da Liga Europa é um sonho provável, mas a atenção também deve ser voltada à Liga Espanhola, onde a equipe perdeu pontos essenciais e viu uma vaga quase cravada na próxima Liga dos Campeões ficar em evidência.

2 comentários:

  1. Victor,

    texto muito bom. acredito que o Villarreal possa ser campeão da Liga Europa, mas passar pelo Porto, caso elimine o Twente, vai ser complicado, porque acho o ataque do time português muito bom e a defesa do Villarreal fraca.

    e, como você tratou muito bem, tem que voltar as atenções a LFP, pois o Sevilla vem crescendo muito nas últimas rodadas (não acredito em Espanyol e Athletic Bilbao que tropeçam muito).

    aliás, só uma correção: a derrota na estreia deste campeonato espanhol foi pra Real Sociedad, não? Gol do Joseba Llorente, ex-Villarreal.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Opa, é verdade, Marcelo. Corrigi lá.
    Valeu!

    ResponderExcluir