quarta-feira, 21 de março de 2012

28ª rodada: Hay Liga?

Cristiano Ronaldo lamenta: Real Madrid desperdiça muitas ocasiões, sofre castigo no final e vê vantagem sobre Barcelona diminuir. Liga reaberta (getty images)

Real Madrid 1x1 Málaga
O Málaga já havia batido na trave nos confrontos da Copa do Rei ante o Real Madrid. Dessa vez, fez bonito: jogou bem, fez um primeiro tempo tão superior quanto os merengues, não abaixou a cabeça após o gol de Benzema e, com um golaço de falta de Cazorla, empatou a partida nos minutos finais. O Real Madrid, por sua vez, tem muito a lamentar. Perdeu gols infantil, deixou de matar a partida e sofreu o castigo no final. Além disso, a vantagem para o rival Barcelona diminuiu para 8 pontos. É verdade que é muita coisa ainda, mas a atenção já tem que estar maior: os merengues têm uma tabela mais difícil que os azulgrenás e pegam, à exceção do Levante, todos os primeiros 7 colocados fora da capital. Consequentemente, haverá um superclássico no Camp Nou.

Sevilla 0x2 Barcelona
No sábado, o Barcelona fez sua parte. Num estádio onde costuma tropeçar (empatou na temporada passada), se vingou do empate do primeiro turno, quando Javi Varas defendeu um pênalti de Messi. No final de semana, o protagonismo se inverteu: Javi Varas, que perdeu a titularidade para Palop, viu Messi anotar (mais) um golaço e se aproximar da marca de maior artilheiro da história do Barcelona- que, aliás, superou ontem na partida contra o Granada, onde falaremos mais no resumo da 29ª rodada. O segundo tempo barcelonista foi bem fraco. Errando passes bobos e finalizando pouco à meta de Palop, o grupo foi chamado atenção por Guardiola, que, na coletiva, disse que jogos como esse podem tirar a equipe das semifinais da Champions League. Sobre o título da Liga, voltou a afirmar: não será possível ganhar. Blefe?

Athletic Bilbao 0x3 Valencia
No duelo das duas melhores equipes do futebol espanhol excluindo Barcelona e Real Madrid, o Valencia ratificou a volta da boa fase. Se os últimos resultados ligavam o alerta ché, que tinha o 3º lugar à perigo, a equipe de Unai Emery voltou a se distanciar dos rivais. Com hat-trick de Soldado, que também desencantou, ganhou moral ao vencer um adversário que estava com tudo após eliminar o Manchester United. O Athletic, por sua vez, sentiu a falta de Llorente. Sem seu principal artilheiro, fora da partida por desconfortos musculares, Bielsa armou a equipe no 4-1-4-1, com Susaeta na referência (Toquero também estava fora, mas por suspensão). O argentino viu seu jogador mal encostar na bola e ainda viu Ander Herrera, principal armador basco, muito bem marcado. Muniain ainda tentou fazer algo, mas sem sucesso.

Levante 1x0 Villarreal
Ao final da Liga, o Levante pode não conquistar uma vaga na próxima UCL, mas se tivesse prêmio de equipe mais guerreira, certamente iria para os valencianos. Com um elenco limitado, com uma média de idade de 29,1 (o mais velho da Liga Espanhola), os azulgrenás não desistem: continuam, a essa altura do campeonato, brigando pela principal competição europeia. Com o empate do Málaga, a equipe comandada por Juan Ignácio Martínez voltou ao 4º lugar. As emoções no jogo do meio-dia espanhol no Ciutat de Valencia foram do início ao fim. Literalmente. O gol que decretou a vitória levantina, marcado por Xavi Torres, saiu aos 47 minutos do segundo tempo. O resultado de uma nova derrota, pelo lado do Villarreal, foi a demissão de Juan Molina, três meses depois de assumir o cargo técnico. O terceiro treinador do Submarino Amarelo na temporada foi anunciado um dia depois: Miguel Ángel Lotina, que foi rebaixado com o Deportivo La Coruña na temporada passada.

Espanyol 3x1 Racing Santander
A Coutinhomania chegou a Barcelona. O brasileiro Phillipe Coutinho foi mais uma vez decisivo, marcou um gol importante para a vitória do Espanyol e saiu de campo ovacionado pelo Cornellà El-Prat. O promissor meio-campista foi chamado pelo Marca de "jovem da moda". A grande partida blanquiazul dá uma boa notícia a Maurício Pochettino: os jogadores estão centrados e querem buscar uma vaga nas competições europeias. O Racing Santander, por sua vez, depende demasiado de Adrián e Stuani e não tem recursos ofensivos. O rebaixamento é algo real. Abriu o placar cedo e recuou, chamando o Espanyol para o seu campo. Não aguentoua pressão e cedeu os três pontos. Falta opções e padrão tático, que o treinador Cervera não tem encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário