quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ataque invejável

Higuaín e Benzema se abraçam: sociedade entre os dois no ataque madridista tem dado certo (AP Photos)

Na temporada passada, Cristiano Ronaldo polarizou os gols no Real Madrid. O português (53 gols) terminou a campanha com 23 gols a mais que o vice-artilheiro da equipe, Benzema (30). O francês só começou a vingar a partir de fevereiro, após a chegada de Adebayor. A lesão de Higuaín, que vinha seguindo de perto o gajo, condicionou o ataque merengue, que chegou a ter Cristiano Ronaldo atuando como falso nove, numa tentativa de Mourinho evitar a gastança no inverno. Na atual temporada, para felicidade de Mourinho, La Pipita e o francês têm feito bonito: os dois, juntos, já marcaram 24 gols (12 para cada) e seguem de perto Cristiano Ronaldo, que tem 18. O diferencial para o português estar à frente dos dois é que, no sistema de rotações imposto por Mourinho do meio para frente, ele não entra, jogando a maioria dos jogos.

Ontem, com a classificação à fase mata-mata da Champions League já garantida, e tendo um adversário de nível inferior pela frente (Dínamo Zagreb), Mourinho testou algo que já estava aguardado há tempos: Benzema e Higuaín juntos no ataque desde o início. Sem Cristiano Ronaldo, o técnico de Setubal foi a campo num inédito 4-4-2 (que já havia sido utilizado outras duas vezes). O resultado foi positivo: os blancos não deram chances ao rival, golearam por 6 a 2 e tanto Benzema quanto Higuaín deixaram suas marcas. O francês marcou duas vezes, enquanto Higuaín, que marcou uma vez, ficou com o prêmio de gol mais bonito da noite. A sociedade Benzema-Higuaín tem dado muito certo desde que passara a ser utilizada. Em 211 minutos juntos, já foram sete gols.

Mourinho tem à disposição uma artilharia pesada em plena forma. O tridente goleador do Madrid, formado por Benzema, Higuaín e Cristiano Ronaldo, é uma maquina de gols. Já são 42 gols em 19 partidas oficiais, o que representa o melhor trio ofensivo da Europa no momento. Aliás, vale lembrar, contra o Dínamo Zagreb os dois atuaram até o fim. A outra boa notícia que Mourinho recebeu foram as boas partidas de Özil e Callejón. O turco-alemão não andava muito bem e vivia de lampejos do Özil 2010/2011, um dos destaques da temporada. O grito, no quarto gol merengue, representou um desabafo. O espanhol, por sua vez, já havia sido o protagonista do jogo em Valencia mesmo sem ter sido ao menos utilizado nos noventa minutos: Mourinho subiu em suas costas no gol de Ronaldo, numa espécie de cavalinho.

A boa partida da dupla de ataque dá mais opções a Mourinho, que não é nada afeito a rodízios, mas se vê obrigado a mudar sempre, devido a qualidade de seu elenco. Com a lesão de Di María, que segue como dúvida para o superclássico, e a ainda inconstância de Özil, o português pode testar, em maiores desafios, o 4-4-2 utilizado contra o Dínamo, com Cristiano Ronaldo, Kaká, Higuaín e Benzema juntos. Na parte defensiva, Sergio Ramos e Pepe vêm formando uma defesa sólida, com Arbeloa fazendo partidas notáveis (ainda que seja o ponto fraco da equipe merengue) e Marcelo e Coentrão em ótima fase na lateral esquerda. Assim, Mourinho vai, a cada jogo, encontrado a equipe ideal para o confronto da temporada contra o Barcelona, no dia 10 de dezembro.

Vergonha espanhola
O Villarreal entrou na Allianz Arena eliminado, mas com chances de conseguir ao menos uma classificação à Liga Europa. O resultado, contudo, foi mais uma catastrófica derrota: 3 a 1 contra o poderoso Bayern de Munich, que aparece como opções a Real Madrid e Barcelona na briga pelo título. Com cinco derrotas em cinco jogos, o Villarreal vai fazendo uma campanha pior até que a do Atlético de Madrid há duas temporadas. Para piorar, o departamento médico amarillo recebeu mais um jogador para sua extensa lista. Com uma lesão muscular, Catalá será baixa por seis semanas. Páreo duro para o Submarino Amarelo, que recebe o Napoli na última rodada com a pretensão de somar ao menos um pontinho, e terminar a pior campanha de uma equipe espanhola em competições europeias nos últimos anos.

Um comentário:

  1. Mas também, com as ausências de Rossi-Nilmar e caindo no grupo da morte, era oque todo mundo esperava, se caisse no grupo do Benfica e do Man. United, por exemplo, poderia até ter chances.

    ResponderExcluir