sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Guia: Liga BBVA, parte 2

O Real Madrid é a única equipe capaz de acabar com a hegemonia do Barcelona. Enquanto isso, o Málaga está pronto para brigar por LC (AP Photos)

Abaixo, a segunda parte do guia da Liga BBVA, feito em parceria com Pierre Andrade, editor-chefe do site Futebol Espanhol. A primeira parte você pode ler aqui. Boa leitura!


Osasuna (Claudio Araujo)
Cidade: Pamplona, Navarra.
Estádio: Reyno de Navarra
Em 2010/2011: 9º colocado
O cara: Nekounam (meio-campista, foto)
O treinador: José Luis Mendilibar
A promessa: Andrés Fernández (goleiro)
Principal reforço: Raúl García (Atlético de Madrid)
Principal perda: Pandiani (sem clube)
Objetivo: meio da tabela
Time base (4-4-2): Ricardo; Miguel Flaño, Damiá, Roversio, Bertrán; Masoud, Nekounam, Vadócz, Raúl García; Lekic, Kike Sola.

O Osasuna nunca foi de fazer um mercado competente e, de umas temporadas para cá, vem terminando o campeonato em alta. O desta temporada não poderia ter sido diferente, mas os rojillos prometem novamente darem bastante trabalho para equipes que forem visitar o Reyno de Navarra. Em 2010/2011, só perdeu para o Barcelona atuando em seus domínios dentre as equipes que terminaram nas quatro primeiras colocações. O grande ponto de interrogação desta equipe até o momento é o ataque: Pandiani e Aranda, ex-titulares, não renovaram seus contratos e saíram para outros clubes (Pandiani está próximo de um retorno ao Uruguai).

A dupla de ataque que deve estrear contra o Atlético de Madrid não é esperança de muitos gols. Kike Sola, que renovou por mais três anos, passou a pré-temporada inteira sem marcar, enquanto Lekic marcou apenas três vezes em seis jogos. No banco, aparecem duas boas opções para Mendillibar: Ibrahima Baldé e Nino, artilheiro do Tenerife há duas temporadas. O meio-campo continua como o setor mais forte da equipe: além de manter a base da temporada passada, ainda chegou, por empréstimo junto ao Atlético de Madrid, Raúl García. Com um meio-campo forte e um ataque nem tanto, é de esperar que Mendillibar mude o esquema do Osasuna para um 4-2-3-1, que possa unir Puñal, Vadócz e Raúl García na linha de três.

Racing Santander (Pierre Andrade)
Cidade: Santander, Cantabria
Estádio: El Sardinero
Em 2010/2011: 12º colocado
O cara: Pedro Munitis (atacante)
O treinador: Héctor Cuper
A promessa: Julián Luque (meio-campista)
Principal reforço: Acosta (Sevilla)
Principal perda: Giovanni dos Santos (Tottenham)
Objetivo: luta contra o rebaixamento
Time base (4-5-1): Toño; Francis, Torrejón, Álvaro González, Cisma; Kennedy, Colsa, Adrian, Acosta, Munitis; Ariel

Quando o empresário indiano Ahsan Ali Syed se tornou proprietário do Racing, no começo do ano, a torcida se esperançou por dias melhores. Mas não demorou muito para o sonho virar pesadelo. Ali Syed não investiu em contratações e não cumpriu com a promessa da quitação dos débitos. Além disso, deixou de pagar os salários dos jogadores. Afundado em dívidas, o clube teve que recorrer a ley concursal para não fechar as portas.

Os racinguistas ainda viram sua situação piorar quando, ao término da temporada passada, perderam o treinador Marcelino Toral, responsável pela recuperação do clube no campeonato. Os jogadores Henrique e Giovanni dos Santos, dois dos principais atletas do elenco, também abandonaram as dependências do El Sardinero. Os torcedores agora depositam em Munitis suas esperanças de permanecer na elite do futebol espanhol.


Rayo Vallecano (Victor Mendes)
Cidade: Madrid
Estádio: Vallecas
Em 2010/2011: 2º colocado da Liga Adelante
O cara: Raúl Tamudo (atacante, foto)
O treinador: José Ramón Sandoval
A promessa: Provencio (meio-campista)
Principal reforço: Raúl Tamudo (Real Sociedad)
Principal perda: Armenteros (Sevilla)
Objetivo: luta contra o rebaixamento
Time base (4-2-3-1): Cobeño; Juan Carlos, Arriba, Carlos, Casado; Javi Fuego, Michel; Movilla, Daniel Pacheco, Rafa García; Tamudo.

Até a última segunda-feira, o Rayo Vallecano voltava à elite espanhola sem nenhuma ambição. Porém, bastou anunciar a contratação por empréstimo de Raúl Tamudo e, em menor quilate, Daniel Pacheco para os aficionados franjiroyos sonharem na permanência na Liga BBVA. A princípio, o promissor atacante deve jogar mais recuado pela esquerda, aparecendo, às vezes, no meio para armar jogadas para o veterano atacante, ex-Espanyol e Real Sociedad. Os rayistas chegaram a sonhar com Roque Santa Cruz, mas o dinheiro pedido pelo Manchester City foi alto demais e os blanquirojos não tem caixa para pagar.

A crise interna que assolou o clube na temporada passada ainda continua. Enquanto que, na disputa da Liga Adelante, o elenco do Rayo era superior a maioria de seus adversário, conviver com uma situação como essa na primeira divisão será bastante ingrato. José Ramón Sandoval, técnico do Rayo Vallecano, chegou a pedir demissão durante as voltas das férias, mas o pedido foi negado pelo presidente do clube, Raúl Martín Presa. Fato é que o Rayo Vallecano inicia sua volta à primeira divisão de maneira bem negativa.

Real Madrid (Rodrigo Zuckerman)
Cidade: Madrid
Estádio: Santiago Bernabéu
Em 2010/2011: 2º colocado
O cara: Cristiano Ronaldo (meio-campista)
O treinador: José Mourinho
A promessa: Álvaro Morata (atacante)
Principal reforço: Nuri Sahin (Borussia Dortmund)
Principal perda: Adebayor (Manchester City)
Objetivo: título
Time base (4-2-3-1): Casillas; Sergio Ramos, Pepe, Ricardo Carvalho, Marcelo; Xabi Alonso, Khedira (Sahin); Di María, Özil, Cristiano Ronaldo; Benzema.

José Mourinho vai para sua segunda temporada à frente do Real Madrid com uma única e clara ambição: desbancar o Barcelona do topo do futebol mundial. Novo manager do Real Madrid, Mourinho teve todos os seus pedidos de contratação atendido e só está à espera de Neymar para fechar de vez o Real Madrid 2011/2012, apesar de o brasileiro só chegar, provavelmente, em janeiro de 2012, no mercado de inverno. Campeão da Copa del Rey na temporada passada, Mourinho tem o que se preocupar: a perda do título de Supercopa para o Barcelona, jogando muito melhor e estando numa condição física acima da média, é um dor-de-cabeça para o técnico de Setubal, que, de pouco em pouco, vai achando uma estratégia de parar os blaugrana.

Cristiano Ronaldo continuará sendo o cara do Real Madrid, mas um coadjuvante de luxo está disposto a repartir o protagonismo com o português: Benzema, criticado durante boa parte da temporada passada, é, até o momento, o grande nome do início de temporada merengue e promete disputar a artilharia pau a pau com o português e com Messi. O Real Madrid desta temporada promete ser mais ofensivo em relação à 2010/2011. Dos cinco contratados, três deles têm estilo de jogo ofensivo. A aposta de Mou é Sahin: o português é fã declarado do turco e já é de se esperar que Sahin entre na vaga de Khedira quando voltar de lesão.


Real Sociedad (Pierre Andrade)
Cidade: San Sebastián, País Basco.
Estádio: Anoeta
Em 2010/2011: 15º colocado
O cara: Xabi Prieto (meio-campista, foto)
O treinador: Philippe Montanier
A promessa: Rubén Pardo
Principal reforço: Carlos Vela (Arsenal)
Principal perda: Raúl Tamudo (Rayo Vallecano)
Objetivo: luta contra o rebaixamento
Time base (4-2-3-1): Bravo; Carlos Martínez, Iñigo Martínez, Demidov, De la Bella; Elustondo, Aranburu; Zurutuza, Xabi Prieto, Griezmann; Llorente.

Em seu retorno a principal categoria do futebol espanhol, a Real Sociedad só conseguiu se livrar do rebaixamento para a Liga Adelante na última rodada. Isso se deu, principalmente, pelo bom primeiro turno que os txuri-urdin realizaram, quando chegaram a namorar com os postos de classificação para as competições européias.

Para esta temporada, a direção do clube surpreendeu ao demitir Martín Lasarte, treinador responsável pelo acesso a elite, e contratar o desconhecido Philippe Montanier. Em seu país, costumam-lhe chamar de "o Guardiola francês", uma vez que gosta que seus times retenham a posse de bola. Outra aposta é a contratação de Carlos Vela, eterna promessa mexicana, e que chega emprestado pelo Arsenal. Porém, será do meia-atacante Xabi Prieto a missão de ser a referência do time em campo.

Sevilla (Pierre Andrade)
Cidade: Sevilha, Andaluzia
Estádio: Ramón Sánchez Pizjuán
Em 2010/2011: 5º colocado
O cara: Negredo (atacante)
O treinador: Marcelino Toral
A promessa: Luna (atacante)
Principal reforço: Trochowski (Hamburgo)
Principal perda: Capel (Sporting Lisboa)
Objetivo: vaga na Liga dos Campeões
Time base (4-4-2): Palop; Coke, Cárceres, Escudé, Fernando Navarro; Medel, Trochowski, Jesus Navas, Rakitic; Kanouté, Negredo.

Um ataque devastador e uma defesa insegura. Assim pode ser definida a temporada passada do Sevilla, que viu um forte poder ofensivo de nada vale se não tem garantias na retaguarda. Sendo assim, natural que o setor mais reforçado para o vigente ano fosse a defesa. Chegaram o lateral direito Coke e o zagueiro Spahic. Além disso, Del Nido não hesitou em pagar €3 milhões ao Barcelona pela aquisição definitiva do defensor Martin Cáceres.

Porém, vários jogadores deixaram o Ramón Sánchez Pizjuán. Entre eles, Luís Fabiano e Diego Capel. Talvez por isso, a escolha de Marcelino Garcia Toral como treinador. Famoso por trabalhar com times fracos e transformá-los em clubes de meio de tabela, Marcelino terá sua primeira chance em um clube grande. Mas terá que lidar com um elenco curto no Sevilla. Volta e meia trará atletas das divisões de base para repor ausências como as de Jesus Navas, Rakitic e Kanouté, frequentadores assíduos do departamento médico do clube. Negredo continuará como a esperança de gols do time.


Valencia (Pedro Spiacci)
Cidade: Valencia, Comunidade Valenciana
Estádio: Mestalla
Em 2010/2011: 3º colocado
O cara: Roberto Soldado (atacante, foto)
O treinador: Unai Emery
A promessa: Paco Alcácer (atacante)
Principal reforço: Adil Rami (Lille)
Principal perda: Juan Mata (Chelsea)
Objetivo: vaga na Liga dos Campeões
Time base (4-2-3-1): Diego Alves; Bruno Saltor, Rami, Ricardo Costa, Mathieu; Banega, Parejo; Pablo Hernández, Piatti, Dani Parejo; Soldado.

O Valencia alcançou o terceiro posto na última Liga Espanhola, garantindo vaga à fase de grupos da Liga dos Campeões 2011-12. Os ches ganharam ótimos reforços para a disputa de La Liga nesta temporada. A defesa recebeu o campeão francês Rami e o goleiro Diego Alves, destaque do Almería nos últimos anos. O meio-campo foi o setor que recebeu mais atenção da diretoria, Dani Parejo (Getafe), Feghouli (Almería), Canales (emprestado pelo Real) e Piatti (Almería) vêm para compor o setor, que sofreu com as baixas importantes: Joaquín foi para o Málaga e Juan Mata, autor de 12 assistências na última liga, para o Chelsea – os mais de 30 milhões arrecadados,não foram utilizados para contratações.

Porém, a permanência de Soldado, artilheiro do time, com 18 gols é a notícia mais animadora para os taronja. O atacante ainda declarou durante a pré-temporada, que vê “a equipe com muita gana de vitória”. O clube conta com bons talentos em sua cantera, que devem ajudar na composição do plantel principal para a temporada, que oferece três competições. O recém-chegado Parejo afirmou que os valencianistas: “vão com tudo nas três frentes”.


Villarreal (Pedro Spiacci)
Cidade: Villarreal, Comunidade Valenciana
Estádio: El Madrigal
Em 2010/2011: 4º colocado
O cara: Giuseppe Rossi (atacante, foto)
O treinador: Juan Carlos Garrido
A promessa: Joselu (meia-atacante)
Principal reforço: Cristian Zapata (Udinese)
Principal perda: Santi Cazorla (Málaga)
Objetivo: vaga na Liga dos Campeões
Time base (4-3-1-2): Diego López; Mario Gaspar, Gonzalo, Zapata, Catalá; Cani, Marchena (Marcos Senna), Bruno; Borja Valero; Giuseppe Rossi, Nilmar.

A rivalidade na região de Valencia nunca foi tão grande. Com a queda do Sevilla e do Atlético de Madrid, a briga pela terceira colocação fica polarizada entre Valencia e Villarreal. A grande notícia para o submarino amarillo é a permanência da dupla Nilmar e Rossi, que marcaram 50 dos 91 gols do time na última temporada. A grande perda é a do meia Santi Cazorla, que foi vendido por 21 milhões de euros ao milionário Málaga. Cani e Borja Valero, os outros meio-campistas com mais chegada ao ataque, seguem jogando no Villarreal. Quem também segue nos amarillos é o treinador Juan Carlos Garrido e, com ele, o esquema deve seguir sendo o mesmo 4-3-1-2, onde sempre um homem atua muito preso na meia-cancha.

O comandante disse que ainda esperar mais reforços. Um bom reforço chega para a quarta melhor defesa de La Liga 2010-11: Zapata, que chega da Udinese para ser titular. O plantel segue parecendo curto para um time que disputará três competições nesta temporada. Após eliminar o dinamarquês Odense, pela última eliminatória da Liga dos Campeões, Garrido avisou: “jogar a LC é a ilusão de nossas vidas”.

Zaragoza (Claudio Araujo)
Cidade: Aragão
Estádio: La Romareda
Em 2010/2011: 13º colocado
O cara: Lafita (meio-campista)
O treinador: Javier Aguirre
A promessa: Languardia (zagueiro)
Principal reforço: Barrera (West Ham)
Principal perda: Gabi (Atlético de Madrid)
Objetivo: meio da tabela
Time base (4-2-3-1): Leo Franco; Juárez, Da Silva, Meira, Obradovic; Ponzio, Zuculini; Barrear, Rúben Micael, Lafita; Uche.

A permanência de Javier Aguirre no banco foi o primeiro acerto da diretoria neste mercado, junto com a manunteção de Uche e Lafita. Segurar Gabi e Ander Herrera, no entanto, não foi possível, mas as peças de resposição ficaram de bom tamanho: Zuculini e Barrera chegam para suprir a ausência dos principais jogadores maños na temporada passada. O bom trabalho de Aguirre no segundo semestre da última temporada, salvando os blancos do rebaixamento, mereceu o apoio da diretoria e pode dar boa sequência ao time.

Para reforçar a equipe que passou por maus bocados no primeiro turno no campeonato passado, chegam nove jogadores: além dos citados acima, Mateos, Abraham, Edu Oriol, Carlos, Juárez, Roberto e Ruben Micael foram as principais aquisições. Ainda assim, os torcedores aragoneses não podem se empolgar muito. Uma posição intermediária na tabela deve ser mesmo o destino do time

2 comentários:

  1. o guia ficou extremamente bom, parabéns para os dois sites.

    ResponderExcluir
  2. Zaragoza montando um bom time, acho que briga por UEL: http://t.co/DmgNW7o

    ResponderExcluir