quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O cartão da discórdia


O Barcelona venceu o Rayo Vallecano por 4 a 0 em jogo antecipado da décima-sétima rodada devido à disputa do Mundial de Clubes. Alexis Sánchez fez sua melhor partida desde que chegou à Catalunha; Villa voltou a se reencontrar com as redes; Messi retornou à artilharia. Tudo isso poderia ser destaque a não ser uma polêmica envolvendo Gerard Piqué. O jogador teria forçado o cartão amarelo para chegar "limpo" no superclássico de duas semanas e, assim, quebrado uma regra da RFEF. O defensor atrasou a reposição de bola e foi advertido pelo árbitro Mateu Lahoz.

Piqué cumprirá a suspensão automática no próximo final de semana, quando os catalães enfrentam o Levante. No entanto, segundo o novo código disciplinar da federação espanhola, todo jogador que demonstrar intenção deliberada em receber o cartão será punido com mais um jogo de gancho, o que impediria a escalação do zagueiro contra os merengues. Segundo o artigo 112 do código disciplinar, “todo jogador, que durante o curso de um jogo, provocar o quinto cartão poderá ser sancionado com um jogo extra de suspensão e ser multado em 600 euros. Na determinação da intenção do jogador, as circunstâncias serão tomadas em conta, bem como a natureza do jogo e a atitude do atleta durante a partida”.

Entre as evidências que podem levar a punição do jogador está a súmula da partida, relatada pelo árbitro Perez Lasa: “No 83º minuto, o jogador (3) Gerard Piqué foi punido por atrasar o recomeço do jogo por seu time na intenção de gastar o tempo”. Questionado pela polêmica logo após a partida, Guardiola foi claro: "Três minutos depois, Valdés, que, ao menos que se lesione, jogará de qualquer forma no Bernabéu, repetiu a mesma jogada e foi amarelado", comparou o treinador, querendo deixar claro que mesmo aqueles que não estavam pendurados poderiam repetir a jogada de Piqué, como aconteceu com Valdés.

Em Madrid, como não poderia deixar de ser, já há quem queria de qualquer maneira a suspensão de Piqué. Há uma temporada, vale lembrar, Xabi Alonso e Sergio Ramos forçaram a expulsão numa partida contra o Ajax, pela Champions, para poder chegar limpo nas oitavas-de-finais e foram julgados e tidos como "culpados". Desde que entrou em vigor, a nova regra só foi aplicada uma vez, em uma partida correpondeste à terceira divisão do campeonato regional do País Basco.

Atualização: sexta-feira (02/12), às 20:09.
Piqué poderá jogar o superclássico. A RFEF não considerou que Piqué queria ganhar tempo, já que restava quatro minutos para o fim do jogo e o placar era considerável para o Barcelona (4 a 0). Guardiola declarou que Piqué não sabia sobre a regra e que, a partir de hoje, para evitar polêmicas, "já sabe e não fará mais algo semelhante a esse".

Nenhum comentário:

Postar um comentário