sexta-feira, 2 de março de 2012

O milagre Alcorcón

Jogadores do Alcorcón comemorando um dos 37 gols na temporada. Pensar no acesso à Liga BBVA é possível (Marca)

O Alcorcón caminha com passos firmes na Liga Adelante. A dois pontos da zona de playoffs do acesso à elite, o conjunto do subúrbio de Madrid converteu-se na grande revelação da segunda divisão espanhola. Apesar de ter o orçamento mais baixo da categoria (abaixo até do Barcelona B), os alfeiros fazem uma campanha digna de aplausos. Chegar à Liga BBVA é tarefa árdua, mas essa equipe já justificou outras vezes nada é impossível. Se fosse uma pessoa, seria conhecida pela volta por cima. Uma viagem que começou a ser planejada há quatro anos, com a chegada de Juan Antonio Anquela ao cargo técnico.

É preciso voltar à temporada 2007/2008. O Alcorcón militava a Segunda B e encontrava-se na zona de descenso a Terceira. A chegada do treinador jienense representou um divisor d'águas na história do clube. Sim, na história. Anquela evitou a queda amarilla, foi nomeado manager do clube e planificou a equipe da melhor maneira possível. Na temporada seguinte, um prenúncio belo do que viria pela frente. Pela primeira vez em sua história, chegou aos playoffs da Segunda B. Após passar pelos favoritos Sant Andreu e Alcoyano, os alfareros estacionaram na Real Unión, após empatar no Santo Domingo e perder fora de casa. Na temporada posterior, conheceram o paraíso. Conseguiram, enfim, o acesso à Liga Adelante e, além disso, fez história na Copa do Rei ao eliminar o Real Madrid pelo placar de 4x0.

Atualmente, vindo de uma temporada na qual conseguiu se salvar na última rodada, os números voltam a estar do lado dos madrilenhos. Apesar de estar próxima de disputar os jogos extras, o elenco alfafero tem apenas um pensamento em mente: cravar quanto mais cedo a permanência de fato. Há duas semanas, Anquela revelou: "só pensamos em trabalhar, ir partida após partida somando pontos para a salvação". Sua mensagem, ao que parece, penetrou fundo no conjunto. Com humildade e pés no chão, o objetivo principal segue sendo o mesmo do princípio da temporada. Com 41 pontos - 16 a mais que o 19º, Huesca -, ao Alcorcón resta somar mais 10 para confirmar a permanência virtualmente.

A regularidade é a principal característica da equipe 2011/2012. Apenas uma vez na atual Liga Adelante o Alcorcón sofreu duas derrotas consecutivas. Em novembro de 2011, foi derrotado para o Gimnàstica e, em seguida, para o Córdoba. Em 2012, os alfafeiros têm caprichado. A invencibilidade no novo ano representa o sonho de lutar pela elite. Quatro vitórias e quatro empates afastam a equipe do inferno e colocam a um pé do paraíso. Um novo confronto contra o Real Madrid, mas dessa vez pela Liga Espanhola? "Deveríamos pensar nisso depois, mas seria lindo", disse o destaque Borja, quando questionado. Com valentia, o trabalho de Anquela vai, novamente, colhendo frutos positivos. As finanças já não incomodam tanto, e o Alcorcón prepara o terreno para a disputa inédita da elite. Se acontecer em 2012, será uma bela homenagem a Anquela, o homem responsável pelo melhor momento da história do clube de Madrid.

Em março passado, contamos a história do Alcorcón, passando pelo nascimento até o embate contra o Real Madrid. Vale a pena ler novamente clicando aqui.

Um comentário: