segunda-feira, 26 de março de 2012

30ª rodada: Esperanças

Quem diria que os torcedores do Zaragoza viriam um Apoño tão decisivo na reta final de Liga? (getty images)

Zaragoza 1x0 Atlético de Madrid
Nas duas temporadas anteriores, o Zaragoza salvou-se do rebaixamento graças a um excelente segundo turno. Os maños fizeram campeonatos semelhantes: um primeiro turno decepcionantes, que o manteram na última colocação, e uma segunda metade da temporada tão incrível que tirou a equipe não só do último lugar como da zona de rebaixamento. Em 2011/2012, o roteiro parecia caminhado. Mesmo com um elenco um pouco superior em relação a outrora, a campanha blanca conseguiu, nos primeiros seis meses, ser pior do que nos dois últimos anos. O roteiro já estava escrito e necessitava apenas de uma revisão para cortar excessos e acrescentar uma ou outra linha. Apagar tudo o que havia escrito e começar uma nova história, ainda que baseada na antiga, dependeria do Zaragoza. Pode parecer um pouco tardia, mas o inicio da recuperação começou. O dejá vú será permitido?

Os 9 pontos ganhos em 15 disputados dá uma sobrevida sensacional à equipe de Aragão. Mais: com os adversários diretos pelo descenso pontuando pouquíssimo, os comandados de Manolo Jiménez chegaram aos 25 pontos de Sporting Gijón e Racing Santander, os dois outros times da zona de rebaixamento, ficando a seis do Granada, primeira equipe fora do descenso. Em campo, melhora defensiva e atuações decisivas de Apoño tem feito a diferença. Contra o Valencia, já havia feito dois gols. Ante o Atléti, um gol de pênalti aos 49 minutos do segundo tempo que levou La Romareda à loucura. A solvência defensiva dada por Jiménez a linha de 4 tem feito efeito. O grande trabalho de Lanzaro, Mateos, Paredes e Abraham impediram Falcão García, Arda Turan, Adrián e Sálvio levarem perigo à meta de Roberto. Enquanto isso, do lado colchonero, tornou-se tarefa árdua a conquista de uma vaga na próxima LC.

Espanyol 1x2 Málaga
A vitória malaguesa em Barcelona foi daquelas que eleva a moral do grupo. Contra um adversário direto, que abriu o placar através de cobrança de falta à Ronaldinho Gaúcho de Phillipe Coutinho, destaque blanquiazul nos últimos jogos, a equipe não se abateu, manteve a calma e jogou como contra o Real Madrid, há duas semanas. Por um lado, a vitória mostra uma outra faceta e ratifica a força do elenco. Se Rondón e Cazorla, melhores jogadores da temporada, não foram decisivos, apareceu Demichelis e, quem diria, van Nistelrooy para tirarem o Málaga do sufoco. O holandês, que não terá seu contrato renovado, renasce das cinzas em um momento crucial. Ao Espanyol, por sua vez, faltou ser letal. É uma equipe boa de ser ver jogar, pela proposta de jogo voltada ao ataque, a ousadia de Coutinho e Weiss pelo flanco, mas faltou acertar o último de passe e alguém com olfato de gol na frente. Uche esteve em noite terrível e pouco participou do jogo. A partida marcou uma curiosidade das mais irônicas: Kameni, que atuou no Espanyol por oito temporadas, estreou no Málaga justamente no Cornellà El-Prat. Ovacionado pela torcida périca antes da bola rolar, fez uma partida boa.

Getafe 3x1 Valencia
O Valencia segue em situação de alerta. Após a excelente vitória em Bilbao, os chés desandaram. Não bastasse a derrota para o colista Zaragoza em pleno Mestalla no meio da semana, foram engolidos pelo Getafe em Madrid. O resultado dessa inconstância no segundo turno é o terceiro lugar, antes certo, ficar à perigo. A equipe já não é mais unanimidade nenhuma e, por exemplo, foi alcançada pelo Málaga, que tem os seus mesmos 47 pontos. No Coliseum Alfonso Pérez, Soldado, que na temporada passada havia marcado quatro gols, tentou fazer valer a lei do ex novamente, mas Pedro Ríos, Miku e uma bobeiraçao de Bruno fizeram o Getafe virar ainda na primeira etapa. Os azunoles têm feito um segundo turno acima da média. Firme, sério e com um meio-campo forte, sonhar com Liga Europa não é nenhuma besteira: atualmente, estão a quatro pontos do Osasuna.

Athletic Bilbao 1x1 Sporting Gijón
O Athletic Bilbao não vai à UCL. Em texto mais detalhado, explico o porquê. O elenco sente a coinciliação com três campeonatos diferentes, as atenções à Liga Europa, mesmo com Bielsa negando a cada coletiva, são evidentemente maiores e a forma física de algumas de suas peças-chaves estão indo por água abaixo. O melhor exemplo disso é Llorente. O centroavante, quando apto, é extremamente importante e o melhor jogador dos leones. Mas as lesões o atrapalham bastante. Retornando após dois jogos fora, se lesionou no final da partida e é dúvida para a partida contra o Schalke 04, na quinta-feira. No lado asturiano, a situação ainda é delicada. Clemente foi claro após a partida. O ponto conquistado não leva o Gijón a lugar nenhum, mas é bom para o psicológico da equipe. A confiança após o empate fora de casa, num dos campos mais difíceis da Espanha, tem que ser comemorado.

Mallorca 0x2 Barcelona
Antes da visita ao Milan pela Champions League, o Barcelona passou por momentos de apuros no Ono Estadi. Com Xavi poupado, Daniel Alves suspenso e Adriano lesionado, Guardiola optou pela utilização do 3-4-3, mas viu novamente a tática desbalancear sua linha defensiva. Mascherano, Piqué e Puyol bateram cabeça, viram Álvaro, Víctor, Hemed e Gonzalo Castro passearem pelo setor defensivo e só melhoraram quando Guardiola substituiu Fàbregas por Montoya, jogando o garoto na lateral direita e mudando Puyol para a esquerda, voltando ao 4-3-3. Mais um lance controverso: Thiago utilizou o ombro para dominar uma bola, mas o árbitro Ayza Gámez interpretou como uso do braço do hispano-brasileiro, que acabou expulso. O treinador catalão não poupou o árbitro das críticas: "há tempos que eles não respeitam ninguém", afirmou. Messi, como de praxe, decisivou. Anotou o primeiro, em cobrança de falta que, supostamente, teria tocado na cabeça de Alexis Sánchez, e originou o chute que bateu na trave e Piqué completou para sentenciar.

Real Madrid 5x1 Real Sociedad
O Real Madrid recuperou a imagem de avassalador. Numa partidaça de Benzema, autor de um doblete, fez cinco na Real Sociedad antes da visita sempre difícil a Navarra, para encarar o Osasuna. A estratégia de Montanier, treinador da Real Sociedad, foi por água abaixo aos 5 minutos do primeiro tempo. O francês foi a campo com cinco zagueiros, mas Higuaín arriscou um chute de longe e contou com a colaboração de Bravo para fazer um a zero. Além do francês e do argentino, quem se destacou também foi Cristiano Ronaldo. O gajo marcou dois e voltou ao topo do Pichichi, igualando os 35 gols de Messi.

Seleção da rodada
Andrés Fernández (Osasuna); Ángel (Villarrael), Demichelis (Málaga), Piqué (Barcelona), Lora (Sporting Gijón); Apoño (Zaragoza), Raúl García (Osasuna), Gavilán (Getafe), Iniesta (Barcelona); Messi (Barcelona), Benzema (Real Madrid). Treinador: Javier Clemente (Sporting Gijón).

Nenhum comentário:

Postar um comentário