terça-feira, 29 de novembro de 2011

14ª rodada: A primeira fuga

Messi se lamenta: gol anulado e bola na trave no último minuto deixaram o Barcelona a seis pontos do Real Madrid (reuters)

Real Madrid 4x1 Atlético de Madrid
Ao mostrar uma ampla prova de inexperiência e cometer um pênalti absurdo em Benzema, sendo expulso, o colchonero Courtois jogou por água abaixo o esquema promissor de Gregório Manzano de tentar para o Real Madrid. Antes disso, o Atlético de Madrid congestionava o meio-campo blanco, não deixando Xabi Alonso e Özil saírem para criar, e consequentemente apagava o futebol de Benzema, que não recebia nenhuma bola na frente. Adrián havia aberto o placar após boa tabela com Diego e os rojiblancos nunca estiveram tão pertos de vencerem um dérbi nos últimos anos. Bastou um vacilo de Paulo Assunção, que não acompanhou Di María, e o argentino colocou Benzema na cara do gol e o francês sofreu um pênalti do belga, que foi expulso. Manzano, sem escolhas, acabou por tirar Diego, que fazia a bola girar e ajudava a sufocar Xabi Alonso, para colocar Asenjo e, assim, perdeu o dérbi. O Real Madrid, a partir daí, passeou, Cristiano Ronaldo e Özil acordaram, Xabi Alonso passou a ficar mais livre e o resultado foi uma goleada por quatro a um. A marca extremamente negativa do Atlético de Madrid no dérbi da capital segue: há doze anos, os aficionados colchoneros não sabe o que é vencer um jogo contra o maior rival.

Getafe 1x0 Barcelona
Quem diria que, três dias após bater o campeão italiano, Milan, em seus domínios, o Barcelona perderia a invencibilidade na temporada logo para um dos ameaçados de rebaixamento? Insonsso, os blaugranas fizeram um jogo sofrível e sofreram o castigo no gol de Valera, que deu a vitória a uma equipe que teve uma aplicação tática louvável. A três jogos do superclássico, Guardiola vê sua equipe fazer mais uma partida terrível fora de casa. Luis García, treinador do Getafe, foi claro em suas palavras após o jogo: "essa vitória recompensou nossa brilhante partida", disse o treinador. Fato que os três pontos diante dos azulgrenás certamente será uma injeção de ânimo aos azulones, que, por ora, vê o abismo de longe.

Rayo Vallecano 1x2 Valencia
Os chés estariam de volta à disputa pelo título? A sete pontos do Real Madrid, é possível sonhar com um algo a mais nesta temporada. Em Vallecas, os anfitriões não deram chances ao Rayo. Unai Emery pode comemorar as boas atuações de Tino Costa. Desde que Banega se lesionou, o argentino marcou três vezes em quatro jogos, mostrando que Ever tem um substituto à altura. A zaga, que andava bastante sólida, voltou a cometer erros graves, o que permitiu, após falha de Dealbert, a Tamudo diminuir a partida nos minutos finais. Diego Alves, com duas belas defesas, evitou o empate franjiroyo e justificou a reserva de Guaita.

Málaga 2x1 Villarreal
Isco Román deu a volto por cima. Tratado com uma das maiores promessas do futebol espanhol, o meio-campista chegou ao Málaga no mercado de verão, mas andava opaco. O jogo que encerrou a rodada mostrou uma espécie de redenção do jogador, autor de um gol e melhor em campo. O canterano do Valencia mostrou personalidade ao pedir bolas e jogar por dois no meio-campo, pela partida ruim de Cazorla, que está em má fase. Após iniciar a Liga muito bem, o ex-Villarreal tem caído de produção e, contra sua ex-equipe, foi anulado por Oriol. A situação do Submarino Amarelo, por sua vez, começa a ficar tenso. Com 14 pontos, a equipe de Garrido está a dois da zona de rebaixamento. Liderados por um incrível Borja Valero, que vem atuando sozinho há algum tempo, os amarillos chegaram a empatar com Marco Rúben, mas sofreu pela inexperiência de um elenco que sofre com lesões.

Zaragoza 0x1 Sevilla
Ver um jogo do Sevilla no La Romareda contra o Zaragoza é certeza de Álvaro Negredo como protagonista, seja positivo ou negativo. Dessa vez, ao contrário de duas temporadas atrás, quando foi expulso e viu sua equipe ser goleada, o atacante ganhou destaque pela sua boa atuação e o gol da vitória sevillista, após converter pênalti sofrido por Perotti. Jogando num 4-1-4-1, o Sevilla fez 30 primeiros minutos intenso e teve oportunidades de sair com mais gols. Marcelo García Toral certamente deve estar satisfeito com a boa partida de Fazio e Spahic na zaga (os dois já foram muito bem contra o Barcelona). O Zaragoza, por sua vez, segue mal. Dominado, os maños carecem de ideia e criam pouco perigo. É uma ameaça séria de rebaixamento.

Athletic Bilbao 0x1 Granada
Quando o Athletic Bilbao começava a embalar sob o comando de Marcelo Bielsa, apareceu um Granada no meio do caminho e explodiu tudo. Os leones tentaram no segundo tempo inteiro, mas faltou um algo a mais, talvez a dinâmica vista nos últimos jogos. Faltou um plano B aos bascos, com Llorente ratificando a má fase e Muniain muito marcado. No Granada, destaque à seriedade defensiva. Iñigo López e Diakhaté lideraram os andaluzes, que não deram opções à remontada rojiblanca. Bielsa, após o jogo, destacou bem: "pecamos pela ansiedade e, principalmente, precipitação", esbravejou o argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário