sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A pedra no sapato de José Mourinho

Manolo Preciado foi o único, até o momento, que conseguiu tirar Mourinho do sério na Espanha (cadenaser)

Amanhã, Sporting Gijón e Real Madrid abrem a décima-quinta rodada da Liga BBVA. Mais do que isso, a partida do El Molinón marcará um novo capítulo da guerra particular entre Manolo Preciado, técnico dos gijoneses, e José Mourinho, técnico merengue. Tudo começou quando, em setembro do ano passado, Mourinho acusou o treinador rival de colocar equipes reservas contra o Barcelona. Pronto. Preciado engoliu seco às declarações do gajo, mas explodiu dois meses depois, na visita do Real Madrid ao El Molinón. "É um canalha! Espero que seja recebido muito mal aqui nas Astúrias. Colocaria-0, pelo menos por uma vez, nos ultràs do Sporting Gijón", disparou o treinador rojiblanco.

Na ocasião, o Sporting Gijón fez um jogo brilhante, como se estivesse disputando uma final de Copa do Mundo, mas, em um descuido, recebeu o gol de Higuaín, no final da partida, e saiu de campo derrotado. Mourinho, claro, não deixou de provocar e fez sinal de vitorioso em direção a Preciado. Mal sabia o português que seu desafeto triunfaria meses depois. No jogo do returno, Preciado repetiu a proposta de jogo visto outrora e, dessa vez, conseguiu a vitória, que tornou inesquecível: o 1 a 0 no Bernabéu jogou por água abaixo as chances de título do Real Madrid, que ficara a oito pontos do Barcelona ao término da rodada, e acabou com uma invecibilidade caseira de Mourinho que já durava nove anos (150 partidas). Restou ao técnico de Setúbal se render. Foi até os vestiários e cumprimentou o seu inimigo, numa "postura digna de um homem", disse Preciado.

A rixa, provavelmente, acabou, mas a pedra no sapato ficou. Desde que Florentino Pérez retornou à presidência do clube da capital, formando a nova geração dos galáticos, o Sporting Gijón de Manolo Preciado tirou pelo menos dois pontos do Real Madrid em seis disputados. Além do 1 a 0 citado acima, na temporada 2009/2010 os gijoneses seguraram os merengues nas Astúrias, resultando no 0 a 0 que começou a colocar em xeque o cargo de Pelegrinni. No returno, entretanto, com uma equipe repleta de jogadores reservas, devido à quantidade de lesão, não deu para os rojiblancos, que perderam em Madrid por 3 a 1.

Acabada rixa, uma nova polêmica foi instalada. Durante a apresentação da biografia de Iker Casillas, um microfone aberto revelou uma conversa captada por câmeras da TV Antena 3 entre o capitão blanco e o presidente madrilenho. "Jogar ali é de alto risco. Aquela torcida é um terror", disse o presidente. As Peñas do Sporting qualificaram as declarações do treinador como desafortunadas. Preciado não gostou nada das palavras de Florentino. Afirmou, na coletiva pré-jogo, não dar a mínima ao madrilenho e que, entre as armas de sua equipe, não estão o uso da violência. Ainda recordou que, no momento, o Sporting Gijón é a quarta equipe que menos recebeu cartão amarelo na competição. "Será uma partida duro, mas nobre", sentenciou.

3 comentários:

  1. MOURINHO CABROOOOOOOOOOOOOOOOON AHUHAUHAUHAUHUAUUHUA

    Esse jogo promete. Mou deve ter Kaká de volta. Gijón é forte em casa. Até pro Barça costuma dificultar.

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que, na temporada passada, o Sporting Gijón foi a única equipe a tirar pontos tanto do Barcelona quanto do Real Madrid.

    ResponderExcluir