segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A explosão de Muniain

Iker Muniain: de promessa a craque do Athletic Bilbao com apenas 18 anos (AP Photos)

Iker Muniain está com tudo. Há duas temporadas, já era uma promessa. Em 2009/2010, aos 16 anos, sete meses e onze dias, transformou-se no jogador mais jovem a debutar com o Athletic Bilbao, ao entrar no lugar de Toquero contra o Young Boys, pela Liga Europa. Uma semana depois, marcou seu primeiro gol, contra o mesmo Young Boys, se tornando o mais jovem jogador a marcar gol pelo Athletic, aos 16 anos, sete meses e 18 dias. Após isso, caiu nas graças dos aficionados, que o trataram como uma verdadeira joia.

A ascensão, anos antes, já era meteórica. Nas avaliações que fazia costumeiramente nas categorias de base, o técnico da equipe principal à época, Joaquin Caparrós, grudou o olho no menino. Rápido, dono de um bom passe e chute seco. Abusado. Do tipo que humilha os zagueiros. Caparrós pediu aos assistentes atenção redobrada com Muniain. Poucos meses depois, já era o melhor do time sub-17 com 14 anos. Compensava a falta de força física com os dribles e correria. As convocações para as seleções da Espanha só confirmavam o talento. Cada vez mais surpreendido, Caparrós o levou junto para a pré-temporada 2007/08. Mesmo não podendo escalá-lo na Liga, queria proporcionar um convívio entre os profissionais e acelerar o processo de amadurecimento.

Hoje, Muniain é um dos destaques da Liga BBVA e, com a queda de produção nítida de Llorente, tem sido o grande destaque do Athletic Bilbao. Vale destacar, sempre: com apenas 18 anos. Pela sua idade (completa 19 no próximo dia 19 de dezembro), El Mago, apelido cunhado pela torcida basca, era para ser apenas mais uma promessa no futebol espanhol. Meia verdade, de fato. Entretanto, pelo futebol impactante, alegre e, sobretudo, ousado mostrado neste início de temporada, Muniain já deixou de ser promessa para tornar-se realidade. Pelo menos em âmbito nacional. A explosão de Muniain, somada ao crescimento de produtividade de Bielsa no comando técnico basco, freada, entretanto, pela derrota para o Granada na rodada do final de semana, pode tirar o time do buraco. Nunca, no novo século, os leones entraram numa Liga com tanta condição de se classificar à Champions League.

Apesar do mau início, com dois empates e três derrotas nos cinco primeiros jogos, os rojiblancos têm se recuperado e conquistado pontos importantes a cada rodada. Há duas, contra o Sevilla, uma vitória essencial na Andaluzia contra um adversário direto pela principal competição do velho continente. No Pizjuán, Muniain deu mais uma prova de seu talento: enlouqueceu a defesa nervionense e, de fato, acabou com a partida. Foram duas assistências, para os gols de De Marcos e Iraola. Com 17 pontos e na oitava colocação, o Athletic tem nove a menos que o Levante, último da zona de classificação à Champions. Até o dia 15 de janeiro, enfrenta Mallorca, Racing Santander, Zaragoza e Getafe, até o dia do confronto contra o azulgrenás de Valencia, no San Mamés. Para Bielsa, é importante somar pelo menos 10 pontos nestes 15 disputados.

A tentação de outros clubes em Muniain começa a aparecer. A imprensa basca especulou que o Arsenal faria uma oferta ao clube da Catedral em janeiro. Segundo o Marca, o Real Madrid tem acompanhado alguns jovens com idade até sub-23, numa operação batizada de "Madrid, 2014", querendo seguir o exemplo de Sergio Ramos, que chegou ao clube merengue com 18 anos. Entre Götze, Wilshere, Hazard e Rafinha, Muniain foi eleito em uma votação do periódico em seu site na web o preferido da afición, com 37,4% dos votos. Torcedor do Athletic Bilbao desde a infância, a ascensão de Muniain vem em hora certa: é o tipo de jogar em quem o clube precisa apostar para superar suas limitações financeiras.

Vendê-lo? Só se ele quiser e daqui a um tempo, para fazer muito dinheiro (aposta do Real Madrid para 2014 foi vista com "bons olhos" pelos diretores). Enquanto isso, a linha de produção não para. Também prata da casa, Jonás Ramalho, de 17 anos, estreou nesta temporada e promete. Filho de um angolês com uma basca, Ramalho ficou marcado por ser o primeiro jogador da raça afro-descendente a atuar com o uniforme rojiblanco por uma competição oficial.

3 comentários: