quinta-feira, 22 de abril de 2010

Coadjuvantes da LFP: Gonzalo Higuaín

Raça, vontade, artilheiro e amor à camisa. Algumas das características que podemos destacar em Higuaín (corazón blanco)

Gonzalo Higuaín é um jogador de futebol argentino, mas nascido em Brest, na França. Proveniente do River Plate, se transferiu, na janela de inverno da temporada 2006-07, junto com Gago e Marcello, para o Real Madrid. Higuaín é uma das jovens promessas do futebol argentino. É o terceiro filho do famoso defensor Jorge "el Pipa" Higuaín e irmão do jogador Federico Higuaín. Deixou a Franca com apenas 10 meses e não voltou até a Copa do Mundo de 1998. Embora não saiba falar a língua francesa, possui passaporte francês por ter nascido la. Nos últimos meses, há sido comparado pela imprensa com Gabriel Batistuta, artilheiro histórico da seleção argentina.

O franco-argentino estreou na primeira divisãoa argentina no dia 29 de maio de 2005, na derrota do River Plate ante o Gimnasia y Esgrima de La Plata por 2 a 1, pela 15ª rodada do Clausura daquela ano. No dia 8 de outubro de 2006, marcou dois gols frente ao Boca Juniors no superclássico do futebol argentino, onde o River venceu por 3 a 1 sendo o Pipita a figura da partida, junto com seu companheiro Fernando Belluschi. Foi o ápice para o seu treinador, Daniel Passarella, declarar que o franco-argentino tinha um "enorme futuro" e que estava "destinado a ser uma grande estrela".

Em agosto de 2006, o River Plate vendeu 50% de seu passe para o grupo Media Sport Investment (MSI), pertencente ao empresário iraniano Kia Joorabchian. Na Libertadores daquele ano, "calou" todo o Pacaembu, ao marcar 2 gols sobre o Corinthians, na vitória por 1 a 3 do River Plate, em que gerou uma enorme confusão no estádio paulista. Devido as suas grandes atuações, começou a rolar grandes rumores que equipes como Milan, Lazio, Manchester United e Chelsea, o pretendiam. Após a contratação de Marcello, pelo Real Madrid, começou a se especular uma possível contratação de dois jogadores da liga argentina: Fernando Gago, do Boca Juniors, e o próprio Gonzalo Higuaín. Ambos acabaram sendo contratados.

A chegada no Real Madrid
No dia 14 de dezembro de 2006, o River Plate chegou à um acordo com o Real Madrid para a venda do jogador franco-argentino por 12 milhões de euros, segundo cifras oficiais. Após finalizar o Apertura 2006 transferiu-se para o Real Madrid, com um contrato de 6 anos e meio de duração. Suas primeiras declarações como jogador merengue foram: " É genial ter a oportunidade de jogar em um clube tão importante como o Real Madrid. Me sinto orgulhoso de eles terem me contratado".

Sua estreia na equipe madrileña foi no dia 11 de janeiro de 2007, frente ao Real Bétis na Andaluzia, o resultado foi um apático 0 a 0 onde Higuaín foi convocado pra partida, mas não saiu do banco de reservas. Sua estreia oficial chegou três dias depois, no dia 14 de janeiro, contra o Real Zaragoza, no Santiago Bernabéu. Higuaín jogou muito bem e criou inúmeras ocasiões de gol e deu a assistência do único gol da partida, marcado por van Nistelrooy. Seu primeiro gol na Liga BBVA aconteceu no dia 24 de fevereiro do mesmo ano e com grande estilo: no dérbi de Madrid, contra o Atléti, no Vicente Calderón. Ele marcou o gol de empate do time blanco, no jogo que acabou 1 a 1. Seu primeiro gol no Santiago Bernabéu foi inesquecível, afinal, ele marcou nos últimos minutos do jogo contra o Espanyol, na vitória por 4 a 3, que deu a liderança do torneio pro Real Madrid e, rodadas depois, o título.

Na temporada 2007-08, continuou sendo determinando para a equipe madrileña. No jogo que consagrou o Real Madrid campeão pela 31ª vez, o Real Madrid perdia para o Osasuna por 1 a 0, e Higuaín entrou no segundo tempo. Ele viu Robben marcar o gol de empate, foi o autor do gol que culminou a virada do time e, consequentemente, do título do clube. Apesar disso, Higuaín voltou a banco quatro dias depois, quando o Real Madrid jogaria o superclássico do futebol espanhol contra o Barcelona, partida ao qual ficou conhecido pelo o Barcelona ter realizado o passilo ao Real Madrid. O jogo acabou 4 a 1 pro Real Madrid e Higuaín entrou no segundo tempo e deixou sua marca.

Na temporada 2008-09 teve uma grande oportunidade de ser titular devido a grave lesão sofrida pelo holandês van Nistelrooy. Foi um jogador chave dessa temporada e marcou 4 históricos gols contra o Málaga, no Santiago Bernabéu. Ironicamente, a última vez que um jogador merengue tinha conseguido tal feito, foi o próprio van Nistelrooy, em Setembro de 2006. Na atual temporada é o grande destaque do time madrileño, junto com Cristiano Ronaldo, e, contra o Valladolid, anotou o seu segundo hat-trick desde que chegou ao clube.

Na seleção argentina vai cativando seu espaço. Marcou um gol decisivo contra o Peru, nas eliminatórias, e marcou um gol importante contra a Alemanha, num amistoso internacional. Seus únicos gols profissionalmente pela seleção Argentina. Esses gols parecem ter cravado um lugar de titular no ataque na Copa do Mundo de 2010, ao lado de Lionel Messi.

Gonzalo Higuaín
Nome completo: Gonzalo Gerardo Higuaín
Data de nascimento: 10 de dezembro de 1987
Local de nascimento: Brest, França.
Altura: 1,84 m.
Peso: 75 kg.
Apelido: Pipita, El Pipa, Le Pipo.
Títulos: Liga BBVA (2006-07; 2007-08), Supercopa da Espanha (2008)

3 comentários:

  1. Prezados,
    Parabéns pelo blog, muitíssimo interessante!
    Se tiverem um tempinho, conheçam também http://calcioseriea.blogspot.com.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Belo Texto, Higuain é um daqueles que ficariam encostados no projeto galático, mas provou que é melhor q o Benzema.Vcs Podiam fazer um artigo sobre Sneijder e Robben e como os dois craques foram despejados do Madrid


    Erratas: fernando belluschi

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos elogios, Matador, e também pela correção. Estamos pensando na possibilidade desse artigo (sobre Robben e Sneijder). Mais uma vez, obrigado!

    ResponderExcluir