domingo, 20 de novembro de 2011

13ª rodada: Show de gols

Todos em cima de Teixera Vitienes: o árbitro não assinalou um pênalti claro de Higuaín e deixou os valencianistas indignados (getty images)

Após uma semana de pausa devido aos jogos da Data Fifa, o Campeonato Espanhol voltou com tudo. Nos três jogos que abriram a rodada, à exceção de Villarreal 1 a 0 Bétis, que marcou a recuperação dos amarillos, a tônica foram os gols. No Camp Nou, o Barcelona, que costuma passar sempre por apuros após Data Fifa, mandou a zica para longe e goleou sem problemas o Zaragoza por 4 a 0. No principal jogo da noite, equilíbrio e polêmica foram as palavras-chaves. Num Mestalla lotado, o Real Madrid derrotou o Valencia por 3 a 2, mas um possível pênalti não marcado a favor dos chés aos 47 minutos do segundo tempo foi o principal assunto do fim de semana futebolístico na Espanha. Confira, abaixo, o resumo dos três jogos de sábado.

Valencia 2x3 Real Madrid
Num campo onde o Barcelona deixou dois pontos, o Real Madrid foi fatal e deixou para trás qualquer chance de desperdício de pontos. A comemoração de Mourinho no gol de Cristiano Ronaldo só mostra o quã importante foi a vitória merengue. Sem Kaká e Di María, Mourinho resolveu se preservar: atuando num 4-3-2-1 vistos na temporada passada somente na maratona de jogos contra o Barcelona, o técnico português, que havia acenado com a possibilidade de titularidade de Callejón na linha de três ofensiva, optou por Lass Diarra ao lado de Xabi Alonso e Khedira, para ganhar o combate contra o meio-campo ché. Ainda que Soldado fizesse a lei do ex evaporar ao marcar um doblete, Mourinho ficou extremamente satisfeito ao conseguir seu objetivo: não deixou o meio-campo valencianista ficar com a bola e construir jogadas.

O pós-jogo ficou marcado por polêmicas. O Valencia ainda não engoliu o pênalti não marcado por Teixera Vitienes e um vídeo capturado pela La Sexta mostra muito bem Higuaín colocando propositadalmente a mão na bola, evitando o que seria o gol de empate ché. Os jogadores também ficaram indignados pela comemoração provocativa de Mourinho no gol de Sergio Ramos, e Alba e Albelda chegaram a discutir com o gajo. Mathieu, por sua vez, foi claro: "Mourinho não respeitou o Valencia". Unai Emery, contudo, não deu uma opinião mais claro sobre o assunto. "Eu não posso dizer nada a respeito, pois discuti com Xabi Alonso", disse o treinador. A vitória no Mestalla marcou um registro histórico para o técnico de Setubal: chegou a 11 vitórias consecutivas, seu melhor registro na carreira, e igualou a melhor sequência de vitórias de Guardiola no Barcelona. O próximo desafio será duro: no Bernabéu, os merengues farão o dérbi da capital contra o Atlético de Madrid.

Barcelona 4x0 Zaragoza
Dificuldades após a Data Fifa, saia de mim. Com Piqué e Puyol juntos novamente na zaga, o Barcelona não passou por dificuldades contra o Zaragoza e ganhou moral para a visita que fará a Milão para o jogo decisivo contra o Milan, no meio da semana, decidindo o primeiro lugar do grupo H da Liga dos Campeões da Uefa. Messi e Fàbregas voltaram a se entender: o meio-campista fez boa jogada e tocou para La Pulga concluir e chegar ao décimo-quinto gol na competição. A curiosidade por conta da partida ficou pelo fato de Piqué, Fàbregas e Messi iniciarem uma partida juntos pela primeira vez desde a divisão de base. Os três, que representam a geração 88' dos blaugranas, ainda não haviam começado uma partida desde que Cesc retornou à Catalunha.

A outra boa notícia que Guardiola poderia receber na partida foi o gol de Villa, que começou no banco. El Guaje revelou após a partida que Pep havia dito, minutos antes de colocá-lo em campo, que ele iria entrar para marcar. Dito e feito: após jogada de Cuenca, que começou como titular novamente, o camisa sete testou firme às redes de Roberto. Na comemoração, o primeiro abraço foi de Messi, acabando com as dúvidas que os dois andavam brigados. Os azulgrenás seguem imparável em casa: já foram 30 gols pró e nenhum recebido. Os maños, por sua vez, voltaram à má fase que o assolou no início da Liga. Após ganhar algumas gordurinhas, o Zaragoza voltou a cair de produção, retornando à zona de rebaixamento.

Villarreal 1x0 Bétis
O contra-ataque nunca foi uma característica do Villarreal. Mas foi essa jogada, concluida por Borja Valero, que decidiu a vitória contra o Bétis, que em um pesadelo sem fim. Após sentir o gostinho da liderança, o momento dos andaluzes é preocupante. A oito rodadas sem marcar (472 minutos), a equipe de Pepe Mel já vê a zona de rebaixamento perto. No lado amarillo, a vitória deu uma moral a mais para Garrido, que segue no 4-2-3-1 sem seus principais atacantes, Rossi e Nilmar. Quem vem carregando a responsabilidade é Borja Valero, que decidiu novamente a favor do Villarreal. Agora, os comandados de Garrido irão até Munich para enfrentar o poderoso Bayern com uma pretensão: ganhar e continuar vivo na esperança de jogar a Liga Europa. A obrigação do Submarino Amarelo é pontuar seis vezes dos seis possíveis (Bayern e Napoli são os adversários) para continuar jogando uma competição europeia. Complicado, mas Garrido manteve um discurso otimista e com contornos de clichê: a esperança é a última que morre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário