quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Guia: Liga BBVA, parte 1

Atual tricampeão, o Barcelona segue como favorito para mais um título espanhol (reuters)

Se a AFE e a LFP entrarem em acordo, a greve do futebol espanhol irá chegar ao fim e, enfim, a Liga BBVA irá dar seu pontapé. Se confirmado o fim da huelga, Sporting Gijón e Real Sociedad entrarão no El Molinón, nas Astúrias, para abrir oficialmente a temporada 2011/2012 da primeira divisão espanhola. A novidade nos bastidores em relação às temporadas passadas está nos horários da partida. A fim de mais atenção no mercado asiático, a RFEF preparou o domingo de Liga BBVA com cinco horários diferentes (todos no horário de brasília: 07h, 11h, 13h, 15h e 17h), além de partida as segundas.

Em campo, na parte de cima, algo não muda: Barcelona e Real Madrid seguem como máximo favoritos ao título da competição. Enquanto o Barcelona manteve a base tricampeã espanhola e campeão europeu na temporada passada, Mourinho, novo manager do Real Madrid, teve todos os pedidos de contratações atendido e tem em mãos um Real Madrid mais forte em relação à temporada passada.

Em tese, a terceira força espanhola nesta temporada é o Málaga, bastante reforçado, que não jogará nenhuma competição europeia e se dedicará inteiramente ao campeonato. Segunda equipe que mais contratou no mercado, os blanquaizules prometem brigar pau-a-pau com Valencia, Villarreal, Sevilla e Atlético de Madrid por uma das vagas na Champions League. Este último também promete uma temporada melhor: após perder De Gea e Agüero, a cúpula colchonera não perdeu tempo e, com o dinheiro da venda dos dois, reforçou o Atléti com Falcão García e Rúben Micael, além do brasileiro Diego, que chega para ser o armador que a equipe necessitava. Alguém aposta no Athletic Bilbao surpreendendo?

Assim como para a Liga Adelante, o Quatro Tiempos montou um preview do campeonato, dividido em duas partes, e com um convidade especial: Pierre Andrade, editor-chefe do site Futebol Espanhol. A segunda parte entra ao ar amanhã. Recomendamos também o guia da Trivela, dividido em duas partes, que foi produzido por Ubiratan Leal. Para ver o preview da Liga Adelante, escrito por Victor Mendes, clique aqui (parte 1) e aqui (parte 2). Boa leitura!

Atualizado: A LFP e a AFE chegaram a um acordo e a greve está terminada. Teremos rodada no final de semana.


Athletic Bilbao (Victor Mendes)
Cidade: Bilbao, País Basco.
Estádio: San Mamés (Catedral)
Em 2010/2011: 6º colocado, classificado à Liga Europa.
O cara: Fernando Llorente (atacante, foto).
O treinador: Marcelo Bielsa
A promessa: Ibai Gómez (atacante)
Principal reforço: Ander Herrera (Zaragoza)
Principal perda: Ustaritz (Real Bétis)
Objetivo: vaga na Liga Europa
Time base (4-4-2): Iraizoz; Iraola, Mikel San José, Amorebieta, Gabilondo; Gurpegui, Javi Martínez, Ander Herrera, Susaeta; Toquero, Llorente.

O novo presidente do clube, Josu Urrutia, resolveu apostar na base que vem de bons resultados nas últimas duas temporadas e que conquistou a vaga na Liga Europa em 2010/2011. No mercado de reposição, apenas um jogador chegou: o bom volante Ander Herrera, destaque do Zaragoza na temporada passada e autor de um excelente europeu sub-21. Entretanto, o Athletic Bilbao é uma incógnita. Os leones vêm de trabalhos consistentes sob o comando de Joaquín Caparrós, mas mudou a diretoria e a filosofia do departamento de futebol, além de Marcelo Bielsa chegar ao comando técnico para substituir Caparrós.

Com o chileno, há quem especula que os euskaras possam jogar no 3-4-3, tática preferida do treinador. Entretanto, no primeiro teste da temporada, contra o Trabzonspor, o 4-4-2 da época de Caparrós foi mantido. A força da equipe continuará concentrada no meio-campo e no ataque, onde Fernando Llorente será mais uma vez a referência. Após muitas investidas da Premier League (principalmente do Tottenham), El Rey León decidiu ficar. Atenção também para Muniain: com ficha especial para a equipe A, El Principe irá aparecer mais vezes na equipe titular nesta temporada. Aurtenetxe e Borja Ekiza foram os outros jovens inseridos no elenco principal.

Atlético de Madrid (Pierre Andrade)
Cidade: Madrid
Estádio: Vicente Calderón
Em 2010/2011: 7º colocado
O cara: Falcão Garcia (atacante)
O treinador: Gregório Manzano
A promessa: Pedro Martí (atacante)
Principal reforço: Falcão Garcia (Porto)
Principal perda: Kun Agüero (Manchester City)
Objetivo: vaga na Liga dos Campeões
Time base (4-3-3): Joel; Silvio, Godín, Dominguez, Filipe Luís; Mario Suárez, Gabi, Tiago; Reyes, Arda Turan, Falcão

Entra ano, sai ano, o Atlético de Madrid começa a temporada como possível terceiro colocado e termina de forma surpreendente. Positivamente ou não. E nesta não deve ser diferente. José Luis Caminero assumiu o cargo de Secretário Esportivo do clube e decidiu implantar uma reformulação. Para isso, investiu em jogadores novos e com potencial. E é assim que o Atlético tem reconstruído o time desde que Agüero, Forlán e De Gea decidiram deixar a ribeira de Manzanares rumo a voos maiores.

Para reforçar o elenco, chegaram Falcão, Arda Turan, Adrián, Gabi, Silvio, Courtois, Miranda e Salvio. Quase um time inteiro. E ainda pode chegar mais alguns. Mesmo assim, a torcida anda bem pessimista para a próxima temporada. Após sonhar com Rafa Benítez no comando do time, Gregorio Manzano não foi bem digerido, e tentará a todos custo apaga a má impressão deixada na temporada 2003/04, quando dirigiu a equipe a uma modesta sétima colocação.

Barcelona (Victor Mendes)
Cidade: Barcelona, Catalunha
Estádio: Camp Nou
Em 2010/2011: 1º colocado, campeão
O cara: Lionel Messi
O treinador: Josep Guardiola
A promessa: Thiago Alcântara (meio-campista)
Principal reforço: Francesc Fàbregas (Arsenal)
Principal perda: Bojan Krkic (Roma)
Objetivo: título
Time base (4-3-1-2): Víctor Valdés; Daniel Alves, Piqué, Puyol, Abidal; Busquets, Xavi, Iniesta; Messi; Villa, Pedro.

Melhor equipe do mundo, o Barcelona continua o time a ser batido tanto em âmbito nacional quanto na Europa. A base campeã europeia foi mantida e dois jogadores de nível chegaram para brigar por uma vaga na equipe titular: Alexis Sánchez e Cesc Fàbregas. Com o fim da novela Fàbregas, Guardiola está, fatalmente, com uma dor de cabeça enorme para encaixá-lo no onze inicial. A ascensão de Thiago também dará uma versatilidade maior no setor de armação. Já falamos sobre a possibilidade de uma mudança tática, mas nos primeiros jogos da temporada, Guardiola não pareceu muito adepto a trocar uma fórmula que ele mesmo construiu.

A zaga, entretanto, não teve uma atenção maior no mercado: com Puyol e Piqué passando por muitos problemas físicos, as improvisações de Abidal e Mascherano (vista com frequência no final da temporada passada) continuarão acontecendo. Thiago Silva foi especulado com força e chegou, inclusive, a noticiar que estava negocionado com os blaugrana, mas o Milan não liberou o brasileiro. Fontás foi promovido à equipe principal, mas Milito deixou a equipe rumo ao Indepediente. No mais, o estilo de jogo continua o mesmo. É favorito a qualquer competição que venha a disputar.


Bétis (Rodrigo Zuckerman)
Cidade: Sevilha, Andaluzia.
Estádio: Benito Villamarín.
Em 2010/2011: campeão da Liga Adelante
O cara: Jonathan Pereira (atacante, foto)
O treinador: Pepe Mel
A promessa: Ezequiel Calvente (meio-campista)
Principal reforço: Ustaritz (Athletic Bilbao)
Principal perda: Emana (Al-Hillal)
Objetivo: meio da tabela
Time base (4-4-2): Casto; Isidoro, Chica, Ustaritz, Nelson; Aruz, Iriney, Mario, Momo; Jonathan Pereira, Molina.

Após duas temporadas no purgatório, o Bétis volta à Liga BBVA de ares renovados e sem muitas ambições. O mercado verdiblanco foi bastante elogiado: com a grana muito curta e tendo que vender algumas peças-chaves do título da Liga Adelante, o Bétis soube contratar e trouxe bons valores, sobretudo para a zaga, setor não muito confiável na temporada passada. As chegadas de Ustaritz e Chica para formar a dupla de zaga titular dará um bom upgrade na equipe andaluz. Jogadores de nome – e que tinham muito peso na folha salarial – finalmente deixaram o clube, como Emana, Belenguer e Odonkor.

Para o ataque, Jonathan Pereira irá substituir Emana como principal referência na frente. Para fazer dupla com o camisa nove, três nomes irão disputar uma vaga: o recém-chegado Jefferson Monteiro, além de Molina e Ruben Casto. Molina larga na frente por ter sido o segundo principal artilheiro do elenco na temporada passada, mas o baixinho abusado e o veloz equatoriano estão firme na disputa. Resta aos torcedores a esperança de que o elenco encontre um padrão de jogo rapidamente para se consolidar no meio da tabela.

Espanyol (Rodrigo Zuckerman)
Cidade: Barcelona, Catalunha
Estádio: Cornellà El-Prat
Em 2010/2011: 8º colocado
O cara: Luis García (atacante)
O treinador: Maurício Pochettino
A promessa: Thievy (atacante)
Principal reforço: Albín (Getafe)
Principal perda: Osvaldo (Roma)
Objetivo: meio da tabela
Time base (4-2-3-1): Kameni; Galán; Dídac Vila, Forlín, Mattioni; Baena, Javi López; Dátolo, Verdú, Albín; Luis García.

Após falhar na hora que não poderia na temporada passada, o Espanyol jogou fora a tentativa de chegar a uma competição europeia. Na atual temporada, as notícias não são tão animadoras. Callejón e Osvaldo, principais jogadores da equipe, não estavam muito satisfeito com a situação econômica do clube e rumaram para Real Madrid e Roma, respectivamente. A base da equipe titular em 2010/2011 foi mantida, mas o elenco ainda continua bastante curto. A falta de reposição sabotou a campanha passada quando o departamento médico começou a ficar cheio, um risco que continua forte em Cornellà-El Prat.

A defesa é inexperiente, mas tem nomes promissores como Felipe Mattioni, Héctor Moreno, Dídac (emprestado pelo Milan) e Raúl Rodríguez. Verdù e Dátolo estruturam o meio-campo e o ataque tem capitão Luis García. Albín, principal contratação do clube no verão, chega com a responsabilidade de ser o substituto natural de De La Peña, que se aposentou, e Callejón. Se a condição física do time seguir boa durante o ano todo, os pericos darão trabalho aos grandes.

Getafe (Rodrigo Zuckerman)
Cidade: Madrid
Estádio: Coliseum Alfonso Pérez
Em 2010/2011: 16º colocado
O cara: Guiza (atacante)
O treinador: Luis García
A promessa: Pablo Sarabia (meio-campista)
Principal reforço: Guiza (Fenerbahçe)
Principal perda: Dani Parejo (Valencia)
Objetivo: vaga na Liga Europa
Time base (4-2-3-1): Codina; Cata Díaz, Lopo, Mané, Miguel Torres; Casquero, Juan Rodríguez; Diego Castro, Lacen, Pedro Ríos; Guiza.

Após uma temporada infernal, a diretoria do Getafe agiu bem para que a equipe volte a brigar por Liga Europa. As perdas de Dani Parejo e Albín serão consideráveis em campo, é claro, mas as peças de reposições tem tudo para substituir à altura a dupla. Guiza, confirmado nesta semana, chega para ser titular e com promessas de gols. Artilheiro da Liga BBVA em 2007/2008, o atacante quer voltar à Fúria e, provavelmente, auxiliado por um ótimo Diego Castro, tem tudo para balançar muitas vezes as redes adversárias.

O meio-campo é o setor mais forte da equipe: totalmente reformulado, conta com nove jogadores à disposição de Luis García. O presidente Ángel López tem bastante méritos no bom mercado feito pela equipe do subúrbio Madrid: dos dez jogadores contratados no verão, metade deles foram a custo zero. As promessas Sarabia (Real Madrid) e Albertazzi (Milan) chegam para brigar por vaga na equipe titular, o que pode fazer Luis García pensar em uma mudança de módulo. O 4-4-2 pode ser uma opção, com Arizmendí ou Adrián Colunga fazendo dupla com Guiza.


Granada (Cláudio Araujo)
Cidade: Granada, Andaluzia.
Estádio: Los Carménes
Em 2010/2011: campeão dos play-offs de acesso da Liga Adelante
O cara: Alex Geijo (atacante, foto)
O treinador: Fabriciano González
A promessa: Nyom (zagueiro)
Principal reforço: Pamarot (Hércules)
Principal perda: Jonathan Mensah (Arles-Avignon)
Objetivo: luta contra o rebaixamento
Time base (4-4-2): Figueiras; Cortés, Pamarot, Mainz, Guilherme; Romero, Lucena, Abel Gómez, Benítez; Geijo, Mollo.

Depois do título dos play-offs da Liga Adelante, o Granada de Geijo retorna à primeira divisão espanhola após 44 anos com ambições em médio prazo, mas para isso terá antes de se safar de voltar de onde veio. Fabriciano já tem o elenco em suas mãos e agora terá trabalho para encaixar nomes que chegam para o time titular.

Pamarot e Cortés (vindos do Hércules) chegam para serem titulares na zaga, enquanto na frente Alex Geijo continuará sendo a esperança de gols. O promissor Molo faz Fabriciano apostar num esquema diferente do utilizado na Liga Adelante: o 4-4-2, em dentrimento do 4-5-1 utilizado na temporada passada. Os andaluzes jogaram um dos futebol mais vistoso da segunda divisão espanhola em 2010/2011, mas precisa de um algo a mais para a disputa da elite. Um bom meia para jogar pelo flanco direito seria uma opção.

Levante (Victor Mendes)
Cidade: Valencia, Comunidade Valenciana
Estádio: Ciudad de Valencia
Em 2010/2011: 15º colocado
O cara: Barkero (meio-campista)
O treinador: Juan Ignacio Martinez
A promessa: El-Zhar (atacante)
Principal reforço: Barkero (Numancia)
Principal perda: Caicedo (Lokomotiv de Moscou)
Objetivo: meio da tabela
Time base (4-4-2): Munúa; Ballesteros, Javi Venta, Nano, Del Horno; Farinós, Barkero, Pallardó, Xavi Torres; Rubén Suárez, Aranda.

Em 2010/2011, após um excelente segundo turno, o Levante conseguiu a manunteção na elite espanhola. Os gols de Caicedo foram extremamente necessários para o objetivo dos blaugrana, até então treinados por Luis García. Entretanto, os dois principais nomes da campanha valenciana na temporada passada já não integram mais a concentração da equipe. Para o lugar de Caicedo, o bom Aranda (Osasuna) chega para assumir a vaga de titular no ataque.

O franco-marroquino El Zhar (Liverpool) e o atacante brasileiro Wellington (18 anos, revelado no Fluminense, com passagem pelas categorias de base do Arsenal) podem ser boas surpresas. A política de contratação do clube segue a mesma tendência dos anos anteriores: a contratação de jogadores mais experientes. Se repetir o bom futebol do segundo turno da temporada passada, os granotes conseguirão pela segunda vez consecutiva a permanência na Liga BBVA.


Málaga (Victor Mendes)
Cidade: Málaga, Andaluzia
Estádio: La Rosaleda
Em 2010/2011: 11º colocado
O cara: Júlio Baptista (meio-campista, foto)
O treinador: Manuel Pellegrini
A promessa:Isco Román (atacante)
Principal reforço: Van Nistelrooy (Hamburgo)
Principal perda: Quincy (Al-Sadd)
Objetivo: vaga na Liga dos Campeões
Time base (4-2-3-1): Caballero; Gamez, Demichelis, Mathijsen, Monreal; Camacho, Toulalan; Joaquín, Cazorla, Júlio Baptista; Van Nistelrooy.

60 milhões de euros foram gastos pelo sheikh Abdullah Al-Thani para reforçar o Málaga, equipe que mais chamou a atenção no mercado. Na temporada passada, recebeu uma onda de investimentos para escapar do rebaixamento. Agora, chegaram jogadores no atacado para buscar a Liga dos Campeões. E é preciso se dar um crédito aos malaguistas: escolheram bons nomes. Cazorla, Toulalan e Buonanotte dão talento e juventude ao meio-campo. A defesa, com Demichelis e Mathijsen, é um pouco pesada, mas o time tem elementos para brigar no segundo escalão do Campeonato Espanhol.

Adepto do 4-2-3-1, Pellegrini terá "problemas" para escalar a equipe na nova temporada. Com muitos jogadores de bom valor no meio-campo, disputas para o time titular estão em aberto. Nas coletivas da pré-temporada, o chileno tem procurado dizer que não há nada em mente para a estreia na Liga - que ironicamente será contra o Barcelona. Nem mesmo Júlio Baptista, grande herói na temporada passada, está com a sua vaga cravada na equipe titular, mesmo após, ao término de 2010/2011, Pellegrini ter dito que seria eternamente grato ao brasileiro. Rondón, artilheiro da equipe na Liga passada, irá disputar uma vaga no ataque com van Nistelrooy, que vem se destacando na pré-temporada. O elenco já está fechado; as interrogações, abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário