sexta-feira, 23 de março de 2012

29ª rodada: Si, hay liga

Villarreal engoliu Real Madrid no primeiro tempo, sofreu o gol no segundo, mas conseguiu empatar com Marcos Senna (getty images)

Villarreal 1x1 Real Madrid
A Liga Espanhola está, mais do que nunca, em disputa. Após mais um tropeço, o Real Madrid deixou a vantagem perante o Barcelona diminuir para 6 pontos e vai ter que recuperar a gordura daqui para frente: sua tabela exigirá mais concentração do que a do rival. Falaremos sobre o assunto num texto futuro, mas o Real Madrid que irá visitar Barcelona, Atlético de Madrid, Osasuna e Athletic Bilbao não pode nem imaginar em tropeçar: o Barcelona não está de bobeira e vai atrás do tetra. No El Madrigal, terrível partida dos merengues. Ao contrário do tropeço ante o Málaga, o Real Madrid dessa vez pouco criou, achou um gol após tabela sensacional de Özil e Cristiano Ronaldo e foi engolido pelo Villarreal no primeiro tempo.

Barcelona 5x3 Granada
Lionel Messi. O melhor jogador do mundo deu o que falar novamente: não bastasse ter anotado mais um hat-trick, tornou-se o maior artilheiro da história do Barcelona, com 234 gols, e, além disso, ultrapassou Cristiano Ronaldo no duelo pela artilharia da Liga. Dentro das quatro linhas, o Barcelona partiu cedo disposto a decidir o jogo. Xavi, após assistência de Messi, e o argentino fizeram dois gols nos primeiros 20 minutos, mas não esperavam a amnésia sofrida pela equipe na segunda etapa. Aí, teve que aparecer Messi, que marcou dois e deu o chute que Júlio César rebateu em cima de Tello, que não desperdiçou. O garoto segue ganhando muitos pontos com Guardiola e é provável que seja efetivado à equipe A na próxima temporada.

Atlético de Madrid 2x1 Athletic Bilbao
Falcão García foi novamente decisivo. Autor de dois gols, o colombiano deu três pontos importantes ao Atlético de Madrid na disputa por LC. O Athletic Bilbao, por sua vez, chega a um momento de alerta: é a terceira derrota consecutiva dos leones, que distanciam-se do pelotão de cima. A ausência de Llorente segue fazendo bastante falta: por mais uma partida, a equipe inexistiu na frente. Se, contra o Osasuna, Susaeta mal encostou na bola, dessa vez que passou em branco foi Toquero. Com as atenções voltadas à Liga Europa, dificilmente o Athletic Bilbao copará uma vaga na próxima Champions League.

Valencia 1x2 Zaragoza
Que zebra, o que aconteceu no Mestalla. Na semana que venceu o Athletic Bilbao na Catedral e pareceu ter cravado definitivamente o 3º lugar, o Valencia volta a desperdiçar pontos. Dessa vez, de maneira vexatória: para o colista da competição. Os três pontos conquistados em Paterna ilusionam o Zaragoza: dá, sim, para se salvar. Os maños têm evoluído no desempenho em campo nas últimas rodadas e contam com a incompetência dos rivais na briga pelo descenso. No lado valenciano, Unai Emery está cada vez mais com os pés fora do clube. O treinador, que nunca foi unanimidade no Mestalla, foi duramente vaiado pelos aficionados após a partida e manteve o silêncio na coletiva pós-jogo. O presidente Manuel Llorente decretou: quer, de qualquer maneira, a vaga na próxima LC.

Racing Santander 0x3 Sevilla
Pela primeira vez na temporada, o Sevilla teve uma vitória contundente. Na Cantábria, Jesus Navas e Manu Del Moral deram ar de boas notícias à equipe andaluza. Com o doblete, Manu, que voltou a jogar em sua posição original (no suporte a Kanouté) após cinco partidas escalados como segundo atacante, encerrou sua racha negativa de três meses sem marcar e chegou a 7 gols na competição, tornando-se o artilheiro do Sevilla na atual temporada. Por aí, já se vê que o poderio ofensivo da equipe treinada por Míchel não é lá tão assustador. O Racing Santander voltou a pecar defensiva. A fragilidade defensiva dos racinguistas chega a assustar. O Sevilla criou ocasiões com relativa facilidade e poderia até sair do El Sardinero com mais gols. O triunfo anima os nervionenses: ainda dá para sonhar com Liga Europa.

Bétis 1x1 Espanyol
O que dizer de uma equipe que domina uma partida durante 90 minutos e sofre o gol de empate aos 92? O Bétis encaminhava para um triunfo importante quando Pandiani silenciou o Benito Villamarín. O uruguaio, vale dizer, renasce das cinzas num momento importante. A defesa verdiblanca cometeu um erro grave, é verdade, mas El Rifle, que andava tendo poucas oportunidades após voltar de lesão, finalizou muito bem, lembrando o jogador da temporada passada. Phillipe Coutinho foi novamente o destaque: ainda que não fizera sua melhor partida, fica claro a personalidade do garoto com a bola nos pés. Não se apavora, levanta a cabeça e sempre leva o adversário à loucura. Xodó da torcida, o novo Zico, como apelidou os aficionados péricos, é uma grande joia do futebol brasileiro.

Málaga 4x2 Rayo Vallecano
Vive um grande momento o Málaga. Após tirar pontos do Real Madrid no Santiago Bernabéu, os comandados de Pellegrini se impuseram frente ao Rayo Vallecano e continuam à caça do Levante. Rondón voltou a fazer a diferença. O venezuelano anotou um doblete, que decretou o empate e a virada de seu time, respectivamente, e ratificou que, hoje, é o melhor centroavante do elenco blanquiazul. No dia que recebeu a péssima notícia de que Júlio Baptista e Toulalan poderão ficar de fora da temporada, os andaluzes foram extremamentes superiores aos rayistas. Já são cinco partidas consecutivas pontuando, registros que ameaçam até o Valencia. Na próxima rodada visita o Espanyol, rival direto. Promessa de jogão.

Levante 1x3 Real Sociedad
Quando chegou à liderança do campeonato no primeiro semestre, Juan Ignácio Martínez foi sintético: não pensa em ser campeão, ir para Champions League ou Liga Europa. O objetivo máxico era a manunteção na elite espanhola. Com os 44 pontos obtidos durante estes sete meses de campeonato, o Levante está, virtualmente, salvo. Agora, o próximo passo: conseguir uma vaga em competições europeias. A formalidade, como chegou a dizer Martínez após a vitória contra o Real Madrid, em setembro, continua em pé. Após Barkero, Koné e Xavi Torres remontarem o tento inicial de Vela, o alicantino alcançou uma marca histórica no clube de Valencia: tornou-se o primeiro técnico com mais triunfos com o Levante na primeira divisão. São 13 em 2011/2012, superando os 12 de Luis García na temporada passada e de Enrique Navarro em 62/63.

Nenhum comentário:

Postar um comentário