sexta-feira, 9 de março de 2012

Inimigos

Javier Clemente e o tão falado aperto de mão (El Mundo Deportivo)

Quando Sporting Gijón e Sevilla entrarem em campo amanhã, as câmeras se voltarão ao dois treinadores. Uma pergunta não quer calar: irão se falar antes da bola rolar? Javier Clemente e Míchel não vão com a cara um do outro. A rodada 27 da Liga BBVA irá marcar o tão esperado reencontro. Há dois anos, o basco renunciou um aperto de mão por parte do Míchel, quando até então treinava o Valladolid e o madrilenho, o Getafe. Suas diferenças são velhas, dos tempos de seleção. A inimizade atual entre os dois começou quando Clemente treinava a Fúria.

No início da década de 90, o atual treinador do Sporting Gijón resolveu não contar mais com Míchel e seus companheiros de Real Madrid, a famosa Quinta Del Buitre, sexteto de sucesso na década anterior. O basco pôs um fim à era do grupo na Roja. Desde novembro de 1992, Clemente não voltou a convocar Míchel para a seleção. Contudo, o ato que mais intensificou a relação da dupla aconteceu quando Míchel foi convidado pelo Marca a escrever uma coluna às vésperas da Copa do Mundo de 2002. O madrilenho aproveitou para atacar Clemente, à época treinador do Tenerife, e a guerra começou.

O ocorrido aconteceu em abril de 2002. Quase dez anos depois, fontes pessoais de Clemente afirmam que o basco não perdoou aquilo que intepretou como um insulto. A ferida, pelo visto, segue sem se cicatrizar. Hoje, os dois treinadores falaram na coletiva pós-jogo. Clemente manteve uma postura diferente da habitual. Explicou que, obviamente, sentiu-se ofendido e afirmou que Míchel deve estar arrependido. Ainda deixou claro: "falando ou não falando com ele, isso não importa. Em minha mente, no momento, estão apenas os três pontos. Eu me preocupo com meu time e ele, com o dele", sentenciou. Por sua vez, o treinador sevillista esquivou-se do assunto. "A partida de amanhã é tão importante que fatos extracampos não merecem serem citados", disse.

Abaixo, segue a tradução do trecho da fatídica coluna de Míchel ao Marca.
"Clemente segue subindo na Gabarra há 20 anos. Suas palavras sincronizam com seus feitos, ou seja: são vazias. É incapaz de analisar e manifestar sua impotência como técnico. É mercenário. Alguns clubes já sofreram com isso. Mas Clemente prefere abafar tudo. É triste olhar para o Tenerife e ver a situação pela qual passa. O descenso é muito provável. Clemente, entretanto, falará apenas em melhorar seu handcap no único campo que interessa: o de golfe. É um fato que não tocará no assunto fracasso. Isso, na realidade, não interessa nem ao próprio Clemente. Uma pena".

O AS também explicou o início da briga entre os dois. Para quem entende de espanhol, fica a dica.

27ª rodada
Sábado, 10/mar
Real Sociedad x Zaragoza
Málaga x Levante
Sporting x Sevilla
Betis x Real Madrid

Domingo, 11/mar
Atlético de Madrid x Granada
Espanyol x Rayo Vallecano
Valencia x Mallorca
Racing x Barcelona
Osasuna x Athletic Bilbao

Segunda-feira, 12/mar
Villarreal x Getafe

Nenhum comentário:

Postar um comentário