terça-feira, 24 de agosto de 2010

Promessas: Sergio Canales

Texto de Igor Sternieri.

Formado na base do Racing Santander, o garoto chamou a atenção de vários clubes europeus após lances geniais. Após boa pré-temporada, o garoto ganhou a confiança de Mourinho (article.wn)

Meia canhoto de rara técnica. Dribles curtos, a bola dificilmente fica a mais de 50 centímetros de seus pés. Visão de jogo privilegiada e facilidade para enfiadas de bola em velocidade. Não, não é Messi o atleta descrito, mas sim Sergio Canales, a mais recente promessa espanhola, que nessa temporada fará parte do elenco galáctico do Real Madrid.

As comparações com o meia do Barcelona são inevitáveis, já que o modo de atuar e a área ocupada em campo são similares. Isso sem falar na enorme rivalidade entre Real Madrid e Barcelona que acirra os ânimos por esse tipo de discussão. Canales, assim como Messi, também pode atuar tanto como meia aberto pelos lados como enganche, mais próximo dos companheiros de ataque.

Embora seja considerado a principal revelação espanhola de sua geração, Canales ainda precisa mostrar mais regularidade e ser mais participativo para se tornar um novo Messi. Precisará também provar isso com uma camisa como a do Real Madrid, onde a cobrança é sempre pesada.

Talento não lhe falta, prova disso é a presença freqüente nas seleções de base da Espanha. Em 2008, foi campeão europeu sub-17: 4 a 0 sobre a França. Na última semana, chegou ao vice-campeonato europeu sub-19, perdendo a final para a mesma França por 2 a 1. Na semifinal frente a Inglaterra, Canales teve participação decisiva ao anotar um gol e uma assistência.

De Santander a Madrid: Uma rápida viagem
Canales chegou com 10 anos às canteras do Racing Santander. No início de sua trajetória no clube da região da Cantábria, o jovem talento atuava mais recuado no meio de campo, fazendo por vezes a função de volante. Com o passar do tempo, sua vocação mais ofensiva ficou evidente e Canales passou a atuar mais adiantado na meia cancha. E foi como meia ofensivo que o jogador despertou o interesse do técnico Juan Ramón López Muñiz, que comandava o Racing na temporada 2008/09. Canales fazia parte do elenco do Racing B, que disputava a Segunda Divisão B.

Com apenas 17 anos, Canales debutou nos gramados logo numa partida internacional frente ao FC Honka, da Finlândia, num cotejo pela Copa da Uefa, atual Liga Europa. O Racing venceu por 1 a 0 e Canales entrou aos 27 do segundo tempo com a camisa 27, a mesma que usaria durante toda a sua passagem pelo clube.

Embora fosse visto como um jovem talentoso e promissor, Canales teve poucas chances entre os onze inicial na temporada 2008/09, atuando com mais frequência no Racing B. Pelo time principal entrou no decorrer de mais 6 cotejos da Liga Espanhola, disputando apenas 105 minutos.

Na temporada seguinte, Canales continuou tendo poucas oportunidades, dessa vez sob o comando de Juan Carlos Mandiá. Nas dez primeiras rodadas foram apenas duas aparições e modestos 34 minutos em campo. No entanto, o técnico caiu após a décima partida e Miguel Ángel assumiu o posto. O novo treinador deu espaço a Canales, que no primeiro jogo como titular anotou dois gols na goleada sobre o Espanyol por 4 a 0.

No entanto, a grande atuação de Canales ainda estava por vir. Contra o Sevilla, em pleno estádio Ramón Sánchez, o jovem meia canhoto fez uma partida de gala, anotando os dois gols da vitória por 2 a 1. E dois belos gols, diga-se de passagem: um por cobertura encobrindo o goleiro Palop e no outro driblou o arqueiro e deixou um defensor no chão antes de estufar as redes.

Com as boas atuações, Canales tornou-se o artilheiro do time ao final do primeiro turno com cinco gols marcados e despertou o interesse dos grandes clubes europeus. Manchester United, Arsenal, Chelsea e Manchester City queriam contar com o jogador, mas o meia foi adquirido pelo Real Madrid. O valor da negociação não foi divulgado, mas se especula que girou em torno de cinco milhões de euros, quantia até baixa se tratando do clube merengue, ainda mais quando se observa o talento e a juventude de Canales.

O jogador assinou um contrato de 6 temporadas, mas a princípio o clube poderia liberar Canales para atuar por mais um ano com a camisa do Racing a fim de adquirir mais experiência. Contudo, o técnico José Mourinho fez questão de contar com o meia já na temporada 2010/11, frustrando a direção do time da Cantábria.

Depois da venda para o Real Madrid, Canales teve uma leve queda de rendimento, um pouco em virtude da má fase técnica do Racing Santander que brigou contra o rebaixamento durante toda a campanha. Foi o décimo quinto colocado com 39 pontos, apenas três acima do último rebaixado. Mesmo assim Canales terminou a temporada como o principal destaque da equipe na Liga Espanhola com seis gols marcados e quatro assistências nas 26 partidas disputadas (19 como titular). O jogador também foi escolhido o melhor meio-campista jovem do campeonato.

No Real Madrid, a concorrência por uma vaga de titular como meia ofensivo não será fácil, já que terá como adversários Kaká, Cristiano Ronaldo, Di Maria, Van der Vaart. Em tese, Canales deve ser uma opção para o segundo tempo, mas o próprio meia demonstra não se preocupar muito com isso. Canales declarou à imprensa espanhola que o aprendizado no Real Madrid começa desde o momento em que ele subir ao ônibus do clube. Para sorte de Canales, o jovem fez uma boa pré-temporada e ganhou a total confiança de Mourinho. Para complementar, Kaká, titular da posição onde joga o Canales, ficará quatro meses fora.

Um ponto importante para o amadurecimento do jogador é José Mourinho, reconhecidamente um melhores técnicos do mundo. Sob o comando do português, Canales terá uma ótima oportunidade para incrementar ainda mais seu futebol e torná-lo mais regular e decisivo.

Sergio Canales
Nome: Sergio Canales Madrazo
Nascimento: 16/fev/1991, em Santander (ESP)
Posição: Meia
Altura: 1,76 cm
Peso: 65 kg
Clubes: Racing Santander (2008 a 2010) e Real Madrid (desde 2010)
Títulos: campeão europeu sub-17 (2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário