sábado, 30 de outubro de 2010

Craques da LFP: Xavi Hernández

Xavi está no Barcelona desde 1991 e de lá para cá só evoluiu (Blaugranas.com)


Xavier Hernández Creus, ou simplesmente Xavi. Simples é uma palavra que muito tem relação com o futebol do meia, que só defendeu a Furia e o Barça. Jogador de técnica refinada, mas que jamais complica o futebol, tudo para ele parece mais fácil e acontece antes de que outros possam pensar na jogada. Xavi é um daqueles que vive o futebol e já declarou que é louco por futebol.


Nascido em Terrassa na Catalunha, Xavi começou sua carreira futebolistíca no principal clube da região, o Barcelona. Com 11 anos chegou à La Masia, e depois de seis anos já estava no Barcelona B. Durante esse período, o meia-central evoluiu muito seu jogo.

No time B Blaugrana, Xavi foi tido como o cérebro da equipe que conseguiu a promoção à Segunda divisão espanhola, comandado por Jordi Gonzalvo (ex-jogador das canteras do Barça). Chegar ao time principal foi questão de pouco tempo e em 1998 foi pela primeira agregado ao elenco dos Culés e jogou a Supercopa Espanhola contra o Mallorca.

2000 foi o ano em que o jovem meia passou a ser membro definitivo da equipe principal. Pela primeira vez Guardiola – Seu atual técnico – cruzou seu caminho. O dententor da titularidade à época se machucou, abrindo espaço para Xavi aparecer como titular, durante a recuperação de Guardiola.

A partir de Louis van Gaal em 2000, Xavi passou a ser membro fundamental de todos os treinadores que passaram pelo Camp Nou. O meia-central conquistava todos os comandantes por apresentar um estilo de jogo versátil, sabendo marcar, mas contando com muita qualidade nos passes e nos arremates de fora da área.

Porém, a grande mudança na sua carreira veio com Frank Rijkaard, em 2003-2004. Para quem não se lembra, Xavi era membro do time base Blaugrana, que recebeu Ronaldinho Gaúcho: Rüstü; Reizeger, Puyol, Márquez, O. López; Cocu, Xavi, Luis Henrique, Overmars; Saviola e Kluivert.

O técnico holandês soube aproveitar uma das principais qualidades do até ali meia-central/2° volante, o passe. Rijkaard adiantou Xavi, fazendo com que ele tivesse mais chances de finalizar e ceder mais assistências para os companheiros. Depois das mudanças, o meia virou nome importantissimo a equipe Blaugrana.

Porém, Xavi sofreu uma grave lesão durante o treino e ficou afastado dos gramados por aproximadamente seis meses. Sua volta foi ao banco de reservas na conquista da Liga dos Campeões 2005-06, no Stade de France. O meia não sabia, mas essa mudança proposta e executada por Rijkaard, mudou a sua carreira. De bom jogador, Xavi passou a ser considerado um dos melhores do mundo.

A temporada de 2007-08 foi seu grande ano. No Campeonato Espanhol, ele anotou sete gols – seu recorde até ali. E ao final das disputas pelo clube, Xavi se juntou à seleção espanhola para disputar a Eurocopa 2008. A Furia conseguiu o título batendo a Alemaha na final e Xavi foi proclamado o melhor jogador da competição.

No primeiro ano de Guardiola, Xavi manteve o ótimo momento vivido na temporada anterior e foi fundamental ao Barcelona, que ganhou todos os títulos que disputou. Pela Liga Espanhola foram 20 assistências, que o deu a liderança nesse quesito. Na Liga dos campeões também foi o líder nos passes para gol, com sete.

Com todos os títulos e papel importante neles, Xavi recebeu várias condecorações individuais. Veja a lista: Seleção do ano da FIFAPro, Seleção da UEFA, Melhor Jogador da Final da Liga dos Campeões, Melhor Meia da Liga dos Campeões, Melhor Meia do Campeonato Espanhol e Terceiro Melhor Jogador do Mundo pela FIFA e France Football. Haja espaço para tanto prêmio.

A temporada antes da Copa do Mundo não foi das melhores, pois lesões acompanharam seu ano. Porém mesmo assim, Xavi ficou com a liderança nas assistências do Campeonato Espanhol, foram 14 passes para os companheiros marcarem.

O Mundial chegou e para deixar de lado as desconfianças, a Espanha precisaria muito de Xavi. E o meia Blaugrana não fugiu da responsabilidade. Deu a marca ao jogo espahol, praticamente todas as jogadas passaram pelo seu pé. O resultado: Com Xavi, Iniesta e Villa, a Espanha levou seu primeiro título de Copa do Mundo e Xavi se tornou favorito ao título de Melhor Jogador do Mundo. Está claro, que Xavi é um dos que merece muito esse título.

Xavi Hernández
Nascimento: 25 de janeiro de 1980, em Terrassa
Posição: meio-campista
Clubes (incluindo o seu início nas canteras): Barcelona (1991-Até hoje)
Títulos: Cinco Ligas (1999, 2005, 2006, 2009 e 2010), Copa do Rei (2009), quatro Supercopas Espanhola (2005, 2006, 2009 e 2010), duas Ligas dos Campeões (2006 e 2009), Supercopa Europeia (2009), Mundial de Clubes (2009), Mundial Sub-20 (1999), Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos (2000), Eurocopa (2008) e Copa do Mundo (2010)

3 comentários:

  1. Belo texto, Pedro!!

    Saudações ao amigo e que continue nesse caminho!

    Abração.

    PS.: Craque é pouco para definir o Xavinho. Gênio do meio-campo, extra-classe, de outro mundo é o futebol desse nanico da camisa #6.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião ele é o melhor do mundo.

    mais um participante de alto nível nesse blog que está crescendo a cada dia

    beijos

    ResponderExcluir