terça-feira, 22 de novembro de 2011

13ª rodada: Ironias do destino

Diego comemora: o brasileiro ressuscita junto com o Atlético de Madrid, que obteve uma vitória importante ante o Levante (clubeatleticodemadrid.com)

Sevilla 1x2 Athletic Bilbao
18 anos depois, o Athletic Bilbao triunfou no Ramón Sánchez Pizjuan. O Athletic ganhou porque o seu treinador, Marcelo Bielsa, venceu o duelo ante Marcelino, treinador do Sevilla, desde o início. Buscou o ponto fraco anfitrião: o meio de campo débil, inconstante e desassistido, e foi por aí que atacou, que centralizou os seus esforços. Superpovoou essa medular para não dar alternativas aos sevillistas, que se mantiveram na partida até o gol do dois a um e que mostraram uma nula capacidade de reação. Bielsa ganhou a partida através da disposição da equipe, e Marcelino perdeu no seu manejar de peças e pela falta de recursos, desde as laterais. Nenhuma alteração tática, de homens e de posições deram outro rumo à partida. Nulos, todos os sevillistas acompanharam a superioridade basca até o fim do jogo. Isso é mais do que uma decepção. O Sevilla de hoje está em ruínas, se desmanchou feito espuma.

Marcelo Bielsa deu um autêntico nó tático em Marcelino, antes e durante a partida. Não só pela atitude de sua equipe de ir buscar a partida desde o minuto um, enquanto os sevillistas se mantinham à espera de algo indefinido. O que de início parecia uma estratégia defensiva do Athletic, com cinco defensores, prontamente se convertera em uma superioridade avassaladora no meio de campo. Aos quatro meio-campistas bascos, se somavam mais dois alas (Iraola e De Marcos) ante Fazio e Trochowski, pouco ou nada ajudados pelos seus atacantes e longe demais de seus pontas. Então, pouco poderiam fazer. O resultado prontamente deu razão ao Athletic, apesar do gol de Navas e do empate, o que não foi justo de acordo com o que estava sendo visto em campo. Esse gol, que poderia ter sido o motivador sevillista, serviu foi para analgésico. Nem Marcelino e nem os jogadores entendiam o que acontecia, o porquê do domínio, controle de bola e o porquê da superioridade basca.

Atlético de Madrid 3x2 Levante
A uma semana do dérbi da capital, o Atlético de Madrid ressuscitou. A vitória importante contra o Levante deu uma injeção de ânimo aos rojiblancos, que vão com tudo para encarar o Real Madrid no Bernabéu. Reyes, relegado ao banco de reservas para a entrada de Salvio, mostrou por que tem que ser o titular da posição: revolucionou as jogadas ofensivas atleticanas e mudou a cara do jogo. Outro nome que apareceu após muito tempo foi Diego. O brasileiro, que andava sumido, marcou o gol que sentenciou a partida e deu uma aula de maestria no meio-campo. A defesa, entretanto, voltou a falhar. A vitória aconteceu, mas os colchoneros voltaram a deixar mostras de debilidade defensiva. Mesmo sem pouco atacar, o Levante marcou dois. Imagina contra o poderoso ataque do Real Madrid, que tem como principal trunfo o contra-ataque?

Granada 2x1 Mallorca (jogo suspenso)
Quis o destino que, no dia em que a direita espanhola obteve a maior vitória eleitoral pós-Franco, com a vitória absoluta de Mariano Ranjoy, do PP, sobre Zapatero, a violência marcasse a rodada da Liga BBVA. O jogo entre Granada e Mallorca, interrompido aos 18 minutos do segundo tempo com uma vitória momentânea dos andaluzes por 2 a 1, foi suspensa por uma ataque de um aficionado granadense, que jogou um guarda-chuva no bandeirinha. A polícia local foi rápida e logo pegou o "torcedor", que foi retirado do estádio e levado a uma delegacia. Quique Pina, presidente do Granada, informou após o jogo que o responsável pelo acidente é menor de idade (15 anos), que foi levado a uma clínica de reabilitação no fim da noite. O imprevisto aconteceu logo após o gol da virada rojiblanca, marcada por Martins, que homenageou seu filho, com uma doença grave. A RFEF informou hoje que o reinício da partida será jogado com portas fechadas, mas ainda sem uma data definida. A competição multou o Granada em 6 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário