domingo, 20 de fevereiro de 2011

Resumo: 24ª rodada (2ª parte)

No jogo de número 250 de Messi com a camisa azulgrená, o argentino, até então tímido, decidiu e manteve os cinco pontos de vantagem do Barcelona ao Real Madrid (reuters)

Na segunda parte da 24ª rodada, o Barcelona suou para vencer o Athletic Bilbao e quando já lamentava por mais um tropeço, apareceu Messi para decidir e manter os cinco pontos de vantagem para o Real Madrid. Outros jogos de destaque aconteceram na Andaluzia e em Pamplona: o Sevilla se recuperou da derrota para o Porto na Liga Europa e aproveitou o tropeço do Espanyol ante o Osasuna, que goleou os blanquiazules por 4 a 0. Confira a segunda parte do resumo da rodada.

Barcelona 2x0 Athletic Bilbao
Conquistar os três pontos contra os leones foi mais suado do que o esperado. A vitória suada evidencia os problemas que o Barcelona passa no mês de fevereiro desde que Guardiola assumiu o comando técnico do time. Antes do jogo, a notícia negativa: Víctor Valdés sentiu desconfortos no joelho esquerdo e foi descartado para a partida. O pior veio quase uma hora depois: os primeiros exames médicos indicaram um tempo de um mês e meio para tratar, o que pode fazer Valdés perder o jogo contra o Arsenal. Pinto, seu substituto, fez uma boa partida hoje, e evitou um gol de Llorente na primeira etapa com um grande estilo.

A partida não poderia começar melhor para o Barcelona: logo nos primeiros minutos, Xavi lançou Daniel Alves - em posição irregular - e o brasileiro ajeitou para Villa, que veio de trás e, de canhota, jogou no canto esquerdo de Iraizoz. Porém, o Athletic Bilbao ofereceu uma bela imagem e não deixava o Barcelona chegar com tanto perigo. Caparrós foi esperto e conseguiu anular Messi, não deixando-o dominar a bola perto da área. Desse jeito, o Barcelona teve seu ímpeto diminuído na primeira etapa. Na segunda etapa, o Athletic Bilbao logo deu o banho de água fria nos aficionados culés: após pênalti bobo cometido por Busquets, Iraola converteu e empatou o marcador. A partir daí, Caparrós recuou todo seu time, mas o Barcelona conseguiu quebrar o muro rojiblanco: Daniel Alves, novamente, foi lançado na direita e ajeitou para Messi, de direita, tocar para as redes de Iraizoz.

A arbitragem de Ramírez Domínguez foi bastante controversa. Além da posição irregular de Daniel Alves no primeiro gol blaugrana, o árbitro deixou de marcar um pênalti em cima de Messi e um sobre Amorebieta. Hoje o Barcelona conseguiu levar os três pontos, mas o alerta fica ligado: os próximos dois jogos serão contra Mallorca e Valencia, no Ono Estadi e no Mestalla, respectivamente. No lado basco, a vaga na Champions League ficou complicado após o resultado adverso, já que agora a diferença é de oito pontos. Talvez se Caparrós tivesse tido uma postura mais agressiva, lançando mão de mais um zagueiro para pôr Muniaín desde o início do jogo, os leones poderiam ter saído do Camp Nou com os três pontos.

Sevilla 1x0 Hércules
Importante triunfo do Sevilla frente a um voluntarioso e valente Hércules que permite ao conjunto hispalense subir para a sétima posição e já começar a pensar na sexta colocação - com o tropeço do Espanyol, a diferença é apenas de quatro pontos. O único gol da partida foi marcado por Rakitic, em uma bela jogada construída: Luis Fabiano iniciou a jogada com um belo passe para Negredo, que ajeitou com os peitos para Rakitic chegar chutando contra a meta de Calatayud. A melhora do jogo nervionense não foi só na parte ofensiva: a sua defesa hoje fora muito bem e conseguiu anular jogadores como Trezeguet e Thomert. Há de se corrigir apenas a bola alçada à área, que ainda faz o Sevilla passar por apuros. Apesar da alta posse de bola, o Hércules não foi adversário suficiente para tirar pontos do Sevilla. O que preocupa o técnico Esteban Vigo é a ineficiencia do time nos jogos fora do Rico Pérez: desde 24 de outubro os blanquiazules de Alicante não sabem o que é comemorar um gol fora de seu estádio.

Osasuna 4x0 Espanyol
A estreia de José Luis Mendibilar no comando técnico do Osasuna não poderia ter sido de forma melhor. Jogando de maneira atraente, compacta, os rojillos impuseram ao Espanyol uma sonora goleada por 4 a 0 e se afastou da zona de rebaixamento. O cenário blanquiazul já começa a adquirir cenas de crise: sem vencer há quatro partidas, o Espanyol vê a tão sonhada vaga na Uefa Champions League se distanciar e, além disso, a vaga na Liga Europa passar a ficar ameaçada, com as vitórias de Sevilla e Atlético de Madrid. A vitória veio em três lances de bola parada, três escanteios, todos eles cobrados por Calleja, aposta do novo técnico. Os gols sofridos escancaram a má fase da zaga catalã, que, após as saídas de Víctor Ruíz e Didac Vilà, não tem se achado mais. Hoje, Amat, Duscher e até Kameni foram desastrosos. Para o segundo tempo, Pochettino tentou mudar o rumo da partida e promoveu as entradas de Dátolo e Javi López. O ímpeto cresceu, mas a carência defensiva da equipe foi fundamental para o resultado: três dos quatro gols saíram na segunda etapa.

Villarreal 1x1 Málaga
O Villarreal mandava nas ações da partida e deixou de matar o jogo. Nilmar sofreu pênalti não assinalado por Teixera Vitienes e, no contra-ataque, Sebá empatou o jogo para o Málaga. Esse foi o cenário da partida. Escalado no 4-3-3, o Submarino Amarelo teve a partida nas mãos, mas pecou ao extremo nas finalizações e sofreu o castigo no final. Garrido surpreendeu na escalação ao deixar Cazorla no banco, apostando por um tridente formado por Nilmar, Rossi e Rubén. O brasileiro fez uma boa partida, mas teve três oportunidades de matar o jogo e acabou desperdiçando. Com a lesão de Asenjo, o Málaga teve que buscar o goleiro Caballero na Liga Adelante (pertencia ao Elche) e o goleiro não decepcionou: hoje, o guardameta foi o melhor em campo e pode ser considerado o principal responsável pela não-derrota blanquiazul. A equipe de Pelegrinni realizou um encontro discreto no ataque e ainda permanece na última posição. O resultado não foi nada digerido por Garrido, que afirmou que seu time merecia ter saído de campo com a vitória. Com o resultado, os amarillos perderam a chance de retornar à terceira posição e não aproveitaram o tropeço do rival Valencia.

Um comentário: