segunda-feira, 19 de março de 2012

O príncipe de La Coruña

Retorno do Deportivo à Liga BBVA é questão de tempo e Guardado tem se destacado (a bola)

A explosão de Andrés Guardado como futebolísta é algo inquestionável. O meio-campista do líder da Liga Adelante, Deportivo La Coruña, está firmando sua melhor temporada no futebol espanhol e, possivelmente, de sua carreira. Aos 25 anos, El Principito alcançou a maturidade futebolística e está mais do que preparado para alçar desafios maiores. Após 31 rodadas, o clube galego lidera a segunda divisão com folga. Tem 63 pontos, cinco a mais que o vice-líder Valladolid e 11 à frente do maior rival, Celta de Vigo. Os blanquiazules venceram as últimas dez partidas partidas e estão invictos há 12 jogos. Foi ainda campeão de inverno e tem a melhor média de público. Uma campanha de time maior que a segunda divisão, mesmo depois de um início inseguro e cheio de oscilações.

Nesse cenário, destaca-se Guardado. Se, na campanha do rebaixamento, o mexicano foi criticado por sumir no momento pelo qual o Deportivo mais necessitava, hoje é um dos principais responsáveis pelo virtual retorno da equipe à elite. Na temporada passada, Guardado foi engolido por Adrián no protagonismo e, nos momentos críticos, viu até um veterano como Valerón puxar mais a responsabilidade. O ex-treinador Miguel Ángel Lotina (que, aliás, fechou hoje com o Villarreal) ficou totalmente insatisfeito com Guardado, que manteve uma postura de homem: deixou de firmar contrato com o Valencia para jogar a segundona com o Deportivo.

Recuperando a cada jogo sua moral com os aficionados, Guardado não é somente o principal jogador do Deportivo na temporada como da Liga Adelante. No sábado, confirmou sua enorme influência na campanha galega com uma extraordinária atuação perante o Alcoyano, na vitória por 3x0. Anotou seu 11º gol na temporada e deu sua sétima assistência. Com o tento, superou sua maior marca de gols em sua carreira até o momento. Em 2007/2008, anotou 6. Sua qualidade nos passes já era conhecida (vem sendo o líder de assistências do Deportivo há três temporadas consecutivas), mas ainda era desconhecido seu faro de artilheiro. A exemplo de comparação, marcou apenas dois golzinhos em 2010/2011.

Na Liga Adelante, o mexicano reivindicou-se como futebolista. Impõe sua autoridade no centro do campo e joga ladeira abaixo os questionamentos quanto a sua liderança. Embora seja notável que esta é a sua última temporada no La Coruña, contribui ao máximo com a equipe da Galícia. É o arco e flecha da equipe comandada por José Luis Oltra, sendo o principal responsável pela excelente campanha. O Marca, em janeiro, publicou que Guardado iria se transferir ao Valencia já no mercado de inverno. A torcida não ficou muito satisfeita: parte das organizadas coruñesa vaiou e insultou seu principal jogador, que manteve o silêncio e respondeu dentro de campo. Quando marcou duas vezes contra o Múrcia, comemorou beijando o escudo, em clara demonstração de que queria ficar no Riazor.

Guardado poderia ter números ainda mais significativos não tivesse desfalcado o Deportivo para defender o México em algumas datas-Fifa. E poderia ter ainda mais destaque na mídia espanhola se falasse com ela. Descontente com o que considerou distorção de suas declarações sobre seu futuro em La Coruña após o rebaixamento, decidiu não falar mais com os jornalistas. Sua última entrevista na Espanha foi concedida em julho. O desempenho do mexicano é tão bom que ofusca a falta de um atacante mais convincente. Lassad, Riki e Salomão se revezam como homem de referência na frente sem que nenhum assuma definitivamente a posição. Não será fácil manter o ritmo das últimas partidas, mas a vantagem é boa o suficiente para suportar uma pequena – e natural – série de tropeços. Se o time mantiver a constância e suas peças-chave funcionarem, o Deportivo retornará à elite melhor do que estava nas últimas temporadas antes de cair. Mas será uma tarefa árdua sobreviver sem Andrés Guardado, o princípe do Riazor.

6 comentários:

  1. Guardado é um jogador MUITO interessante, gostaria de velo em algum clube de maior expressão. E tem outro mexicano que me agrada muito, o Gio dos Santos, que esteve perto de fechar com o Vilarreall, está sem jogar no Tottenham e já mostrou que o futebol espanhol lhe faz bem em sua curta passagem pelo Racing.

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Guardado sempre jogou bola no Deportivo, mas acabou manchando um pouco sua reputação pelo péssimo futebol apresentado na reta final da Liga passada, que rebaixou o Depor. Mas, como cita o texto, é o protagonista da Liga Adelante e, muito provavelmente, deve ir para o Valencia em junho/julho.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Acho que você se equivocou Victor Mendes, no último parágrafo, digitou Guardiola no lugar de Guardado... Coisas do Barça... rsrs

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, verdade.

    Obrigado pela correção.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Outro Victor, parabéns pelo blog!!! Uma sugestão: mais seções Craques da LFP...

    ResponderExcluir
  6. Valeu!

    A sugestão é válida, mas, como eu estou sozinho no momento, a tarefa é bastante árdua.

    Novamente, obrigado! Abraço!

    ResponderExcluir