segunda-feira, 29 de agosto de 2011

2ª rodada: Um triplete para começar

Cristiano Ronaldo começa a Liga BBVA do jeito que encerrou a última: marcando gols (reuters)

Na última temporada, Cristiano Ronaldo encerrou uma Liga BBVA de ouro: com 40 gols, tornou-se o maior artilheiro de uma única edição da primeira divisão espanhola. Ontem, na estreia do Real Madrid na nova temporada da la liga, o gajo mostrou que está no mesmo ritmo com o qual terminou o campeonato passado: com um triplete, comandou os merengues à goleada no La Romareda frente ao Zaragoza e, de praxe, assumiu a artilharia ao lado de Soldado, que havia dado show no dia anterior.

Os jogos de domingo também marcaram a primeira polêmica. No Iberostar, o Mallorca venceu o Espanyol com um gol irregular de De Guzmán. Nos novos horários de domingo, os Atléticos decepcionaram: enquanto o Atlético de Madrid sentiu a falta de um atacante de ofício e não passou do zero com o Osasuna, o Athletic Bilbao ficou no 1 a 1 em plena Catedral com o Rayo Vallecano. A expectativa ficou pela estreia do novo Málaga. Entretanto, decepcionados estão aqueles que esperavam uma vitória: contra o rival andaluz do Sevilla, os blanquiazules sucumbiram diante de um inspirado Negredo e perderam por 2 a 1.

Confira, abaixo, a segunda parte do resumo da segunda rodada da liga bbva.

Zaragoza 0x6 Real Madrid
Real Mouravilla. O apelido dado pelo AS após a exibição de gala dos merengues na goleada no La Romareda faz todo o sentido: o Real Madrid de José Mourinho joga bonito e é um dos mais goleadores dos últimos anos. Na temporada passada foram 102 na Liga BBVA - 127 ao total -, enquanto que, na atual, os blancos começam a todo o vapor. O Real Madrid de ontem lembrou um pouco o da gestão de Vicente Del Bosque. Pelo menos nos números: foram 114 jogadas ofensivas, com 490 passes certos e incríveis 39 (!) chutes a gol. Ao Zaragoza, restou se lamentar: para uma equipe que contratou bem no mercado, o trator blanco passou por cima sem piedade. Os aragoneses chutaram apenas seis vezes ao gol.

Cristiano Ronaldo não foi o único destaque merengue na partida. Özil e Benzema não marcaram, mas foram os condutores do Real na partida. O turco-alemão foi essencial à medida em que o Real Madrid precisava de seu futebol. Quando o jogo estava zero a zero, enfiou uma bola na medida para Ronaldo abrir o placar. Depois, conduziu com maestria o jogo. O ex-merengue Guti se derreteu de elogio ao novo camisa: "ele é o verdadeiro craque do time", afirmou em sua conta no twitter. O francês, por sua vez, está a cada jogo deixando de lado a figura de preguiçoso. Onipresente, sufocou muito a saída de bola maña na partida. O artilheiro da equipe na pré-temporada, contudo, não balançou as redes. Mas o protagonismo é todo do camisa sete: com os três de ontem, chegou aos 103 com a camisa merengue, sendo 70 na liga espanhola. E isso tudo, vale lembrar, com apenas três temporadas em Chamartin.

Leia o relato do jogo e veja os gols aqui.

Athletic Bilbao 1x1 Rayo Vallecano
Na estreia de Josu Urrutia e Raúl Martín Presa na presidência de Athletic Bilbao e Rayo Vallecano, respectivamente, o resultado não agradou muito o novo presidente basco. Por outro lado, Presa não tem outro motivo para não estar feliz: no regresso do Rayo Vallecano à primeira divisão, os rojiblancos conseguiram arrancar um ponto em um dos campos mais difíceis da Espanha. Coopero, os franjiroyos foram sufocados durante boa parte dos noventa minutos, mas conseguiram achar um gol com Movilla. Ironicamente, o tento do meio-campista veio sete minutos após o gol marcado por Iturraspe. Notícia que animou o treinador Ramón Sandoval foi a boa partida do jovem Lass. Ainda que seja um jogador com ficha de filial, o ganês demonstrou que está à disposição do treinador e pode gozar de mais minutos na temporada. Sua entrada em campo coincidiu com a reação e o empate do Rayo na Catedral.

Marcelo Bielsa, por sua vez, tem uma coisa do que reclamar: a péssima conclusão de seus comandados na hora de finalizar as jogadas. Foram 14 chutes a gol, onde desses apenas nove foram em direção às redes de Dani. Muniain segue em uma grande fase e é, por enquanto, o jogador que mais tem crescido desde a chegada do chileno ao cargo técnico do Athletic. Susaeta, jogando pelo flanco direito, dessa vez não foi bem, assim como Ander Herrera, tímido em sua estreia. Principal jogador da criação rojiblanca, Ander Herrera atuou em uma posição diferente da que está acostumado a jogar. No suporte a Llorente, o jovem passou em branco.

Sevilla 2x1 Málaga
O Sevilla do primeiro tempo agradou muitíssimo. É verdade que tudo ficou fácil de cara com o gol de Negredo na primeira jogada da partida, com a defesa defendendo com ordem e que o meio de campo não teve muitos problemas para dominar seus visitantes. Medel chegava em tudo e Trochowski tinha mais posse de bola do que teve contra o Hannover. No ataque, Navas era um pesadelo para Eliseu, e Perotti enfrentava Gámez. Só Manu Del Moral estava um pouco apagado, o que contrastava com a inspiração de Negredo, iluminado. O madrilenho marcou o um a zero de cabeça, depois de uma cortesia de Navas. Depois, colocou a bola ao lado da trave, disparou duas vezes, assustou Willy Caballero e marcou o dois a zero depois de um repertório amplo de finalizações e tabelas com os seus companheiros, recebendo um passe de Perotti e colocando no gol, sem necessidade de parar a bola. Ele sozinho fez a partida ficar tranqüila para o Sevilla e fez com que as dúvidas aparecessem para um desacertado Málaga.

O Málaga teve a posse de bola; porém, não causava danos. Armado no 4-2-3-1, Toulalan e Apoño não geraram jogo. Bateram cabeça durante boa parte dos noventa minutos e deixaram o Málaga, na maior parte do jogo, sem criação. Joaquin e Cazorla saíram-se bem. O ex-Villarreal deixou sua marca com extrema categoria após boa cobrança de falta. Julio Baptista, é verdade, fez falta. Semo brasileiro, Pelegrinni optou por uma estranha recuada de Rondón para o centro da linha de três. Outra estranha opção do chileno foi a improvisação de Eliseu na lateral esquerda ao invés de Monreal, contratado no verão. Os rojiblancos deram a volta por cima após a eliminação na Liga Europa. Agora, com Perotti e Negredo iluminados, o Sevilla tem quinze dias para recuperar Rakitic e se rearmar com mais uma contratação.

Atlético de Madrid 0x0 Osasuna
Ainda sem Falcão, que não jogou devido a falta de um documento obrigatório para a inscrição na LFP, o Atlético de Madrid sentiu a falta de um centroavante de ofício e não passou de um empate insonso contra o Osasuna no novo horário da RFEF. O sol do meio-dia desgastou um pouco a equipe comandada por Gregório Manzano, que reclamou após o jogo do novo horário, marcado para atingir o mercado asiático. O domínio rojiblanco foi total. O meio-campo formado por Mário Suárez, Gabi e Tiago dominou por completo a partida, mas faltava um algo a mais.

Como bem disse Leandro Colares, "o Atlético dependia basicamente de uma jogada: as infiltrações em velocidade de Reyes. Fora isso, o repertório da equipe era limitado. Apesar da posse de bola, o 4-3-1-2 de Gregorio Manzano não funcionava. A ineficiência do esquema se justificava principalmente pela configuração de seu meio-campo. Os volantes-meias Tiago e Gabi têm pouca capacidade de armação, e raramente chegam ao ataque. Como conseqüência, Reyes ficava sobrecarregado na armação – função onde não se adapta tão bem – e o time criava pouco." Ontem, Reyes jogou à Messi no Barcelona e mostrou para Manzano que ali não é seu lugar. Se o treinador ainda não tinha justificativa para jogar no 4-3-3, o tem após a estreia.

Mallorca 1x0 Getafe
A primeira polêmica referente a arbitragem veio de Palma de Mallorca. No Iberostar, o jogo foi definido por um lance ilegal do Mallorca. Após chute de De Guzmán, a bola desviou em Moreno, que estava impedido, e acabou enganando Cristian Álvarez. Concentrando suas jogadas pelas verticais, o Mallorca mostrou uma clara proposta no jogo de ontem: marcar sob pressão e aproveitar os contra-ataques. Em relação aos blanquiazules, os bermellones já estão mais preparada para a temporada que está se iniciando. O elenco que Laudrup tem à mão é sim limitado, mas se supera na base da vontade. Os balereas mostraram que podem sim jogarem bonito mesmo sendo limitado tecnicamente. Pocchetino, por outro lado, fez o que pôde para buscar o resultado. Colocou Albín, Sergio Garcia e Thievy em campo, mas nenhum dos três melhorou o ímpeto do Espanyol na partida. Hoje os péricos anunciaram dois bons nomes que irão dar um bom upgrade no onze inicial: Vladimir Weiss e Pandiani.

Getafe 1x1 Levante
Com uma equipe titular totalmente diferente em relação à temporada passada, o Getafe mostrou que tem condições de brigar por alguma competição europeia. Apesar do empate contra os granote, inalterado em relação à última temporada, os azulones mostraram um bom futebol durante 70 minutos, quando venciam com contudência por um a zero. O Levante foi bem similar à equipe do segundo semestre de 2010/2011, jogando muito bem taticamente e complicando a vida dos rivais. Sem Caicedo, Ignácio Martín testou o 4-4-2 com Iborra no suporte a Barkero e Valdo. No entanto, só após a entrada de Aranda na segunda etapa, quando trocou o módulo tático para o 4-3-3, que os levantinos reagiram. Luis García, novo treinador do Getafe (e que reencontrou sua ex-equipe) não se mostrou satisfeito com o resultado. Na coletiva pós-jogo, o treinador declarou que, durante a partida, reprovou mais que aprovou algumas atitudes de seus comandados. E adiantou: fará mudança para a partida contra o Real Madrid.

Um comentário: