sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Menos contratações e mais promoções

Canteranos das últimas duas temporadas vitoriosas do Barça (Elmundodeportivo)

Que o Barcelona é um dos principais times com poder financeiro da Europa ninguém tem dúvida; que a contratação de David Villa é uma das principais do mercado europeu e a principal do mercado de transferências do futebol espanhol também não se tem nenhuma dúvida. Por outro lado que Sandro Rosell iria assumir o Barcelona com um déficit grandioso era outra coisa que ninguém sabia.

O Barcelona tem planos de títulos e planos grandes para a temporada que está prestes a se iniciar, tentando buscar todos os títulos na temporada com um ataque que pode ser fulminante com a chegado do Guaje, mas também vai apostar alto, muito alto. O clube deve apostar mais de metade de suas fichas em sua base, a famosa cantera, base que, por sinal ,vem dando certo, considerada hoje em dia uma das melhores do mundo, com uma formação de jogadores de alto nível. Contudo, isso pode ser um problema: o clube tem um "onze incial" de uma qualidade de dar inveja em qualquer time do mundo, todavia, o time tem poucas peças de reposição à altura.

O projeto do clube blaugrana é o seguinte: Basicamente contratar dois jogadores por temporada e ser for possível subir quatro jogadores do Barça Atlètic - a filial do clube -, sendo assim, com os jogadores que se desligam do clube, o Barcelona sempre terá reposições de qualidade, mas toda regra foge a sua exceção - ainda pode-se ter alguma contração para essa temporada -. Consequentemente ai que pode vir um futuro problema: Nem todo jogador da cantera é um Piqué, Puyol, Xavi ou Iniesta, sem comparações com Messi, a qualidade é grande, mas é inevitável não pensar em jogadores de outros clubes, de renome, são essenciais para um clube do porte do Barcelona.

Nesta temporada atual se chegar alguém a mais será apenas um para repor alguma posição que necessite de qualidade imediata, no caso, seria para a reserva de Sérgio Busquets, na volância. De fato, outros quatro jogadores que ingressarão ao time principal serão da filial e já temos os seus nomes: o zagueiro Andreu Fontàs, o volante Oriol Romeu e os meio campistas Jonathan dos Santos e Thiago Alcantâra, todos esses jogadores tem um potencial enorme a ser explorado, mas tem que ser explorado aos poucos, e ninguém melhor que Pep Guardiola para fazer isso. Ele sabe como transformar os jogadores jovens e com potencial em verdadeiros craques. No mais, é necessário dar tempo a eles e principalmente experiência no time principal e em jogos importantes.

Canteranos nos treinamentos do time principal (sport)

Sem dúvida nenhuma o Barcelona tem muita credibilidade em relação aos seus jogadores jovens, não é por acaso que tem o melhor jogador do mundo e sete jogadores formado em casa campeões mundias com a fúria. Além da chegada do Villa, o versátil Adriano (ex-Sevilla) chegou ao clube, dois jogadores que junto com os novos jovens que serão promovidos irão ajudar o Barcelona na busca por títulos.

Os blaugranas continuam como os favoritos aos títulos que disputarem e quem sabe uma nova jóia do futebol mundial possa estar aparecendo nos próximos meses.

Um comentário:

  1. Olha o resultado dessas promoções ae. Guardiola dando muito mole em aproveitar mais a cantera do que as opções do mercado.

    ResponderExcluir