quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Copa envenenada

Autor de um doblete, Pablo Infante foi o responsável pela queda de Garrido no Villarreal (AS)

Lembram dos três treinadores que estavam com suas batatas quase explodindo? Pois bem, uma delas explodiu, por fim. Juan Carlos Garrido não aguentou a mais um vexame do Villarreal e acabou demitido do comando técnico dos amarillos. A derrota no El Madrigal na noite desta quarta talvez foi uma das mais vergonhosas da história do clube da Comunidade Valenciana: 2 a 0 para o pequeno Mirandés, da Segunda Divisão B (referente a, aqui no Brasil, terceira divisão). Garrido sai pelas portas do fundo devido à péssima temporada que o Villarreal faz até o momento, mas seria oportunismo esquecer dos belos trabalhos de outrora. Auxíliar técnico de Ernesto Valverde em 2009/2010, chegou à equipe A após levar o Villarreal B a um acesso histórico: a Liga Adelante, onde a filial milita até hoje.

Curiosa e ironicamente, Garrido chegou ao comando da equipe principal da mesma situação com a qual o Submarino Amarelo vive hoje. Há duas temporada, após um primeiro turno decepcionante, quando chegou a ficar na lanterna por três rodadas, a diretoria resolveu demitir Valverde e apostar em Garrido. Deu certo: o Villarreal fez um segundo turno excelente e, da 20ª colocação, terminou em sétimo, copando uma vaga na Liga Europa. Em 2010/2011, foi responsável por fazer dos amarillos uma equipe com um dos futebol mais bonito da Espanha, lembrando em certas ocasiões o Barcelona. Jogando com muita intensidade, com a bola nos pés e prezando pela posse de bola, terminou a temporada na quarta colocação, o que deu direito a voltar à Champions League após três temporadas, e caiu na Liga Europa para o futuro campeão Porto na semifinal.

O treinador, obviamente, também tem parcelas de culpa pelo momento negro que vive o Villarreal. Não conseguiu, em momento algum da temporada, achar um padrão de jogo semelhante ao da temporada passada e alternativas a Cazorla, homem do meio-campo na temporada passada. Improvisou De Guzmán na posição de Santi, mas foi um desastre. Tentou apostar em Hernán Pérez, mas o jovem não tem metade da qualidade do ex-amarillo. Em alguns pontos, acabou sendo vítima. O DM desta temporada está lotado: mais de treze jogadores do elenco sofreram e/ou sofrem com as lesões. Rossi e Nilmar, os pilares, só jogaram três partidas juntos nesta temporada. O ítalo-americano, vale lembrar, não volta mais em 2011/2012.

Agora, a diretoria corre atrás pelo substituto. Evitar uma tragédia, já que o rebaixamento é provável, é a missão. Um treinador que conheça bem a Liga Espanhola, para que não tenha perca tempo com adaptação, é o objetivo. A situação é preocupante. Luis Aragonés seria o preferido dos diretores, ainda mais agora que o Atlético de Madrid deve acertar com Simeone. Míchel e Víctor Fernández, diretores esportivos amarillos, correm contra o tempo para começar os contatos com o treinador. Em sua despedida, Garrido não mostrou-se magoado com o presidente Fernando Roig. Pelo contrário. "Disse pare ele que entendo sua decisão. Já esperava isso. Fazemos uma temporada ruim e a única coisa que eu tenho a fazer é agradecer a esse maravilhoso clube. Peço desculpas pela forma desastrosa e vergonhosa com a qual caímos na Copa", disse. O treinador aproveitou para dizer que não crê que os jogadores forçaram sua demissão. "Não creio nisso. Eu tinha o grupo na mão, todos éramos muitos amigos. Após o jogo, estavam todos tocados nos vestiários", finalizou.

As outras zebras
Viva a Copa! Fortes emoções reservaram os jogos desta quarta na competição espanhola. Além do Villarreal, Atlético de Madrid, Zaragoza e Bétis deixaram precocemente a competição. Justamente as equipes com os treinador com o alarme disparando. Gregorio Manzano deve seguir Garrido e ser demitido no Atléti. Os rojiblancos decepcionaram e perderam para o Albacete por 1 a 0. Especularam o brasileiro Felipão como substituto, mas talvez o nome mais certo é de Simeone, que já teve passagem pelo clube de Manzanares. Javier Aguirre, por sua vez, faz uma temporada desastrosa, mas tem o apoio dos aficionados. Para eles, o principal responsável pela fase negra do Zaragoza é Agapito Inglesias, presidente maño. O futuro do mexicano, entretanto, é uma incógnita. Os blancos foram eliminados pelo Alcorcón, que havia chamado a atenção do mundo futebolístico ao eliminar o Real Madrid na Copa 2009/2010 com direito a poker.

O Bétis de Pepe Mel foi a outra equipe danificada pelas zebras na noite copera. A eliminação, entretanto, não parece que será tão dramática nos arredores do Benito Villamarín. Mel quer seus jogadores centrados na Liga, onde a equipe está no meio da tabela. Fica o registro que, na temporada passada, os verdiblancos caíram de cabeça erguida ao ser eliminado pelo vice-campeão Barcelona, derrotando-o na Andaluzia por 3 a 1.

Veja os resultados dos jogos da volta da fase 16 avos da Copa del Rey
Atlético de Madrid 0-1 Albacete (1-2)
Athletic Bilbao 1-0 Oviedo (1-0)
Real Madrid 5-1 Ponferradina (2-0)
Villarreal 0-2 Mirandés (1-1)
Levante 4-1 Deportivo (1-3)
Osasuna 1-1 Almería (3-1)
Espanyol 4-2 Celta Vigo (0-0)
Bétis 1-2 Córdoba (0-1)
Sporting Gijón 0-2 Mallorca (1-0)
Rayo Vallecano 4-3 Racing Santander (2-3)
Málaga 2-2 Getafe (1-0)
Granada 2-1 Real Sociedad (1-4)
Sevilla 2-1 San Roque (1-0)

*Em negrito, todos os classificados
** Entre parênteses, os resultados dos jogos de ida
***Hoje, mais dois jogos encerram esta fase: Valencia-Cádiz e Barcelona-L'Hospitalet. No Mestalla, qualquer empate com gols classifica os amarillos, já que o jogo da ida foi um empate por 0 a 0. No Camp Nou, o Barcelona repleto de canteranos vai mais tranquilo: venceu na ida por 1 a 0.

4 comentários:

  1. acho que o Simeone assume o Atlético, tanto que já se desligou do Racing só esperando essa chance. acho que ele arruma o time

    ResponderExcluir
  2. Patético eliminado por um time da 3a divisão. Fizeram uma partida tétrica, só foram criar alguma coisa nos últimos 5 minutos de jogo. Mas aí já era tarde.

    ResponderExcluir
  3. gostava do garrido, po , ele nao tem culpa, o villarreal quase nao tem jogador...

    ResponderExcluir
  4. 50% de culpa ele tem, pelos motivos explicados no texto. Era para ter contratado um meio-campo de nível no mercado, para substituir Cazorla. Confiou no seu elenco e taí as consequências.

    ResponderExcluir