quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

É para titular

"Ei, vocês aí, fãs de Kaká e Özil: o titular agora sou eu, beleza?" (getty images)

2011 termina com uma surpresa no onze inicial do Real Madrid. Se a temporada arrancou com o debate entre Özil, Kaká e Di María para formar o tridente ofensivo com Cristiano Ronaldo na linha de três, um jogador foi comendo pelas beiradas. Callejón aproveitou muito bem suas chances na equipe titular e hoje já podemos afirmar que ele é titular. O canterano conseguiu algo que parecia bastante improvável: colocar o turco-alemão e o brasileiro como opções apenas para o segundo tempo.

Nem Özil e muito menos Kaká. O titular é Callejón. Na vitória contra a Ponferradina, voltou a se destacar, marcando dois gols. Menção honrosa a Özil, que também fez boa partida e deu uma assistência para Callejón marcar. Hoje, o camisa 21 sai para o recesso do final de ano com uma sensação muito boa. Ganhou pontos com Mourinho, tem a confiança do chefão e ajuda muito o Real Madrid dentro de campo. Além disso, o encaixe de Callejón ao lado de Di María e Cristiano Ronaldo não tirou o brilho de Di María, melhor merengue na temporada. O jogo contra o Sevilla, no último sábado, é um exemplo. Deslocado para a faixa central do campo, o argentino comandou as ações e deu duas assistências maravilhosas para Cristiano Ronaldo e o espanhol marcarem.

Para Mourinho, Callejón representa o melhor exemplo de jogador com o qual gosta de trabalhar: competente, que mostra muita disposição e entrega para ganhar uma vaga dentre os onze iniciais. O técnico de Setúbal, apesar de negar, tem Özil como seu xodó e, por que não, está decepcionado com o alemão justamente por não mostrar essa garra, vontade que o canterano demonstra. Hoje, Callejón é titular por méritos próprios. Sua vontade de triunfar no clube onde foi revelado é grande. A titularidade é uma recompensa de Mourinho. O jogador de 24 anos atravessa uma fase que impressiona. Para se ter uma noção, é o Pichichi do elenco madridista na Copa del Rey (3 gols), e da Champions, junto com Benzema (4 gols). Tudo isso graças a uma espetacular racha de seis gols nas últimas quatro partidas que disputou - Ponferradina (2), Sevilla e Ajax -, mais os dois que anotou contra o Dínamo Zagreb.

Mourinho vê em Callejón uma espécie de talismã, à Pedro no Barcelona. O surgimento de um canterano com desejo de triunfar e competir com grandes estrelas do plantel blanco. Um garoto formado nas canteras que está exercendo muito bem seu papel, e um rendimento num alto nível. Os aficionados, bastante difíceis de serem conquistados, já confiam em Callejón. Há um mês, foi protagonista por uma imagem na qual Mourinho subia em cima de suas costas para celebrar um gol contra o Valencia. Atualmente, é protagonista porque marca gols importantes. De caballito de Mourinho a jogador ideal do português. Mesmo tornando-se titular apenas nos últimos dois jogos, é o quarto artilheiro da equipe, atrás de Cristiano Ronaldo, Benzema e Di María.

2 comentários:

  1. Eu acho o Callejón um jogador extremamente útil para a equipe merengue.Você o definiu perfeitamente: um jogador competente.Mas será mesmo que essa competência pode substituir o talento de "um" Kaká num momento de decisão na Champions, por exemplo?

    ResponderExcluir
  2. Você tocou num ponto interessante, Guilherme.

    O Kaká da temporada 2011/2012 vinha melhor do que o Callejón de atualmente, mas, novamente, as lesões o frearam. Isso complica muito. Se tiver sequências de jogos, jogando num nível bom como em outrora, não tenho dúvidas de que Mourinho o terá como primeira opção em jogos decisivos. Kaká é um tipo de jogador que, em lampejos, pode decidir.

    ResponderExcluir