domingo, 15 de agosto de 2010

Torneios de Pré-Temporada: Troféu Ramón de Carranza

Na edição desta temporada, o Espanyol sagrou-se campeão do torneio... e homenageou Dani Jarque, ex-capitão blanquiazul (reuters)

Um dos torneios mais tradicionais de pré-temporada na Espanha, é o troféu Ramón de Carranza. Disputado sempre entre os meses de Julho e Agosto, o troféu é uma competição veraneia de futebol que acontece na cidade de Cádiz, na Espanha, aos finais de cada verão desde 1955.

É conhecido popularmente como a taça das taças (el trofeo de los trofeos). O torneio é normalmente disputado por quatro equipes, o anfitrião Cádiz e outros três convidados, que se enfrentam em duas semifinais, disputa do terceiro lugar e a grande final.

Tudo começou em 1955, quando o Cádiz se viu afundando em dívidas, após a construção do estádio Ramón de Carraza (utilizado pela equipe até hoje em dia). Segundo analistas anfitriões da cidade, a crise econômica vivida pelo Cádiz à época da construção do estádio foi uma das maiores crises já vividas pelo clube. Para tentar minimizar a situação, os dirigentes dos amarillos tiveram algumas ideias para tentar salvar o clube. Foi então que Ramón Cilleruelo, presidente do clube àquela época, resolveu, aproveitando a abertura do estádio, criar um torneio de equipes de nomes, tanto da Espanha, quanto do resto do mundo. A ideia foi repassada a Vicente del Moral, delegado das festas de Cádiz, e a José León de Carranza, filho do ex-prefeito (Ramón de Carranza y Fernández de la Reguera, o homenageado). Foi José León quem aceitou a ideia do torneio e quem espalhou ao resto da Espanha a proposta.

Na primeiro edição do torneio, participaram: Sevilla, que aceitou rapidamente a proposta, e o Athletic Club de Portugal, com a equipe andaluz sagrando-se campeã. Só em 1958, quatro anos depois da criação do torneio, foi que o troféu ganhou o formato que prevalece até hoje. Naquele ano, Real Madrid (o campeão da edição desse ano), Sevilla, Áustria Viena e Roma foram os participantes. Em 1962, foi a primeira vez na história da competição que foi acontece uma disputa de pênaltis, ideia de inventada por Rafael Ballester, jornalista gaditano.

A edição desta temporada

Nesta temporada, o troféu já foi finalizado, com o Espanyol saindo-se campeão após derrotar o Atlético de Madrid na disputa de pênaltis. No jogo que abriu o troféu, os anfitriões do Cádiz saíram na frente com Bueno, de pênalti, mas Agüero empatou para os rojiblancos. Na disputa por pênaltis, deu Atlético de Madrid, ganhando por 6 a 5. No Sábado, foi hora de ver quem seria o outro finalista, num jogo disputado entre Sevilla e Espanyol.

O jogo foi emocionante, e Javi López abriu o placar para os péricos, aos 41 do primeiro tempo, mas cinco minutos mais tarde, Kanouté empatou a partida. 1 a 1, e nova decisão por pênaltis. Na decisão, vitória do Espanyol por 4 a 1, que o colocou na final do torneio junto ao Atlético de Madrid. Na grande final, deu Espanyol, nos pênaltis: 4 a 3. No tempo normal, ficou 1 a 1 (gol de Callejón para os péricos e Diego Costa para os rojiblancos).

Você pode conferir aqui todos os campeões deste tradiocional torneio que movimenta a parte norte da Andaluzia

Nenhum comentário:

Postar um comentário