quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reencontros, sorte e azar

Guardiola e Ibrahimovic irão se reencontrar no dia 13 de setembro. Sairá faísca? (reuters)

O dia de hoje foi bastante cheio para o futebol espanhol. O fato mais importante, obviamente, foi o sorteio da Liga dos Campeões, que reservou aos clubes espanhóis um gostinho de dèjá vu. Enquanto Barcelona e Real Madrid caíram em grupos bastantes acessíveis, Valencia e Villarreal não tiveram tanta sorte: os amarillos estão no grupo mais equilibrado da Champions, junto com Manchester City, Napoli e Bayern de Munich; enquanto os chés jogarão contra Chelsea e Bayer Leverkusen, além do Genk, campeão belga, para tentar avançar de fase.

O grande motivo de prazer geral é que a competição terá, na primeira rodada, o jogaço entre Barcelona e Milan, que caíram no mesmo grupo, o H. Adversários de uma semifinal há seis temporadas, o jogo irá marcar o tão esperado reencontro entre Ibrahimovic e Guardiola. O sueco considera o treinador o grande responsável pelo seu fracasso no clube blaugrana e, volta e meia, dispara contra Pep, taxando-o e ironizando-o de filósofo. A disputa entre as duas equipes será "apenas" para definir o primeiro colocado do grupo: os outros dois times do grupo, BATE e Viktoria Plzen, não irão requer tanto para rossoneris quanto para blaugranas um esforço maior.

O Real Madrid, outro cabeça-de-chave espanhol, também teve sorte no sorteio: pegou um grupo acessível, com Lyon - em uma fase não tão boa -, Ajax e Dínamo Zagreb. Os merengues irão encarar novamente o Lyon, após dois confrontos de oitavas-de-finais consecutivos. As duas equipes irão se enfrentarem pela décima vez em menos de oito temporada, com uma vantagem clara para o Lyon: foram três vitórias em oito confrontos, além de quatro empates e apenas uma vitória merengue, na temporada passada. As partidas também irão marcar um novo reencontro entre Benzema e a torcida lionesa.

O Valencia está num grupo traiçoeiro, junto com o Chelsea, que deve terminar em primeiro, e Bayer Leverkusen, que irá disputar com os chés a segunda vaga do grupo. Tanto Valencia quanto o Bayer perderam seus principais jogadores no mercado: enquanto Vidal se transferiu para a Juventus, o Valencia viu Mata se transferir justamente para o Chelsea. Porém, os blanquinegros largam na frente por ter um elenco já mais experientes em competições europeias e que podem até surpreender o poderoso clube londrino. Por ironia do destino, Mata irá se reencontrar com o Valencia logo após ter se transferido para os blues.

Dentre todas as equipes espanholas, o Villarreal foi a que menos pôde sorrir. Junto com Bayern de Munich, Manchester City e Napoli, os castellonenses vão ter que jogar à toda caso queira sonhar em avançar de fase. Em tese, a equipe treinada por Juan Garrido irá disputar a terceira colocação - que dá uma vaga na Liga Europa como prêmio de consolação - com o Napoli. Na temporada passada, as duas equipes se enfrentaram pela semifinal da Liga Europa e, com um empate na Itália e uma vitória na Espanha, o Submarino Amarelo levou a melhor, avançando de fase. Rossi ainda é uma incógnita no mercado, pois a Juventus tem muito interesse em levá-lo de volta à Itália. Entretanto, o italiano já começou a temporada decidindo, e muito dificilmente Fernando Roig irá liberá-lo, já que não precisa fazer mais caixa após a classificação à fase de grupos da Champions.

Liga Europa
O dia também reservou os jogos da Liga Europa. Enquanto o Athletic Bilbao não precisou jogar porque seu adversário, Trabzonspor, herdou a vaga do Fenerbachçe, eliminado pela federação turca por corrupção, na Champions League, Atlético de Madrid e Sevilla entraram em campo para disputar os jogos de volta. O Atlético de Madrid bateu com facilidade o Vitória de Guimarães: 4-0, com mais dois gols de Adrián López e um de Salvio, um dos extracomunitários do clube, que terá que se livrar de um após a chegada de Falcão García ter limitado a cota.

O Sevilla, por sua vez, decepcionou: após ter perdido na Alemanha por 2 a 1, bastava uma simples vitória por 1 a 0 para avançar de fase. Os rojiblancos, entretanto, decepcionaram: empataram por 1 a 1 jogando no Ramón Sánchez Pizjuan e deram adeus precocemente à Liga Europa, assim como, há um ano, foram eliminados nos play-offs da Champions League para o Braga, de Portugal. O jogo será mais detalhado daqui a pouco, em um texto de Claudio Araujo. Amanhã, a Uefa irá sortear os grupos da segunda principal competição europeia. O Atlético de Madrid será um dos cabeças-de-chaves, enquanto o Athletic Bilbao fica no pote 2.

Confira todos os grupos da Liga dos Campeões da Uefa
Grupo A: Bayern de Munique, Villarreal, Manchester City e Napoli
Grupo B: Inter, CSKA Moscou, Lille e Trabzonspor
Grupo C: Manchester United, Benfica, Basel e Otelul Galati
Grupo D: Real Madrid, Lyon, Ajax e Dínamo Zagreb
Grupo E: Arsenal, Marseille, Olympiacos e Borussia Dortmund
Grupo F: Porto, Shakhtar Donetsk, Zenit e APOEL
Grupo G: Chelsea, Valencia, Bayer Leverkusen e Racing Genk
Grupo H: Barcelona, Milan, BATE Borisov e Viktoria Plzen

Nenhum comentário:

Postar um comentário