terça-feira, 9 de agosto de 2011

Abalando

Em sua segunda temporada à frente do Málaga, o sheikh Abdullah Al Thani resolveu tirar as mãos dos bolsos. Projeto de transformar o Málaga em potência espanhola dará certo? (futbol_español)

Quando fechou oficialmente por 4 milhões de euros junto ao Hamburgo, da Alemanha, a compra de Ruud van Nistelrooy, o sheikh Abdullah Al Thani, proprietário do Málaga desde julho de 2010, começava para valer um processo definido por ele de "Euro Málaga". Na temporada passada, fez algumas contratações cirúrgicas, e resolveu apostar em uma base que terminou a temporada 2009/2010 em alta. Porém, a equipe não resistiu ao primeiro semestre infernal e o Al-Thani não teve outra opção a não ser reforçar seu elenco. Contratou o técnico Manuel Pellegrini, o zagueiro Demichelis e o meia-atacante Julio Baptista para salvar o clube do rebaixamento. Objetivo nº 1 conquistado, é momento de ir mais fundo para chegar à parte de cima da tabela.

No primeiro dia de venda de carnês para a temporada 2011/2012, 13.400 torcedores já garantiram um lugar em todos os jogos no La Rosaleda. O segundo lote de carnês também fora esgotados rapidamente e, para o terceiro lote, já há 500 pessoas na lista de espera. Mais da metade dos 26 mil lugares disponíveis no estádio (conta que exclui a cota obrigatória dos visitantes). É esse o tamanho da empolgação da torcida malaguenha com as perspectivas dos boquerones para o futuro imediato. Além disso, o número de seguidores do twitter do clube da Andaluzia subiu altamente em relação à temporada passada. Hoje, 55 mil pessoas seguem o clube boquerón na rede virtual.

Segundo dados do Transfermarket, até o presente momento desta janela de transferências, a sociedade boquerona é a que mais gastou com contratações em toda a Europa. Já foram gastos em torno de 60 milhões de euros, uma quantia absurda se levada em consideração o dinheiro gasto na última temporada antes da chegada de Al Thani à presidência do clube: em 2009/2010, ainda com Fernando Sánz, foram apenas 4 milhões de euros gastos no mercado veraneio. O fair-play financeiro não deve ser problema. Hoje em dia, o Málaga é um dos times que mais tem lucrado no futebol espanhol com a venda de ingressos e o número de sócios. Vale lembrar que o clube pagou para jogar com uniformes da Nike nesta temporada. Sim, Al Thani não aceitou ofertas de nenhuma fornecedora menor e comprou um conjunto de uniformes da empresa norte-americana para vestir seus atletas. Para completar, ainda pagou para estampar o logo da Unesco (como mostrado na foto que abre o este texto) no manto, como o Barcelona faz com a Unicef durante anos.

A euforia do sheikh é tão grande que já há planos para a construção de um novo estádio. Em 2010, assim que a Espanha anunciou a candidatura ibérica, junto com Portugal, para sede da Copa do Mundo de 2018, Al Thani ficou interessado e lançou um projeto para um novo estádio do Málaga. Mas mesmo após a derrota para a Rússia, que sediará o torneio, o qatari não abandonou a ideia de ter um moderno caldeirão, com capacidade para 65 mil pessoas. Inicialmente, o projeto "imitaria" o Santiago Bernabéu, que tem espaço para cerca de 80 mil torcedores, mas Al Thani resolveu contactar um dos arquitetos responsáveis pelos novos estádios da Copa do Mundo do Qatar, em 2022, em busca de algo inovador. O chamado "Qatar Stadium" tem um orçamento que gira em torno de 200 milhões de euros, mas segundo o Sur (jornal da Andaluzia), o valor pode aumentar ainda mais. Al Thani também adquiriu uma área próximo ao local onde ficará o estádio para construir a "cidade esportiva do Málaga", um complexo de 120 mil metros quadrados. Na ocasião, o proprietário se mostrou empolgado com o projeto.

O staff do clube também é preocupação para o qatariano. Internamente, houve uma troca geral na diretoria do clube. A contratação mais comentada foi a de Fernando Hierro, novo representante de relações instituicionais do Málaga. Ex-diretor esportivo da seleção espanhola, Hierro ficará responsável por representar o clube em eventos oficiais. Manuel Pellegrini, técnico da equipe, por sua vez, já assinou seu vínculo por mais quatro anos, um prêmio após ter livrado a equipe do rebaixamento na temporada passada.

Os blanquiazules ainda têm o mérito de terem evitado gastos nesta temporada, por mais que os números possam parecer dizer o contrário, adicionando qualidade ao plantel, sem que o elenco fosse necessariamente ampliado. Entre os jogadores que estavam fora dos planos de Pellegrini, o Málaga conseguiu negociar Mtiliga, Javi López e Xavi Torres. O bom Quincy, um dos destaque da equipe no primeiro turno, ficou sem espaços após a chegada em demasia de jogadores para o meio-campo e acabou rumando para o Panathinaikos. Só para esse setor foram contratados Toulalan, Joaquín, Isco Román e, por último, Cazorla, a contratação mais cara da história do clube (20 milhões de euros).

Entretanto, há um problema para fechar oficialmente a contratação do promissor Isco. O Valencia, clube que tinha os direitos federativos do jogador, reclama que o Málaga ainda não pagou os 6 milhões de euros da multa rescisória e até ameaça levar o caso à justiça. A pergunta que não quer calar é por que o Valencia ainda não viu um único euro da transferência, se logo após os boquerones pagaram uma enorme quantia pelo meio-campista do Villarreal. Se for levado a sério a denúncia do clube ché, o Málaga não teria como inscrever Cazorla nas competições da LFP. Em contrapartida, sentido-se humilhado, Al Thani decidiu por romper as relações que tinha com Manuel Llorente, presidente do Valencia, e ainda provocou dizendo que "o Valencia está assim porque nós conseguimos levar o tão querido canterano".

Adepto ao 4-2-3-1, Pellegrini terá "problemas" para escalar a equipe na nova temporada. Com muitos jogadores de bom valor no meio-campo, disputas para o time titular estão em aberto. Nas coletivas da pré-temporada, o chileno tem procurado dizer que não há nada em mente para a estreia na Liga - que ironicamente será contra o Barcelona. Nem mesmo Júlio Baptista, grande herói na temporada passada, está com a sua vaga cravada na equipe titular, mesmo após, ao término de 2010/2011, Pellegrini ter dito que seria eternamente grato ao brasileiro. Rondón, artilheiro da equipe na Liga passada, irá disputar uma vaga no ataque com van Nistelrooy, que vem se destacando na pré-temporada.

O elenco já está fechado; as interrogações, abertas. Mesmo com a contratação de Cazorla, que deve jogar mais centralizado na linha de três para armar as jogadas da equipe, em tese ainda falta um fantasista. Pastore e Sneijder chegaram a serem especulado - Al Thani, segundo especulou a imprensa andaluza, poderia oferecer 40 milhões de euros pelo holandês -, mas os clubes não chegaram a um consenso. O plantel está fechado e as contratações tão pedidas pelos aficionados foram conretizadas. O futuro é bastante promissor e, primeiramente, uma vaga na Liga Europa é a primeira coisa para se cavar na próxima temporada. Se o sheikh tiver disposição para investir por muitos anos, o Málaga dificilmente vai virar uma bolha e explodir durante sua gestão. No entanto, todo o clube, a começar pelo proprietário, precisa saber que é preciso ações planejadas, e não impulsivas, para ter sucesso em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário