terça-feira, 6 de março de 2012

26ª rodada: Espetáculo

A boa partida de Kaká é uma notícia agradável a José Mourinho (getty images)

Real Madrid 5x0 Espanyol
Que espetáculo, o Real Madrid 2.0 de José Mourinho. Os merengues não têm piedade das equipes inferiores: atropelam como um trator. É um futebol baseado na pressão física. Com a bola, toca rápido, chega em velocidade pelos dois lados ou pela faixa central. Sem ela, marca forte, desarma muito e tem contra-ataque feroz. Com sensacionais 89% de aproveitamento, os comandados de Mourinho caminham para bater o recorde do Barcelona 2009/2010, que fez 99 pontos, maior pontuação da história da Liga BBVA. Para ser o melhor campeão da história do Espanhol, o Real vai precisar vencer 8 dos 13 jogos restantes, marcando mais 23 gols. Cristiano Ronaldo tem 29 gols e precisa de mais 12 para passar por cima do que ele mesmo fez.

Athletic Bilbao 2x0 Real Sociedad
O dérbi vasco foi, mais uma vez, o dérbi do Athletic Bilbao. Se, no primeiro turno, a partida marcou a primeira vitória de Marcelo Bielsa na Liga Espanhola como treinador do clube rojiblanco, o do final de semana representou a ida dos leones ao quarto lugar pela primeira vez na temporada (perdido, logo em seguida, para o Levante). A Real Sociedad foi do 100 ao 0 rapidamente. Começou bem, marcando em cima, mas sucumbiu após o primeiro gol de Susaeta. Enquanto isso, o Athletic é só alegria. Atuando à Barcelona, teve 73% da posse de bola e atropelou o maior rival.

Levante 3x1 Bétis
Pressionado pelos rivais, o Levante não se rende. A importante vitória ante o Bétis ratifica que os azulgrenás, contra tudo e todos, irão continuar brigando pela Champions League e não vai ser dar por vencido tão cedo. O jogo rápido, com as jogadas concentradas nos flancos, resultou em queda do Bétis em apenas 45 minutos, quando o Levante marcou três. O dia foi especial a Ballesteros. O zagueiro converteu-se no jogador granota com mais minutos na história (5.293). Por sua vez, o Bétis segue irregular. Quando pensa que vai dar um salto na tabela, tropeça, e vice-versa. Dificilmente será rebaixado, mas as aspirações não serão maiores.

Barcelona 3x1 Sporting Gijón
Sem Messi, o Barcelona passou por um sufoco desnecessário. A expulsão de Piqué no início do segundo tempo deixou os azulgrenás expostos e o gol de empate saiu do Gijón saiu logo em seguida. A partidaça de Iniesta anima Guardiola. El Albino fazia uma temporada opaca, mas levou o time à vitória com maestria. Mas o nome mais comentado foi o de Keita. O malinês marcou o gol que desempatou a partida e desafogou uma muralha defensiva montada por Javier Clemente. "Treiná-lo é uma das melhores coisas de minha carreira como treinador", disse Guardiola após a partida. A preocupação ficou por conta de Alexis Sánchez, que seria poupado, mas acabou tendo que ser utilizado devido a necessidade de buscar os três pontos. Saiu lesionado, para indignação de Guardiola.

Sevilla 1x1 Atlético de Madrid
Um empate com gosto de derrota para as duas equipes. A prova de força de um Sevilla que voltou a brigar por competições europeias até foi aceitável pelo primeiro tempo guerreiro da equipe de Míchel, mas o resultado final não foi o que mais esperava o treinador. A boa notícia, contudo, foi a confirmação do bom futebol de Jesus Navas, cada vez melhor em 2012. A assistência para o gol de Baba, oriunda de sua tradicional jogada pela ponta direita, foi a quinta em sete jogos. O Atlético de Madrid, por outro lado, parece que foi ao Pizjuán para se segurar. Com as baixas de Falcão, Diego e Arda Turan, Simeone escalou um meio-campo com quatro volantes (Gabi, Koke, Mário Suárez e Tiago) e Salvio super sobrecarregado na armação, com Adrián na referência, bastante isolado.

Granada 0x1 Valencia
Feghouli, novamente. Pela quarta vez na Liga, o francês marca um tento importante para os chés, cada vez mais próximos de assegurar um terceiro lugar que, há algumas semanas, não era mais unanimidade. No lado granadense, o efeito Abel Resino de semanas atrás parece ter sido apenas fogo de palha. Os rojiblancos já voltaram aos arredores da zona de rebaixamento e vão mesmo brigar para não cair. O goleiro brasileiro Júlio César não tem aproveitado a ausência de Roberto. Nervoso, vem mostrando insegurança nas redes do Granada.

Seleção da rodada
Palop (Sevilla); Valera (Getafe), Ramis (Mallorca), Marcelo (Real Madrid); Susaeta (Athletic Bilbao), Cazorla (Málaga), Jesus Navas (Sevilla), Iniesta (Barcelona), Kaká (Real Madrid); Diego Costa (Rayo VallecanO), Higuaín (Real Madrid). Treinador: Marcelo Bielsa (Athletic Bilbao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário