terça-feira, 20 de dezembro de 2011

17ª rodada: Freguesia

Jesus Navas passeou sobre Marcelo em 2009. No final de semana, o brasileiro o anulou em vários momentos da partida (getty images)

Sevilla 2x6 Real Madrid
Há algumas temporadas, o Sevilla ficou marcado por ser uma pedra no sapato do Real Madrid. Atualmente, os sevilistas têm sofrido. No duelo do último sábado, mais uma vitória acachapante dos merengues, repetindo o resultado do confronto da temporada passada. Cristiano Ronaldo, criticado após o superclássico, marcou um hat-trick e distanciou-se de Messi. Após o jogo, desabafou, criticando que o criticou. Di María segue em fase especial. Autor de duas mágicas assistências, deixou o seu e provou mais uma vez ser o principal condutor do Real Madrid na temporada. A ausência de Özil no meio já não é mais tão sentida devido à excelente fase do argentino.

Sporting Gijón 1x2 Espanyol

Num jogo bem movimentado, a vitória do Espanyol ratificou o bom momento vivido pelos péricos. Os nove pontos conquistados nas últimas nove partidas dão uma injeção de ânimo e moral a uma equipe que começou a temporada sob dúvidas. Pochettino, com um elenco alterado em relação àquela da temporada passada, vai achando em definitivo um padrão de jogo à sua equipe. No 4-2-3-1, o menino Thievy, extremo direito, vai se consolidando como uma das maiores promessas blanquiazules nas últimas temporadas. Nas Astúrias, marcou seu - merecido - primeiro gol como profissional. O Sporting Gijón, por sua vez, vira o ano na zona de rebaixamento e as possibilidades de rebaixamento, ao contrário dos últimos anos, são enormes.

Mallorca 1x2 Getafe
O fria que assola Palma de Mallorca foi diametralmente oposto ao jogo no vazio Ono Estadi. O responsável por aquecer a partida foi Abdel Barrada, jovem marroquino responsável pela vitória azulona. Autor de um doblete, foi o melhor em campo e ganhou pontos com Luis García, que resolveu apostá-lo na equipe titular pela primeira vez na temporada. O Mallorca, como destacou Caparrós após o jogo, relaxou após o tento inicial, de Ramis. Depois, principalmente após o gol de empate, viu-se pressionado pelo Getafe e, sem poder de reação, desperdiçou três pontos. Moyá, na segunda etapa, não trabalhou. Foi a primeira vitória do Getafe fora do Coliseum Alfonso Pérez após exatos um ano.

Athletic Bilbao 2x1 Zaragoza

Toquero marcou nos minutos finais, mas o principal nome do jogo foi o árbitro Pérez Monteiro. O colegiado andaluz teve uma atuação bastante controversa, marcada pelo pênalti duvidoso assinalado de Javi Martínez em Postiga, que Ponzio converteu. Para completar a sessão de erros, ainda expulsou o volante improvisado de zagueiro, que, nos vários replays da televisão espanhola, parece ter atingido a bola (ver foto). Na coletiva, Bielsa preferiu não comentar o lance, e destacou a boa partida do Athletic Bilbao. Mais uma vez, De Marcos se destacou. Em grande momento, foi o homem da partida, sendo responsável pela assistência privilegiosa para Toquero marcar e definir a difícil vitória basca. Apesar do placar, o Zaragoza não fez muito para perder apenas de um. A má pontaria rojiblanca e as defesas de Roberto garantiram que o Zaragoza não saísse da Catedral goleado. Lanterna, Aguirre balança.

Atlético de Madrid 0x2 Bétis
Tá cada vez mais complicada a situação de Gregório Manzano no Atlético de Madrid. O treinador coleciona erros e parece disposto a não se ajudar. Logo após o gol de Pozuelo, quando o Atléti necessitava reagir e remontar, Manzano se perdeu e, praticamente, preparou sua cova. Em um ato louco e surpreendente, sacou Arda Turan, melhor rojiblanco na temporada, e Diego, que vinha fazendo uma boa partida, para colocar Salvio e Koke. Os colchoneros, que já o xingavam de tudo que é nome, só faltaram invadir o campo. No momento que Messi sentenciava o Santos e o bi-mundial do Barcelona, um outro sul-americano marcava um gol importante: Roque Santa Cruz voltou a aparecer e definiu a vitória verdiblanca, que saiu da zona de rebaixamento e aliviou a pressão exercida em Pepe Mel.

Granada 2x1 Levante
2011 foi um ano mágico para Los Carménes e os aficionados granadense. O povo da província homônima voltou a sentir um gostinho das grandes tardes de futebol na primeira divisão espanhola, 66 anos depois. Reapareceu na elite com firmeza e merecimento. O mês de dezembro e a vitória bastante comemorada sobre o Levante deixou claro que os filipinos voltaram para continuar. Num primeiro tempo absoluto, construiu a vitória, com Siqueira e Abel Gómez. A derrota na Andaluzia começa a questionar a força do Levante, que, por ora, permanece na zona da LC. O bom futebol mostrado no início da temporada cai a cada jogo e o encanto parece ter acabado. Ainda assim, a pausa para as festas de final de ano pode ser uma boa para os comandados de Juan Ignácio Martínez, que, mesmo com a derrota, comemorou a rodada favorável.

Osasuna 2x1 Villarreal
Seguindo Gregorio Manzano, quem também está com sua situação cada mais vez mais complicada é Juan Carlos Garrido. A derrota no Reyno de Navarra deixa o treinador a um ponto da demissão e o Villarreal, da zona de rebaixamento. Enquanto o Submarino Amarelo naugrafa, o Osasuna vive um sonho. Com 25 pontos, ocupa a quinta colocação e sonha, por que não, com a volta à Champions League. É fato que, tomar 7 do Real Madrid e 8 do Barcelona, diminui o impacto rojillo, mas a campanha é boa e não se pode apagar. O grupo é ambicioso e se mostra infernal atuando em seus domínios. Os treinadores tiveram influências diretas no resultado: enquanto Garrido teve uma postura mais conservadora após o gol de Marco Rúben, Mendillibar mandou sua equipe para frente, variando do 4-2-3-1 para o 4-3-3, e ganhou a partida.

Valencia 2x0 Málaga
Não tem jeito, Del Bosque: Soldado tem ganhar chances na seleção espanhola. Três dias após a contusão de Villa, que não é preocupação para a Eurocopa, o atacante formado nas categorias de base do Real Madrid voltou a brilhar. Marcou dois gols importante para o Valencia, que vai cravando a terceira colocação. O Málaga saiu da zona de competições europeias pela primeira vez na temporada e fez uma boa partida. Entretanto, afundou após o segundo gol de Soldado, em jogada de Alba. O lateral esquerdo vive bom momento e, ao contrário do atacante, é nome certo da lista de Del Bosque, aparecendo até como titular, já que Capdevila não vive fase notável no Sporting de Lisboa. Dos ex-jogadores do Valencia que voltaram ao Mestalla, apenas Joaquin brilhou. Jogou com intensidade e deu trabalho a Mathieu, saindo de campo ovacionado. Isco Román, por sua vez, foi anulado por Miguel e saiu vaiado pelos chés.

*Barcelona 4-0 Rayo Vallecano foi antecipado devido à participação dos blaugranas no Mundial de Clubes

Nenhum comentário:

Postar um comentário