terça-feira, 13 de dezembro de 2011

16ª rodada: O triunfo de Barcelona

Espanyol repetiu o Barcelona e venceu um rival de Madrid (reuters)

Espanyol 4x2 Atlético de Madrid
Engana-se quem pensa que o Barcelona foi o principal nome da rodada ao derrotar o Real Madrid. Seu primo pobre, Espanyol, é quem chamou mais a atenção. Com uma vitória convincente ante o Atlético de Madrid, deu um upgrade na tabela, subindo três posições e ocupando a 8ª colocação. Os péricos, vale lembrar, não venciam há cinco rodadas. Em campo, a vitória foi construída cedo, com Verdú marcando dois gols nos primeiros sete minutos. O Atlético de Madrid, por sua vez, não se entende fora de casa: em 21 pontos disputados jogos, apenas um obtido. Dessa vez, os rojiblancos nem viram a cor da bola em determinado momento do jogo.

Real Madrid 1x3 Barcelona

Na capital, no principal embate entre catalães e madrilenhos, o resultado não podia ser diferente a não ser uma vitória do Barcelona. A última vitória merengue em jogos pela Liga faz tempo: 2008. No último sábado, os aficionados ficaram animados com o gol aos 25 segundos, mas logo desanimaram com o passeio blaugrana, que passou a acordar no jogo à medida que Guardiola variava taticamente, deixando Mourinho sem reação no banco blanco. Lembram dos 10 mandamentos de Mourinho para o superclássico? Mal cumpridos, não fizeram efeito e, muito menos, cócegas no Barcelona, que viaja ao Japão com a moral elevada.

Levante 1x0 Sevilla
O Sevilla não fez, evidentemente, uma boa partida ante o Levante. Tampouco foi nefasto. Porém, sai de Valencia com a sua primeira derrota fora de casa e com os postos de Liga dos Campeões mais distantes, a cinco pontos. O conjunto nervionense fez ante o Levante coisas boas e ruins; porém, o que realmente desnivelou a partida foi a sua falta de eficácia. Três ocasiões claríssimas (Trochowski, Kanouté e Spahic) puderam mudar o decorrer da partida antes e depois do gol de Nano, prata da casa, entre Negredo e Javi Varas, que ante a dúvida ficaram desnorteados e propiciaram a derrota de sua equipe ao ceder um gol que irrita qualquer treinador.

Real Bétis 2x1 Valencia

Dois gols nos minutos finais de Rúben Castro, melhor jogador do Bétis na temporada, iluminaram o Bétis e esfriaram a batata de Pepe Mel, que começava a ter seu cargo em ameaça. A entrada de Juanma no lugar de Jonathan Pereira, há dez minutos do final, também foi importantíssima: o camisa sete colocou fogo pelo lado esquerdo do ataque e, além disso, foi o autor das assistências para o doblete de Castro. O Valencia, por sua vez, desperdiçou ótima oportunidade de ficar a quatro pontos da dupla Barcelona-Madrid, fazendo uma partida horrível. Sem ambição, até mesmo quando estava favorável no marcador, levou uma remontada merecida.

Villarreal 1x1 Real Sociedad

O jogo das decepções não poderia ter outro resultado a não ser um empate. No El Madrigal, um 1 a 1 que não cura feridas: amarillos e txuri-urdins seguem a postos do rebaixamento. À Real, o empate pode até ter caído ruim. Os bascos dominavam a partida e tinha o Villarreal nas mãos, até a expulsão de Ellustondo, substanciando o domínio basco. Até chegar ao empate, o Villarreal mostrava uma outra faceta. Sem um plano B, os comandados de Garrido não encontraram nenhuma solução quando o rival fechou seus espaços, impedindo a posse de bola e os contra-ataques. Falta ideias no Submarino Amarelo, que o treinador, momentaneamente, não consegue achar alternativas.

Athletic Bilbao 1x1 Racing Santander
47 minutos do segundo tempo. Bola alçada à área e Álvaro sobe mais que a zaga athleticana para testar e empatar a partida. O San Mamés ensurdece. A 10 pontos da Champions, uma vaga na principal competição europeia começa a ficar distante. Mesmo que esteja em má fase, Llorente é essencial para a equipe. Fora do jogo por desconfortos, viu Toquero ser improvisado estranhamente de referência, um mais uma das ideias malucas de Bielsa. Até quando isso irá continuar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário