domingo, 7 de agosto de 2011

Máxima atenção

Novo comandante do Athletic Bilbao, Marcelo Bielsa já terá um grande desafio no início de seu trabalho (athletic-club.net)

A manhã na suiça Nyon foi razoável para os espanhóis. Em sua sede, a Uefa sorteou os confrontos play-offs das copas continentais. Na Liga dos Campeões, o Villarreal foi premiado: pega o Odense, vice-campeão do campeonato da Dinamarca. O adversário tecnicamente mais fraco é uma enorme chance para uma equipe que vive inconstante na pré-temporada. O desafio, portanto, é apenas confirmar o favoritismo e retornar à fase de grupos da principal competição europeia, o que já não acontece desde 2008/2009 (na época, foi eliminado nas quartas-de-finais para o Arsenal).

Na Liga Europa, o Atlético de Madrid faz choque "doméstico" contra o Vitória de Guimarães, o Sevilla enfrenta o Hannover, e o Athletic Bilbao encara a Trabzonspor. O Atlético de Madrid merece uma atenção particular por já ter vencido obstáculo. Os colchoneros eliminaram o Stromsgodset com duas vitórias (2 a 1 e 2 a 0). À exceção dos rojiblancos, a dupla semifinalista da Copa del Rey 2008/2009 terão adversários que irão requer uma série de atenção. O ponto positivo é poder decidir a classificação atuando em seus domínios.

Os andaluzes terão, em teoria, o adversário mais difícil entre os três espanhóis na competição. A equipe alemã encerrou uma boa temporada em 2010/2011 e chegou a brigar com o Bayern de Munich por uma vaga na Liga dos Campeões. Assim como o Villarreal, o Sevilla também faz uma pré-temporada inconstante e poderá não ter Negredo à disposição para o embate devido a uma lesão do jogador. Marcelo Toral, novo treinador da equipe, lamentou a falta de sorte que o sorteio proporcionou e procurou fazer com que a torcida esqueça da eliminação da fase prévia da Champions na temporada passada, o que já virou um trauma.

O Athletic Bilbao, de presidente e comandante novo, irá reencontrar um velho conhecido. O Trabzonspor, vice-campeão turco, foi o adversário da equipe basca em 2004/2005 na exata rodada, na extinta Copa da Uefa. Naquela temporada, os leones, que vão à Europa pela terceira vez em 16 anos, passaram para a fase seguinte após remontar de maneira histórica os turcos, virando um para 3 a 2 um placar adverso de 2 a 0. Dessa vez, o time turco chega à Liga Europa após ter sido eliminado da Champions League pelo Benfica. Apenas Iraola, Gurpegui e Orbaiz são os remanescentes do confronto de sete temporadas atrás.

Josu Urrutia, presidente do Athletic Bilbao, foi outro a lamentar a falta de sorte de seu clube: "iremos enfrentar uma equipe que terminou o último campeonato nacional de seu país com a mesma pontuação que o campeão", disse o basco. Em contrapartida, Urrutia também mostrou-se aliviado ao escapar de equipes como Roma, Tottenham, Schalke 04 e PSG. Os jogos de ida acontecem no dia 18 de agosto e a volta no dia 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário