domingo, 14 de agosto de 2011

Guia: Liga Adelante, parte 2

O Múrcia, maior campeão da segunda divisão espanhola, está de volta à competição (lavanguardia)

Segue a segunda parte do preview da Liga Adelante, que começa nesta sexta-feira, 20. O jogo de abertura será uma espécie de mini-dérbi da Comunidade Valenciana: Villarreal B e Hércules se encontram no Ciudad Deportivo del Villarreal para darem o pontapé na edição 2011/2012 da segunda divisão espanhola.

A primeira parte do guia, com os outros onze concorrentes, você confere clicando aqui.

Guadalaraja
A casa: Estádio Pedro Escartín
O técnico: Carlos Terrazas
Principal reforço: Ander Gago (Múrcia)
Principal perda: Nico (Tenerife)
Na temporada passada: campeão do grupo 3 da Segunda B
Objetivo: luta contra o rebaixamento

Única equipe da região de Castilla La Mancha nas duas principais divisões do futebol espanhol, o Guadalajara irá disputar a Liga Adelante pela primeira vez em sua história. As expectativas, no entanto, não são das maiores. O mercado não reservou nenhum contratação de status e a perda de Nico para o Tenerife pode ser sentida em campo. Ander Gago, que custou dois milhões, chega para ser titular na volância, enquanto o jovem Javi (Valencia Mestalla) é uma incógnita. A estreia na segunda divisão espanhola reserva um embate contra o Numancia, fora de casa.

Hércules
A casa: José Rico Pérez
O técnico: Juan Carlos Mandiá
Principal reforço: Diego Rivas (Real Sociedad)
Principal perda: Haedo Valdez (Rubin Kazan)
Na temporada passada: 19º colocado da Liga BBVA, rebaixado
Objetivo: luta pelo título e vaga na Liga BBVA

Após passar uma temporada na Liga BBVA e chegar a vencer o Barcelona no Camp Nou, os alicantinos retornam à Liga Adelante para bater e voltar: salvo bombas nos últimos dias de mercado, o Hércules ainda tem um dos melhores elencos da competição e irá brigar pelo retorno à elite. O destaque deve ser o meio-campo, reformulado sob o olhar de Mandiá e que deve alinhar Diego Rivas, Pepe Mora, Falcón e - com a exceção do último, todos recém-chegados. Com o trabalho clínico no mercado, nem mesmo as saídas de Valdez, Farinós, Abraham Paz, Drenthe e Kiko tendem a atrapalhar. A provável permanência de Trezeguet foi comemorada pelo novo treinador da equipe, que quer uma equipe centrada na disputa pelo título - ou, pelo menos, na busca pelo acesso. Fique de olho na promessa Felipe Sanchón, que irá aparecer com mais frequência em algumas partidas da temporada.

Huesca
A casa: Estádio El Alcoraz
O técnico: Ángel Royo
Principal reforço: Rafael Sastre (Sporting Gijón)
Principal perda: Iñigo Pérez (Athletic Bilbao)
Na temporada passada: 14º colocado
Objetivo: meio da tabela

A maior aposta do presidente Fernando Losfablos está no ataque da equipe de Aragão. A contratação do centroavante Sastre junto ao Sporting Gijón é a maior esperança do presidente de ver sua equipe brigar por uma das vagas na Liga BBVA. Entretanto, o 14º colocado da segunda divisão passada não irá brigar por maiores aspirações na temporada. O elenco, não tão grande, não requer nenhum tipo de bom jogador além de Sastre, que terá que se virar na frente. Se não abrir o olho, irá brigar contra o rebaixamento, apesar de ter um plantel mais fortes que os outros concorrentes. A pré-temporada, aliás, já deixou o alerta do clube azulgrená ligado: com cinco novos jogadores, o técnico Ángel Royo só contou com 19 jogadores no arranque para a nova temporada.

Las Palmas
A casa: Estádio de Grán Canaria
O técnico: Juan Manuel Rodríguez
Principal reforço: Portillo (Hércules)
Principal perda: Josico (aposentado)
Na temporada passada: vice-campeão do grupo 3 da Segunda B
Objetivo: luta contra o rebaixamento

O Las Palmas venceu os play-offs de promoção para a Liga Adelante com direita a show do argentino Diego Herner nas finais. Valorizado, o Cartagena até tentou sua contratação, mas o argentino decidiu seguir na equipe das Ilhas Canárias a fim de se tornar um ídolo da torcida. Para fazer dupla com o atacante argentino, os amarillos fecharam com Portillo, que caiu no ostracismo no Hércules. Portillo chegou prometendo gols, mas o meio-campo que irá auxiliá-lo não esbanja muita confiança. Juan Manuel Rodríguez, que costuma utilizar o 4-4-2 a rombo no Las Palmas, sabe disso e, por isso, foi ao mercado à procura de um meio-campista de ligação. Das cinco aquisições dos canários no mercado, apenas uma serve para o setor carente da equipe: o também argentino Herner, que estava no San Lorenzo. Das duas, uma: ou o treinador muda o módulo tático da equipe para um 4-4-2 em forma de quadrado (sem necessitar de um enganche) ou aposta no argentino para o atual esquema, que só vai para frente com um armador.

Múrcia
A casa: Nueva Condomina
O técnico: Iñaki Alonso
Principal reforço: Paco Sútil (Real Sociedad)
Principal perda: Ander Gago (Guadalaraja)
Na temporada passada: campeão do grupo 3 da segunda b
Objetivo: meio da tabela

Maior campeão da Liga Adelante com sete títulos, o Múrcia está de volta ao torneio. Porém, a tão sonhada volta à Liga BBVA, competição que não disputa desde 2007/2008, é um objetivo bem distante. Como bem ressaltou o treinador Iñaki Alonso na primeira coletiva na temporada, os rojos, primeiramente, têm que pensar na manuntenção na segunda divisão para, depois, começar a pensar mais alto. À exceção do zagueiro Ander Gago, que partiu para o Guadalaraja, a base da equipe que ganhou o grupo 4 da segunda b passada foi mantinda, e seis jogadores foram integrados ao elenco: Molinero (Huesca), Emílo Sánchez (Lugo), Oriol (Aris), Párraga(Granada), Sútil (Real Sociedad), Javi Jiménez (Rayo Vallecano). O promissor Cerrajería, das canteras do Athletic Bilbao, pode ser confirmado nos próximos dias, e, provavelmente, irá chegar com status de titular.

Numancia
A casa: Los Parajitos
O técnico: Pablo Machín
Principal reforço: Diaz de Cério (Athletic Bilbao)
Principal perda: Barkero (Levante)
Na temporada passada: 10º colocado
Objetivo: vaga na Liga BBVA

Após a decepção na temporada passada, o Numancia inicia a temporada atual pensando maior. As contratações no mercado refletem isso: 14 novos jogadores chegaram à equipe desde a abertura do mercado, no dia 1º de julho. Apesar disso, o técnico Pablo Machín (que também é novo) não está muito satisfeito. Segundo ele, está faltando mais um atacante, de preferência um de ofício, que possa jogar como referência em seu 4-4-1-1 em linha. O treinador também já pediu por um meio-campista polivalente, que possa atuar, ao mesmo tempo, como volante e armador. A necessidade do treinador por um armador tem um porquê: suprir a ausência do bom Barkero, que assinou contrato com o Levante. O jogador, que foi destaque do time nas últimas três temporada, fará muita falta aos rojillos na temporada, a não ser que a diretoria encontre um substituto à altura. Os resultados da pré-temporada empolgaram: ontem, a equipe venceu o dérbi de Castilla y León ante o Valladolid por 2 a 1.

Recreativo Huelva
A casa: Nuevo Colombino
O técnico: Álvaro Cervera
Principal reforço: Enrich (Mallorca)
Principal perda: Emílio Sánchez (Múrcia)
Na temporada passada: 12º colocado
Objetivo: meio da tabela

Os decanos farão sua terceira temporada seguida na Liga Adelante, desde que voltou à competição. O problema é que suas campanhas têm caído, ano após ano, e o último 12º lugar foi até um presente para a inconstância demonstrada. Por mais que a meta declarada seja o retorno à Liga BBVA, na qual o Recreativo não participa desde 2009, é muito complicado apostar nisso. O rejuvenescimento do elenco blanquiazul já é um bom começo, com as saídas de Fabrício (Bétis), Pepe Mora (Hércules) e Rafita (Almería). A contratação de Enrich, jovem promessa do Mallorca, por empréstimo foi um ótimo golpe de mercado sobre os rivais. Mas a verdade é que um time que ainda não tem um atacante no mínimo decente no elenco a menos de uma semana para o início do campeonato não pode convencer ninguém. Nem quando perdem para o Atlético de Madrid completo por 1 a 0.

Sabadell
A casa: Nova Creu Alta
O técnico: Lluis Carreras
Principal reforço: Samuel (Alcorcón)
Principal perda: -
Na temporada passada: campeão do grupo 2 da segunda b
Objetivo: meio da tabela

A melhor equipe da segunda b 2010/2011 chega à Liga Adelante prometendo boa campanha. O mercado foi um dos melhores dentre as equipes do campeonato e as aquisições de Alex Cruz (Granada), Samuel (Alcorcón) e Redondo (Sevilla Atlético) são bastante importante para a equipe treinada Lluis Carreras. O treinador, aliás, está bastante satisfeito com o desempenho de seus jogadores na pré-temporada. Na sexta-feira, após a derrota para o Espanyol por 2 a 1, o técnico declarou que o Sabadell está preparado para a disputa da Liga Adelante.

Valladolid
A casa: Estádio José Zorilla
O técnico: Miroslav Djukic
Principal reforço: Sana (Benfica)
Principal perda: Fabrício (Bétis)
Na temporada passada: 6º colocado
Objetivo: vaga na Liga BBVA

O presidente Carlos Suárez Sureda prometeu um novo redimensionamento para as ambições do clube, que até pouco tempo atrás entrava na Liga BBVA com promessa de bo futebol. Sem tanta ambição, Abel Resino abandonou o barco e a direção do Valladolid resolveu apostar em Miroslav Djukic, rebaixado com o Hércules na temporada passada. A perda de Fabrício, destaque da equipe na temporada passada, para o Bétis será significativa, mas Aquino chega para suprir a saída do capitão. O time em si não é fraco, mas falta profundidade no elenco. Após a queda na semifinal dos play-offs da temporada passada, os torcedores esperavam mais do time pucelano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário