domingo, 28 de agosto de 2011

2ª rodada: Volta em alto estilo

Soldado fez de tudo na estreia do Valencia: hat-trick, gol contra, bola na trave... (getty images)

A nova edição da Liga BBVA começou a todo vapor. Os três jogos que abriram a temporada 2011/2012 da primeira divisão espanhola foram bastante movimentados e intensos. Dos onze gols marcados, sete deles vieram do Mestalla, que presenciou uma estreia eletrizante de Valencia e Racing Santander. O sábado também marcou a reestreia de Granada e Bétis na elite espanhola, em partida vencida pelos verdiblancos, e a vitória de uma Real Sociedad mais vistosa contra o Sporting Gijón no El Molinón.

Por causa da greve dos sindicatos dos jogadores do futebol espanhol, a liga bbva foi iniciada com os jogos da segunda rodada. Vale lembrar que os jogos referentes a primeira rodada ainda serão remarcados, sendo provavelmente disputados no final de dezembro. Confira, abaixo, o resumo dos três primeiros jogos. E, claro, não deixe de ler o guia da competição que o Quatro Tiempos preparou junto com o Futebol Espanhol. Parte 1 (aqui) e parte 2 (aqui).

Valencia 4x3 Racing Santander
No primeiro jogo do Valencia após a saída de Mata, Unai Emery surpreendeu na escalação. Para suprir a ausência de seu ex-camisa 10, o treinador optou por escolher um jogador do Valencia Mestalla, Bernat, em vez de Dani Parejo ou Canales, novas contratações do clube que jogam por esse setor. O jovem fez uma boa partida no suporte a Soldado, mostrando calma e bons passes. Porém, faltou ao jogador ser mais incisivo em algumas jogadas e aparecer mais para a criação do jogo. Até por isso, e pelo resultado adverso ao final da primeira etapa, Unai resolveu substituí-lo na volta do intervalo, colocando Canales em campo.

Unai Emery parece cada vez mais disposto a se render ao 4-2-3-1. Muito adepto do 4-3-3, seu esquema predileto, o treinador sabe que, para uma equipe que sabe jogar em contra-ataque, o esquema atual é o que mais se encaixa. Pablo Hernández, principalmente, e Piatti, os dois meias que jogaram pelo flanco, impusseram muita velocidade aos laterais racinguistas. Piatti, estreando oficialmente com a camisa blanquinegra, até poderia ter aproveitado mais a inexperiência de Samperio pela esquerda com mais contundência, como fez Jonas no segundo tempo: o brasileiro entrou quando o Racing vencia por três a dois e colocou fogo na partida. O ex-Grêmio deu mais dinamismo ao Valencia jogando pela faixa esquerda do campo, além de participar diretamente do terceiro e quarto gol dos chés. Destaque também para Jordi Alba: muito ofensivo, como de costume, o lateral fez toda a jogada do gol da virada, que levou o Mestalla ao delírio.

Apesar da virada, Unai Emery tratou de acalmar um pouco os ânimos da torcida e deixou claro, na coletiva pós-jogo: "temos que melhorar o nosso sistema defensiva, porque, apesar da vitória, o jogo de hoje foi um aviso", declarou o treinador. Na volta de Héctor Cúper - ovacionado pelos torcedores valencianista - ao Mestalla, seu atual time mostrou uma certa "volta por cima". Com um onze inicial repleto de jogadores jovens, os verdiblancos por pouco não saíram da Comunidade Valenciana com uma vitória para lá de convincente.

Leia o relato do jogo (aqui) e veja os melhores momentos (aqui)

Sporting Gijón 1x2 Real Sociedad (Victor Mendes)
Em sua apresentação como novo treinador da Real Sociedad, em substituição a Martin Lasarte, Philippe Montanier, que é conhecido como "Guardiola francês", prometeu uma Real Sociedad com um estilo mais vistoso, com uma proposta de jogo mais ofensiva. Ofensivamente, os donostiarras até têm jogadores para isso, mas a defesa nunca foi as das mais confiáveis. Ontem, no entanto, a Real Sociedad venceu o Sporting Gijón sem passar por sustos atrás e com um futebol atraente.

Escalado no habitual 4-2-3-1, os euskaras tiveram duas novidades que fizeram a diferença ao final da partida: na meia-esquerda, o recém-contratado Vela começou como titular, enquanto que, no ataque, Montanier optou por Agirretxe ao invés de Llorente. A titularidade do mexicano em dentrimento de Griezmann pode começar a dar dor de cabeça ao treinador francês: o jovem foi um dos melhores em campo e está disposto a brigar pau a pau com Griezmann por uma vaga na equipe titular. O atacante, por sua vez, foi o autor dos dois gols dos txuri-urdins na partida e deve continuar como única referência. Vela não foi o único jovem a se sair bem na estreia: Iñigo Martínez e Illarramendi jogaram como verdaderos senadores e anularam qualquer tipo de jogada ofensiva dos gijoneses na primeira etapa.

Os gijoneses, pela terceira temporada consecutiva, estreiam com derrota. A teimosia de Preciado custou caro: Rivera, que começou como reserva, entrou ao longo do segundo tempo e adicionou um gás a mais para o Sporting, que sufocou a Real nos minutos finais. Talvez se o volante tivesse em campo desde os primeiros minutos o resultado poderia ter sido outro.

Granada 0x1 Bétis
No confronto entre as duas equipes que voltaram à primeira divisão espanhola, melhor para o Bétis. Quando jogo encaminhava para um zero a zero injusto, o Granada deu um balde de água fria em seus torcedores: Lucena recuou errado e Jonathan Pereira, esperto, pegaou a bola e cruzou na medida para Castro desviar e sacramentar a vitória verdiblanca. A postura exercida pela equipe treinada por Pepe Mel foi bastante elogiada: jogando à Barcelona - trocando passes e mantendo a posse de bola, o Bétis foi superior ao rival andaluz o jogo inteiro.

À espera de Santa Cruz, Ruben Castro não decepcionou: deu bastante trabalho à zaga rojiblanca e marcou um gol que fez justiça ao que foi a partida. A defesa verdiblanca mostrou-se bem sólida no Los Carménes: Mario e Chica passaram segurança e experiência e anularam Ighalo. O Granada, por sua vez, mostrou-se muito dependente de seu craque: Dani Benítez passou ausente durante os noventa minutos e não ajudou nas jogadas ofensivas. Além do meio-campista, Ighalo e Martíns também decepcionaram. De volta à primeira divisão após longínquos 35 anos, o Granada terá que contratar mais caso queira permanecer na elite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário