terça-feira, 30 de agosto de 2011

2ª rodada: Avassalador

Guardiola mandou a campo um 3-4-3 arriscado, sem zagueiros de ofícios, mas viu seu Barcelona golear com facilidade uma das melhores equipes do futebol espanhol (reuters)

No encerramento da primeira rodada da temporada, um Barcelona avassalador e sem quatro jogadores de defesa goleou facilmente um Villarreal abatido, com cara de desgastado. O resultado, que foi saindo com leveza, deixou o presidente do Villarreal indignado com o atual estado do futebol espanhol. "ou mudamos isso ou iremos matar o futebol espanhol", disparou Fernando Roig, referindo-se à política de cotas televisivas, que pagam um dinheirão aos gigantes da Espanha e uma migalha para os outros clubes. Isso ajuda os dois principais clubes a gastarem fortunas no mercado e montarem elencos superiores a qualquer outros, fazendo com que haja essa disparidade técnica existente no futebol espanhol já há três, quatro temporadas.

Barcelona 5x0 Villarreal
Foi fácil. Mais até do que o esperado. Na estreia do Barcelona no campeonato espanhol, contra o Villarreal, os blaugranas entraram em campo com um esquema tático diferente do habitual e mesmo sem forçar muito golearam o adversário por 5 a 0. Uma vitória barcelonista já era esperada, é verdade; mas não do jeito que aconteceu. A goleada no Camp Nou já cria dúvidas quanto a disputa pelo título da liga bbva: por mais uma temporada, Barcelona e Real Madrid largam muito na frente para disputar o troféu.

O Barcelona entrou em campo na segunda, por causa da partida contra o Porto pela Supercopa na sexta, querendo decidir a partida com rapidez. Sem quatro homens de defesa (Puyol, Piqué, Adriano e Daniel Alves), Guardiola arriscou: mandou a campo um 3-4-3 à Cruyff sem nenhum zagueiro de ofício (Mascherano, Busquets e Abidal) e com a linha de quatro bem ofensiva formada por Keita, que jogou no vértice baixo, Thiago Alcântara, Fàbregas e Iniesta. A admiração de Guardiola pelo esquema utilizado à época do Dream Team vem de longa data: em 2007, após uma partida do Barcelona de Rijkaard contra o Zaragoza, Pep escreveu sobre o módulo tático utilizado pelo holandês no La Romareda naquela noite (o artigo pode ser lido aqui, em castellano).

O Villarreal foi dominado facilmente. Completo, o elenco de Garrido mostrou uma faceta não vista antes: apequenou-se ante o adversário, no qual sempre costumava complicar a vida. Nas últimas cinco temporadas, os amarillos tiraram pontos do Barcelona três vezes no Camp Nou. Dessa vez, foram dominados por completo. Borja Valero atuou muito mal na ligação com o ataque e praticamente não armou nada para Rossi e Nilmar, que passaram nulos no jogo. Cani, atuando pela esquerda, talvez fez sua pior partida em anos: nervoso, não pareceu nem metade daquele jogador que foi um dos destaques da equipe na temporada passada.

No lado blaugrana, destaques para as boas partidas de Thiago e Fàbregas. Os jogadores, que eram incompatíveis para uns antes da chegada de Cesc, atuaram com contudência no meio-campo e mostraram a Guardiola que podem sim atuarem juntos. Keita e Mascherano, por suas vezes, foram bastantes mimados pelo técnico de Santpedor após o jogo, de maneira até estranha: "ninguém pode tocar neles. são minhas menininhas", afirmou o treinador, em um tom até irônico. Enquanto o meio-campo, mesmo desfalcado de Xavi, voltou a envolver o adversário, as principais notícias do pós-jogo foram direcionadas, mais uma vez, a Messi.

Com seis gols e três assistências em apenas quatro jogos na temporada, La Pulga caminha novamente para uma temporada monstruosa. Com o doblete de ontem, o argentino chegou a 186 gols na Liga Espanhola e tornou-se o terceiro maior artilheiro da equipe na história da competição. À frente de Messi, apenas Kubala (194) e César (235). É inegável pensar que, dentro de uma ou duas temporadas, salvo não se lesione gravemente, La Pulga assuma de vez a artilharia história dos catalães na LFP. Valdés também fez história: com 197 partidas, ultrapassou Zubizarreta e tornou-se o goleiro com mais partidas disputadas trajando azulgrená na história do clube da Catalunha.

Leia mais sobre as declarações de Fernando Roig, presidente do Villarreal, e Josep Maria Del Nido, presidente do Sevilla, aqui, em texto de Leonardo Bertozzi
Para ler sobre os jogos de domingo, clique aqui. Para ler sobre os jogos de sábado, clique aqui.

Um comentário:

  1. É, tá ficando sem graça… Ainda acho que só o Real pode parar o Barça, mas tá difícil!

    ResponderExcluir