domingo, 18 de março de 2012

O ás de Javier Clemente

Lançado contra o Barcelona no Camp Nou, Mendy não fez feio e ganhou a confiança de Javier Clemente (LFP)

O Sporting Gijón luta contra o rebaixamento. A fase é tão ruim que imaginar a equipe disputando a Liga Adelante na temporada que vem não é nada surreal. Até Manolo Preciado, unanimidade na cidade e dentro do clube, foi demitido pelo presidente Manuel Vega-Arango devido aos péssimos resultados. A chegada de Javier Clemente até o momento não faz efeito. Em seis jogos, apenas uma vitória, ironicamente contra o Sevilla treinado por seu desafeto Míchel. Com 24 pontos, está na 19ª colocação, a três do Villarreal, primeira equipe fora do descenso. O sofrimento, portanto, continua.

Na Inglaterra, uma forma de sustentar o modelo de jovens promissores é recorrer a empréstimos. Por exemplo, para botar fé em Cleverley e Welbeck em compromissos difíceis, Alex Ferguson primeiro os cedeu a Wigan e Sunderland, onde eles se desenvolveram demais. Os jovens retornam confiantes e dão respostas imediatas ao clube e a essa ideia. Sem escolha, Clemente não tem para onde ir e aposta seu emprego em Mendy. A estreia do garoto foi justamente no Camp Nou e o senegalês não fez feio. Deu bastante trabalho a Abidal e foi responsável pela jogada do gol de Barral. Desde lá, passou a ser o ás do treinador.

Revelado nas categorias de base do Lyon, transferiu-se ao Lens em 2006, com 17 anos. Lá, acabou emprestado ao pequeno Istres Ouest Provence e, posteriormente, ao Puertollano, da Segunda Divisão B espanhola. À época, fez boas partidas nas rodadas iniciais da Copa do Rei, sendo responsável por 4 dos 6 gols de sua equipe. Após isso, chamou a atenção do Real Madrid e do Áris, da Grécia, que chegou a oferecer uma boa grana ao clube francês, detentor de seu passe, para firmar contrato. Uma hepatite contraída durante o mercado de inverno de 2010, no entanto, acabou fazendo Mendy ser reprovado nos exames médicos do clube grego. Ao final daquela temporada, o Sporting Gijón contratou-o, deixando-o inicialmente na equipe B.

Vertical, rápido e dono de um bom chute, o garoto tem plena convicção da oportunidade que Clemente lhe dá. Há três dias, agradeceu: "sou eternamente grato a ele. Clemente abriu as portas do Sporting e do futebol para mim", disse. Com 23 anos, ainda tem ficha de jogador da filial, embora numa provável manuntenção dos asturianos na elite deva ser efetivado de vez à equipe A. O ex-treinador da seleção parece disposto a dar mais chances aos jovens. Ontem, na derrota para o Granada, por exemplo, além de Mendy, outros dois jogadores com fichas do Sporting Gijón B iniciou na equipe titular: o zagueiro Orfila e o volante Galvez. No banco, ficou o goleiro Cuéllar, de 21 anos.

Casado, pai de um filho e filho de emigrantes vindos da Guinea-Bissau , possui passaporte triplo: senegalês, francês (jogou com a seleção sub-17) e guinea-bissau, onde já disputou um amistoso com a seleção absoluta. Mendy tem algo especial: a facilidade para fazer gols. Apto a atuar nos dois lados, tem sido escalado por Clemente mais aberto à direita no 4-2-3-1 rojiblanco. O menino que faz o Sporting Gijón concentrar as ações ofensivas pela direita começa a cair nas graças da torcida, mesmo com a situação tensa com a qual passa os asturianos.


Um comentário: