sexta-feira, 16 de março de 2012

Muito mais que dois times

Antes de mais nada: a classificação do Athletic Bilbao, sobretudo, levou-me a escrever esse texto. A Liga Espanhola nunca esteve tão desvalorizada como atualmente. A antes Liga das Estrelas, de grandes craques e grandes time, hoje é ridicularizada por muitos. "É feio você ver um clube jogar fora de casa e ganhar de sete, oito. Várzea", dizem muitos. Historicamente, Barcelona e Real Madrid são os maiores vencedores do país. Dois clubes que sempre dominaram o futebol do país, mas nunca de maneira tão clara e simultânea.

Minha posição é claríssima. Não são os outros que são ruins, mas Barcelona e Real Madrid, os dois clubes de futebol mais famosos do mundo, que são bons demais. O Barça é possivelmente o melhor time da história. O Real Madrid tem o time mais milionário da sua (rica) história, o melhor treinador da década, o segundo melhor jogador do mundo, é tão bom, mas tão bom, que vai ganhar todo um campeonato do… melhor da história. O domínio dos gigantes leva um monte de gente a dizer que o Campeonato Espanhol é ridículo, é um campeonato de apenas dois times, como citado. Insinua-se que Real Madrid e Barcelona só ganham tantos jogos, só marcam tantos gols, porque os rivais são fracos. Todos fracos.


É óbvio que o futebol espanhol precisa olhar para dentro, fazer uma autocrítica e mudar regras. É lógico que não é saudável ter dois times tão superiores. Está claro que a divisão de dinheiro precisa ser mais bem feita para evitar o abismo. Ninguém aqui está falando que o modelo é perfeito. Mas é simplesmente um erro dos grandes, dos grandes mesmo, menosprezar os times e o futebol da Espanha. Seria oportunista me apegar somente aos resultados. Merengues e azulgrenás só não farão a final da Champions League se caírem do mesmo lado da chave no sorteio de amanhã cedo. Os especialistas do mundo todo consideram Real e Barcelona proporcionalmente tão favoritos na Champions como o são no Campeonato Espanhol. O domínio exacerbado deles não é apenas doméstico, é continental. Na outra Copa, a Europa League, Valencia, Atlético de Madrid e Athletic Bilbao estão garantidos nas quartas de final. Três espanhóis entre os oito. Cinco entre os 16 das duas competições continentais.

A Liga Espanhola tem que repensar várias coisas e é difícil repensar quando o país está afundado em crise e só o esporte salva a autoestima. Logicamente há times fracos, como em todas as ligas do mundo. Mas não há só dois times bons, não. Há dois que são os melhores do mundo, há vários taticamente arrumados e alguns muito bons. O Athletic, com o gênio, genioso e genial Bielsa, é um deles. Esse time acaba de mudar de patamar. O Valencia com a proposta de jogo voltada ao ataque é outro exemplo. E o Atlético de Madrid de Simeone, bem sólido na defesa, jogando no contra-ataque e contando com um atacante nato como Falcão García na frente, é mais um exemplo. É evidente que a questão dos direitos de TV deve ser resolvida, e que isto facilitaria que esses times médios conseguissem competir melhor com os grandes na Espanha. Mas se isso acontecer, não quero nem imaginar quantas equipes espanholas trunfariam na Europa

2 comentários:

  1. Que texto sensacional. O melhor que li sobre o assunto até agora. Digo, sem medo de errar, que as equipes "médias" da Espanha ganhariam fácil muitos campeonatos europeus e até o Brasileirão. A fase que vive o futebol espanhol é espetacular. É craque atrás de craque. O melhor jogador espanhol da história, Luis Suárez, provavelmente já foi ultrapassado por Xavi. E olha que Iniesta, David Silva, David Villa e tantos outros estão de olho neste posto. Na base, há várias promessas vindas de vários clubes diferentes. A melhor equipe da história atua em La Liga. O melhor jogador da hisória também.

    Real Madrid não está atras. A atual equipe 2.0 de Mourinho figura entre as melhores que o clube já teve. O Athletic Bilbao tem uma de suas melhores gerações, o Valência tem uma equipe MUITO sólida e o Simeone colocou o Atlético em um patamar inimaginável no começo da temporada.

    Nem tudo são flores, muitas coisas tem que mudar, tem que serem repensadas, mas quem crítica La Liga, tem que lavar a boca!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Lucas.

    O fato dos gigantes serem extremamentes superiores aos rivais nacionais e europeus não pode diminuir o poderio das outras equipes.

    Abraço!

    ResponderExcluir