domingo, 27 de novembro de 2011

Ángel de Mourinho

Di María e sua comemoração tradicional: pelo menos neste início de temporada, El Angelito tem sido o melhor jogador do Real Madrid (getty images)

Cristiano Ronaldo continua sendo o grande goleador do Real Madrid. Com 16 gols, o gajo já é o artilheiro da Liga Espanhola, após marcar dois no dérbi de Madrid e Messi não marcar nenhum no tropeço do Barcelona contra o Getafe. Entretanto, engana-se quem acha que, ao contrário da temporada passada, o camisa sete é o melhor jogador do Real Madrid. Esse cargo, pelo menos no momento, é de Di María. O argentino vive fase excepcional na carreira, a ponto de virar peça-chave de Mourinho: o técnico de Setúbal comemorou sua alta publicamente e, mesmo estando fora dos gramados por um mês, o colocou como titular no dérbi vencido novamente pelos merengues.

Ainda que seja reconhecido negativamente pela fama de cai-cai, não se pode negar o talento do argentino. Seu poder de decisão começa a aparecer em jogos importantes para o Real Madrid. Na temporada passada, por exemplo, cruzou na medida a bola que permitiu a Cristiano Ronaldo dar o único título dos blancos em quatro anos. O camisa 22, que havia se lesionado contra o Osasuna, foi novidade da lista e surpreendeu ao ser escalado como titular. Bastou 62 minutos de Di María em campo para Mourinho e os aficionados verem que El Ángelito está de volta: deu o passe para o pênalti sofrido por Benzema, e convertido por Ronaldo, e marcou o gol da virada, que sentenciou os rojiblancos.

Di María é um adicional a uma equipe que joga num ritmo veloz, intenso e com toque de bola. Todas essas características fazem parte do jogo do argentino. Ontem, principalmente na primeira etapa, quando o Real Madrid encontrou-se "perdido", foi um dos poucos, senão o único, a revolucionar os ataques merengues com suas ações. Agudo, encara de frente a marcação adversária, sendo um jogador destacável por, devido à sua habilidade, quebrar retranca adversária. Na atual temporada, marcou apenas três gols, mas lidera o ranking de assistências, com sete passes para gols. Assim, chega afinco e tinindo para o superclássico de daqui a duas semanas, sendo uma das grandes esperanças da torcida.

Provocador, Di Magía, como tem sido apelidado pela imprensa espanhola, "chama" cartões ao adversário. No dérbi, provocou o cartão amarelo de Diego, que dominava o meio-campo blanco. Um cartão que custou a substituição do brasileiro, quando Manzano teve que mexer para colocar Asenjo, na ausência de Courtois, expulso pela inexperiência no lance com Benzema. Ao ser substituído, minutos após seu gol, foi ovacionado pelo Bernabéu. Saiu de campo com a língua para fora, abaixando o meião e com um enorme sorriso. Um sorriso de quem vive grande fase. Um sorriso de quem foi o protagonista da noita. Apertou as mãos de Mourinho, certamente orgulhoso, e sentou no banco de reservas com a sensação de dever cumprido. Di María trabalha em prol do grupo, dando assistências, fazendo gol e, também, ajudando sempre na marcação pelo lado direito. Di Magía é hoje, certamente, o melhor jogador do Real Madrid.

3 comentários:

  1. Di Maria tá jogando demais mesmo. Ele é mais tático do que técnico na minha opinião. Mas tá sobrando técnicamente nessa temporada.Esse 4-2-3-1 do Real com 2 pontas com pés invertidos é MUITO, MUITO FORTE!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Rasangui. A melhor aplicação tática do 4-2-3-1 é do Real Madrid, atualmente.

    Sobre Di María, tinha birra com ele pelo fato de ser muito fominha e cai-cai (neste último aspecto, tenho até hoje),mas tive que dá o braço a torcer: está jogando muito, a ponto de "ofuscar" o Cristiano Ronaldo.

    Abraço!

    ResponderExcluir