terça-feira, 6 de dezembro de 2011

15ª rodada: Tinindo antes do superclássico

Real Madrid e Barcelona venceram seus adversário antes do superclássico (EFE)

Sporting Gijón 0x3 Real Madrid
O Real Madrid passou com facilidades do duelo em Gijón. Os aficionados gijoneses certamente ficaram decepcionados com a sua equipe: se alguém esperou uma postura diferente dos rojiblancos na partida, até pelos fatos negativos nos jogos passado e pelo triunfo no Bernabéu, enganou-se. Acuados, os asturianos foram presas da equipe de José Mourinho, que chega numa excelente fase para o superclássico. Di María, mais uma vez, foi o nome da partida: com um gol e uma assistência primorosa para o gol de Cristiano Ronaldo, o argentino é a principal esperança da torcida no jogo contra o Barcelona. Özil, por sua vez, ainda está opaco na temporada. Após começar fazendo boas partidas, o turco-alemão vive de lampejos e, muito provavelmente, será banco semana que vem.

Barcelona 5x0 Levante
Quem também deu show foi o Barcelona. E um show com sabor de alívio: foi uma vitória convincente dos azulgrenás, que vinham de partidas insossas e decididas mais pelos craques do que pelo coletivo, que é o que Guardiola preza. Ao Levante, fica a sensação de atenção: com 26 pontos, ainda está dentro da zona de Champions, mas seus adversários diretos já começam a se aproximar na tabela. Agora, o Barcelona se concentra no jogo da semana que vem. Pelo menos nos números, os catalães não têm dado-se bem fora de casa. Em seis jogos distante do Camp Nou, o Barça venceu apenas duas vezes, contra Sporting Gijón e Granada, com magros 1 a 0. Nas outras partidas, três empates (Real Sociedad, Valencia e Athletic Bilbao), e a derrota para o Getafe, que quebrou a invencibilidade que o time carregava desde abril. Ao todo, apenas oito gols marcados e sete sofridos.

Valencia 2x1 Getafe
No dia em que o Valencia homenageou Mário Kempes, o atual homem-gol da equipe emulou o matador argentino da década de 1980. Contra sua ex-equipe, novamente o atacante fez valer a lei do ex: após quatro gols no confronto da temporada passada, marcou um gol decisivo que valeu três pontos importantíssimo para os chés. Após começar no banco, entrou em um momento crucial do jogo: o Espanyol havia acabado de empatar. Um levantamento feito pelo Superdeporte chegou à conclusão que Soldado já foi responsável por 13 dos 30 pontos do Valencia na competiçaõ. No lado blanquiazul, a boa notícia são as boas partidas do canterano Thievy, que fez a jogada do gol de Héctor Moreno.

Racing Santander 1x0 Villarreal
O Villarreal continua num pesadelo interminável. Com 14 pontos, o Submarino Amarelo está a dois da zona de rebaixamento e perdeu para um adversário direto na briga pelo descenso. A carência de um meio-campista criativo fica claro a cada jogo, mas exagerou na Cantábria. Borja Valero, praticamente sozinho, ainda tenta, mas é difícil jogar pelo meio-campo inteiro. Cani, por sua vez, parece ter esquecido o bom futebol da temporada passada. Vitorioso, o Racing Santander conseguiu uma valiosa vitória, mas ainda permanece na zona de rebaixamento. Todavia, de grão em grão o bom futebol dos verdiblancos começa a aparecer. No primeiro jogo após a demissão de Héctor Cúper, o Racing fez sua melhor partida na temporada. Sinal de que boas notícias poderão aparecer.

Atlético de Madrid 3x1 Rayo Vallecano
O Atlético de Madrid deu prova de qualidade ao bater o Rayo com extrema facilidade no mini dérbi de Madrid. O jogo ratificou a tese de que quando Falcão García está inspirado, dificilmente os rojiblancos não triunfarão. Em campo, quem também se destacou foi Diego, deixando claro que o resultado do dérbi de semana passada poderia até ser outro caso o brasileiro não fosse substituído. Sua jogada no gol de Gabi foi uma pura demonstração de inteligência. A mudança no módulo tático proposto por Manzano também ajudou. Jogando num 4-4-2 bem compacto, Falcão não ficara muito isolado na frente, com a presença de Adrián ao seu lado. Manzano tem em mãos um bom elenco, que ainda está na briga pela busca da vaga na Champions League.

Real Sociedad 3x2 Málaga
Decepção. É a palavra que define o Málaga até o momento. Os blanquiazules têm jogado bem e ainda não saíram das oito primeiras colocações, mas tem falhado nos momentos decisivos. Pela terceira vez no campeonato tiveram a chance de entrar na zona de LC. Mas, pela terceira vez, não aproveitaram os resultados adversos de seus rivais diretos e também desperdiçaram pontos. Contra a Real Sociedad, sofreraram uma dura virada nos minutos finais: Vela, aos 43 minutos, e Ifrán, aos 48, definiram a vitória txuri-urdin, que vai recuperando o brilho das rodadas iniciais, quando chegaram a parar o Barcelona. Sem Cazorla e Rondón, Pelegrinni ainda perdeu Júlio Baptista, por fratura em um osso do pé direito. O brasileiro será baixa por dois meses.

Mallorca 1x1 Athletic Bilbao
Quem também coleciona decepções é o Athletic Bilbao. Os leones ainda não embalara sob o comando de Marcelo Bielsa e começam a ver uma vaga na Champions League distante. No reencontro com Joaquín Caparrós, o ex-treinador bilbaense deu um nó tático no argentino, que pôde "respirar aliviado" com o gol de Amorebieta no final de jogo que decretou um resultado injusto. Num jogo bastante pegado, a proposta de jogo de Caparrós quase deu certo: se defender dos ataques velozes do Athletic e, aproveitando os espaços dados pela zaga rojiblanca, contra-atacar para vencer a partida. Nasceu assim o gol de Álvaro, logo no começo da segunda etapa. Contudo, Caparrós não contava com o gol de Amorebieta, aquele que, por ironia do destino, fora mais elogiado pelo treinador antes da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário