quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O que Bielsa não vê

O Athletic Bilbao 2011/2012 vive de lampejos e ainda não embalou. Para Bielsa, não há motivos para mudanças (AP Photos)

Marcelo Bielsa chegou sob expectativas ao Athletic Bilbao. Cinco meses depois, o argentino vive uma fase inconstante nos bascos. Tenta passar um plano de jogo adequado à equipe, mas não consegue enxergar seus erros para fazer mudanças. A cada jogo na temporada, o Bielsa Team deixa dúvidas quanto à sua capacidade. Desperta elogios da mídia pelo seu jogo valente e uma proposta de jogo atraente, baseada no Barcelona. Mas não corresponde dentro de campo: os resultados são discretos. Isso abre um debate em torno de certas decisões de Bielsa. O rosariano vê coisas que seus comandados não conseguem exercer. Por outro lado, há determinadas ações que o mundo considera evidente, porém Bielsa não consegue enxergar.

Ontem, o Athletic encerrou sua participação na fase de grupos da Liga Europa. Com uma equipe repleta de reservas, perdeu para o PSG na França. Aceitável, até porque já estava classificado. Mas há cinco pontos que, por ora, deixa Bielsa cegamente, insistindo nesses erros.

1) A posição de Javi Martínez

Uma das maiores controversas de Bielsa, e que vem ganhando mais força a cada semana, é a posição em que Javi Martínez tem atuado nesta temporada. O melhor volante da Liga BBVA 2009/2010, o que valeu uma vaga no elenco campeão mundial na África do Sul, vem sendo improvisado inutilmente como zagueiro. Para Bielsa, está perfeito, enquanto muitos reprovam a utilização de Javi na linha defensiva. A cada coletiva, Bielsa insiste em cair em seu erro. "É o melhor jogador da equipe há várias partidas", disse há duas semanas. O jogador não tem falhado diretamente nas derrotas rojiblancas, mas é fato que transborda muita mais qualidade quando jogando em sua posição de origem. Iturraspe, que tem atuado na faixa onde Javi mais gosta, não tem comprometido também, mas é fato que o nível é outro.

2) Desacerto ofensivo
O jogo do Athletic Bilbao é baseado na posse de bola, na criação de jogadas pelo meio (isso explica o fato de Muniain ser o preferido de Bielsa) e nas jogadas aéreas. Entretanto, a conclusão das mesmas, o remate e a definição das jogadas é algo que, por ora, os rojiblancos têm pecado. A equipe gera ocasiões, maiores até que seus adversários, mas a efetividade tem sido zero. Parece, mesmo não sendo, uma equipe pequena que está voltando à elite. Sem a presença de Llorente, então, as oportunidades desperdiçadas são maiores. Mesmo que não esteja em boa fase, o centroavante é indispensável, pelo fato de não haver substituto para suas ausências no elenco. Mas para Bielsa o objetivo está cumprindo se, pelo menos, haver oportunidades de gols. Analisando: se o Athletic Bilbao perder, mas criar mais oportunidades que seu rival (o que, de fato, vem acontecendo), o argentino está "satisfeito".

3) Sem Llorente não há gol
A ausência do 9, que ficou de fora das últimas três partidas, por desconfortos musculares, minimizou o poder ofensivo da equipe, ainda que, para Bielsa, o fato seja esse: "também tínhamos problemas para conseguir gols com Fernando Llorente em campo. Llorente não é aquele jogador especial que poder dar títulos, apesar de seu treinador confiar nele", declarou. Sua proposta é trocar jogador por jogador para tentar achar um substituto para Llorente, mas quem vem sendo improvisado como referência não tem nenhuma característica de homem de área. Acreditem ou não, mas o falso nove rojiblanco é Toquero. Incrível, não?

4) Falta de frescura
É evidente que em uma equipe que aposta, cega e insistentemente, pela criação ofensiva vê-se limitado se os planos não estão claros. Os mais criativos, como Ander Herrera, Iturraspe, Muniain, De Marcos ou Susaeta, à exceção do terceiro, não estão oferecendo suas melhores prestações. A acumulação de esforços e levando em conta que Bielsa não é nada afeito a rotações parece estar deixando os jogadores desgastados mais cedo. O perigo, analisando esse ponto, é os jogadores titulares chegarem à reta final da temporada sem nenhum poderio e, assim, fazendo com que a equipe corra o risco de não disputar nenhuma competição europeia. No entanto, para o argentino, isso é besteira. "Meus jogadores criam oportunidades durante todo jogo. Não falta nenhuma frescura mental", disse após o empate contra o Barcelona.

5) Estratégia inútil
Em 2010/2011, o Athletic foi a equipe que mais soube usar as jogadas aéreas. Hoje, passou do melhor a um dos piores. Desperdiça praticamente quase todas as faltas alçadas à área e os escanteios têm sido inúteis. Na temporada passada, foi o líder nesse quesito. Além disso, a zaga sofre com essas jogadas. Os euskaras perderam três jogos com gols sofridos pelo alto. O curioso é que, nos três, foi faltando cinco minutos para o término.

Nenhum comentário:

Postar um comentário