quarta-feira, 7 de março de 2012

Visita ao Old Trafford

Em seu melhor momento da temporada, o Athletic Bilbao vai encarar o Manchester United confiante (getty images)

Nesta quinta-feira, 8 de março, o Athletic Bilbao vai a Manchester encarar o Manchester United pelo jogo de ida das oitavas-de-finais da Liga Europa. A partida marca um divisor d'águas na história do Athletic Bilbao nos últimos tempos. Brigando para voltar a disputar Champions League, a equipe tem condições de fazer história na segunda principal competição do velho continente. O treinador escocês Alex Ferguson, o volante Carrick e o goleiro espanhol De Gea já destacaram os pontos fortes dos bascos. O ex-Atlético de Madrid deixou claro que o desempenho tem que melhorar caso o Manchester queira se classificar. Em âmbito europeu, os Red Devils têm deixado a desejar. A eliminação precoce na LC foi marcada por derrotas para Basel e Benfica e empate contra Otelul Galati.

Marcelo Bielsa parece ter claro em mente que irá ao Old Trafford com sua melhor equipe disponível. O onze de gala, contudo, não terá a presença do suspenso Amorebieta, expulso contra o Lokomotiv Moscou por ter recebido dois cartões amarelos. Em sua ausência, provavelmente deve jogar Iturraspe, que, aliás, foi titular no dérbi vasco. O provável também é que Javi Martínez volte ao centro da zaga puxando Iturraspe para a volância. Nada deve mudar em relação aos jogos importantes da temporada. Iraizoz; Iraola, Javi Martínez, San José, Aurtenetxe; Iturraspe, De Marcos, Ander Herrera; Susaeta, Llorente, Muniain é a equipe que deve entrar no Old Trafford, salvo algum imprevisto.

A cidade de Bilbao está uma verdadeira loucura com a temporada de seu principal representante no futebol. A 6ª colocação na Liga Espanhola, somadas a final da Copa do Rei e o duelo contra o Manchester elevam à condições de heróis o clube. É algo histórico e os aficionados sabem disso. De acordo com o Mundo Deportivo, a viagem da torcida basca a Manchester será o maior movimento de uma torcida a outro país, excetuando as finais de LC e Liga Europa/Copa da Uefa. Além das 4.138 entradas iniciais recebidas pelo Athletic por parte dos Reds Devils, o escasso interesse que a torcida mancuniana demonstra pela Liga Europa provocou um aumento na carga: mais 2.500 cargas estão à disposição dos torcedores rojiblancos. O esperado é que 8.000 torcedores vão à Inglaterra assistir ao duelo. Por questão de segurança, a Ertzaintza, departamento policial do País Basco, também viaja a Manchester para coordenar, junto com a polícia local, a segurança referente ao encontro.

Confiante, os leones irão para o jogo de ida sem medo. O poder de fogo do Athletic Bilbao contrasta com o interesse aparente do Manchester United na competição. Hoje, o Athletic Bilbao, em desempenho, é a terceira melhor equipe da espanha. Chegou à maturidade com os reforços cirúrgicos, a manuntenção da base, a progressão de alguns jogadores da era Caparrós, o resgate do melhor Llorente, uma defesa mais segura, um meio-campo técnico e combatente e um Muniain cheio de gás na esquerda. O futebol de toque de bola, marcação pressão e paciência para chegar ao gol lembra, de longe, o do Barcelona. E, como sabemos, os blaugranas derrotaram por duas vezes o time de Ferguson em finais de LC recentemente. O favoritismo está do lado vermelho, mas os rojiblancos estão no topo do País Basco e no trilho certo para voltarem à Champions League e avançarem de fase na Liga Europa.

Um comentário:

  1. Vai ser um jogão. E tomara que, assim como previ, o Athletic vença a Liga Europa esse ano.

    ResponderExcluir