quinta-feira, 24 de março de 2011

Jogadores históricos: Roy Makaay

Roy Makaay teve uma ótima carreira, mas foi no Deportivo que o atacante holandês alcançou as maiores glórias (Reuters)

Roy Makaay fez parte da geração holandesa que teve Patrick Kluivert e Ruud van Nistelrooy como outros atacantes destacados. Os três passaram pelo futebol espanhol e tiveram grande destaque por lá. A porta de entrada para Makaay foi o Tenerife, mas foi vestindo a camisa azul e branca do Deportivo que o atacante brilhou. Na Galícia, o holandês será sempre lembrado por quatro títulos, uma artilharia, uma chuteira de ouro e, claro, pelos muitos gols.

O jogo de Makaay contava com uma caracteristíca básica: a facilidade para balançar as redes. Ele era rápido e pensava de forma veloz, o que dificultava muito o trabalho dos goleiros adversários. Dentro da área não havia preferência: as pernas direita e esquerda sabiam muito bem o que fazer para alcançar o gol. Com ótima impulsão, gols de cabeça não foram raridade na trajetória futebolística de Roy Makaay.

Roy Makaay começou no futebol muito cedo e antes de se profissionalizar, passou por SC Woezik, Diosa e Blauw-Wit. Mas, aos 18 anos, o Vitesse se tornou o primeiro clube profissional do atacante. Na temporada de estreia, ele ainda não conseguiu ser titular, porém anotou seu primeiro tento na Eredivisie. Logo no ano seguinte veio a titularidade e, com ela, os gols aumentaram. Em 1996-97, Makaay fez 19 tentos no campeonato local (maior número de toda sua carreira na Holanda), o que lhe garantiu a primeira convocação para a oranje e a transferência para o Tenerife do futebol espanhol.

A adaptação à terra das touradas foi rápida e mesmo jogando por um time de segundo escalão, Makaay deixou 21 gols em duas edições de La Liga. Ao final da temporada 1998-99, com o rebaixamento dos insulares, o atacante holandês acabou vendido para o Deportivo La Coruña. No debute com a camisa azul e branca na Liga Espanhola, o atacante holandês anotou um triplete contra o Alavés. Durante a temporada, ele conseguiu mais uma vez marcar três gols em um jogo contra o Atlético de Madrid. Os seus 22 gols ajudaram o Depor a chegar seu primeiro título de La Liga. Assim, além da conquista importante, o Deportivo ainda se tornou o primeiro time da Galicia a se classificar à Liga dos Campeões. E terminou o ano com a vitória na Supercopa espanhola.

O segundo título veio na temporada 2001-02, quando o Depor acabou a Liga Espanhola na segunda colocação, mas conquistou a Copa del Rey sobre o Real Madrid, que comemorava seu centenário à época. Porém, a grande temporada do holandês ocorreu em 2002-03. Sem títulos, mas um desempenho impressionante: 29 gols em La Liga, um tento na Copa del Rey e nove gols na Liga dos Campeões. Com esses números, Roy Makaay foi o artilheiro do Campeonato Espanhol e ainda levou a chuteira de ouro europeia.
O “problema” é que no primeiro jogo da LC 2002-03, o atacante holandês anotou um hat-tricks, logo contra o forte Bayern. Dessa forma, os bávaros passaram a seguir ele mais de perto e ao final da temporada, os roten pagaram quase 19 milhões de euros pelo artilheiro da Europa. Ao mesmo tempo que assombrava as defesas espanholas, Roy Makaay tinha carreira tímida na seleção holandesa. Ele esteve entre os convocados das Eurocopas de 2000 e 2004, quando esteve entre os reservas, pois a titularidade ficava com Kluivert, Nistelrooy e Bergkamp – o último, apenas em 2000.
Na Alemanha, o holandês também deixou seu nome marcado. Pelo Bayern ele quase alcançou a marca de 100 gols, nas quatro temporadas que defendeu a equipe. Além, do grande número de tentos, foram cinco títulos conquistados com os bávaros. Nas quatro edições da Bundesliga, que disputou, Roy Makaay ficou entre os quatro artilheiros em todas elas.
Seus gols ajudaram muito os roten no bicampeoanto da Bundesliga em 2004-05 e 2005-06. Porém, na Liga dos Campeões, o Bayern não conseguiu passar das quartas-de-final. Na principal competição interclubes da Europa, o holandês marcou no dia 7 de março o gol mais rápido da história da LC. Contra o Real Madrid, ele precisou de apenas 10,2 segundos para marcá-lo. Porém, com final da temporada 2006-07, Klose e Luca Toni desembarcaram em Munique e, dessa forma, Roy Makaay preferiu deixar os bávaros para voltar ao país natal.

Na Holanda, Makaay foi defender o Feyenoord. Na primeira temporada, ele ganhou seu único título na terra da oranje: a Copa da Holanda. A boa presença lhe rendeu a convocação à Olimpíada de 2008, quando a Holanda parou nas oitavas-de-final. Em 2009-10, Roy Makaay encerrou a carreira de forma mágica contra o Heerenveen. Na vitória por 6 a 2, o camisa nove anotou um hat-trick para se despedir muito emocionado do futebol. Atualmente, o ex-atacante segue no “Clube do Sul” e hoje tem ligação com a categoria sub-13 da equipe.

Roy Makaay
Nascimento: 9 de março de 1975, em Wijchen, Holanda
Posição: Atacante
Clubes: Vitesse (1993-97), Tenerife (1997-99), Deportivo La Coruña (1999-03), Bayern de Munique (2003-07) e Feyenoord (2007-10)
Títulos: La Liga (1999-00), Copa del Rey (2001-02), 2 Supercopas da Espanha (2000 e 2002), 2 Bundesliga (2004-05 e 2005-06), 2 Copas da Alemanha (2004-05 e 2005-06), Copa da Liga Alemã (2004) e Copa da Holanda (2007-08)
Seleção holandesa: 43 partidas e 6 gols

Um comentário: