terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Resumo: 21ª rodada (2ª parte)

Merengues em desespero: após um novo tropeço, o Barcelona se distanciou mais (sete pontos). La Liga definida? (getty images)

Em rodada que favoreceu para que o Barcelona abrisse sete pontos de vantagens ao Real Madrid, que tropeçou ante o Osasuna em Pamplona, quem merece destaque é o Athletic Bilbao e o Villarreal: o primeiro venceu um adversário direto na busca por Liga Europa (o Atlético de Madrid) e abriu cinco pontos de vantagens para os rojiblancos, que chegam em crise para a partida contra o Barcelona no Camp Nou, assegurando a sétima posição por mais uma rodada. Os amarillos, por sua vez, venceram o Espanyol, adversário direto por busca na vaga do Champions League, e estão se aproximando do Real Madrid. Confira a segunda parte do resumo da 21ª rodada.

Osasuna 1x0 Real Madrid
No dia da estreia de Adebayor, o Real Madrid deu praticamente adeus à luta pelo título. Sim, é muito cedo para se falar em tal assunto, mas fica claro que os sete pontos de vantagens serão muito difíceis de serem retirados - ainda mais porque a margem de perda de pontos do Barcelona é pequena. Guardiola, porém, já avisou: "Minha experiência diz que em janeiro ninguém é campeão". E citou como exemplo o que aconteceu há duas temporadas: "faz exatamente dois anos, estávamos a 12 pontos do Real Madrid e depois que ganhamos de 6 a 2 no Bernabéu fomos campeões. Se não tivéssemos vencido ali, o Real Madrid teria conquistado o título", disse.

No jogo, o gol foi oriundo de uma falha de posicionamento de Ricardo Carvalho e Albiol, evidenciando o fato de que a defesa merengue não mostra mais a solidez de alguns meses atrás. Outro problema que ficou escancarado foi a falta de criação quando Xabi Alonso não está presente. Por precaução, Mourinho preferiu deixar o volante, que sente alguns desconfortos musculares e estava gripado, no banco, e viu sua equipe carecer de um volante que cadenciava o jogo. Özil, melhor merengue em campo, ainda tentou puxar a responsabilidade para si, mas faltava-lhe um companheiro. Com Cristiano Ronaldo enfiado entre os zagueiros do Osasuna, o turco-alemão e Di Maria tiveram muita dificuldade para acionar o atacante português, que está a três partidas sem marcar e vê a aproximação de Messi na briga pelo troféu pichichi.

Espanyol 0x1 Villarreal
Em quem aproveitou o tropeço do time da capital foi o Villarreal, que cumpriu seu papel e derrotou o Espanyol na Catalunha, diminuindo a vantagem para os merengues para cinco pontos. O gol da vitória só poderia sair dos pés de Rossi, que, quase sem ângulo, acertou um chutaço na gaveta de Kameni. Como já era de se esperar, o Espanyol não transbordou a confiança de uma defesa remendada, que, dois dias antes, perdeu Víctor Ruíz e Dídac Vilà ao futebol italiano. Como dito no guia do mercado de inverno, "Sem nenhuma peça à altura para repor as perdas, é de se esperar que o Espanyol caia de rendimento, a não ser que Osvaldo, Luis García e Callejón decidam na frente". A de se destacar a bela partida dos dois goleiros. Tanto Kameni, quanto Diego López salvaram a meta de seus respectivos times e impediram que a partida tivesse mais gols.

Racing Santander 1x1 Valencia
Durante as últimas horas de mercado, Racing Santander e Valencia jogavam no El Sardinero. Antes do jogo, o empresário indiano Ali Syed, novo proprietário do Racing Santander, recebeu as boas-vindas dos aficionados e dos jogadores. O resultado pode ter sabor ruim para o Valencia, que encerrou sua racha de cinco vitórias consecutivas e poderia se distanciar mais do Espanyol. Ex-jogador do Coritiba, o argentino Ariel Nahelpan levou perigo ao gol do Valencia desde o início da partida e foi premiado com o gol dos racinguistas. O argentino sempre mostra-se disposto a ajudar a equipe, mas na maioria das vezes não conta com a sorte nas finalizações - esse, por exemplo, foi apenas seu segundo tento no campeonato. No Valencia, o 4-2-3-1 de Unai deixou Áduriz muito isolado e o atacante por encostou na bola. Tino Costa, que vacilou no gol dos verdiblancos, recompensou seu erro em alto estilo: autor do gol de empate, o argentino dominou com estilo e estufou as redes de Toño. Nos minutos finais a partida teve mais jogadas violentas do que boas jogadas de ataque. Ricardo Costa, do Valencia, levou cartão amarelo após entrada em Ariel, que quase partiu para a briga com o português. Poucos minutos depois, Costa novamente acertou o argentino e foi expulso. Dois minutos depois, Lacen, do Racing Santander, se dirigiu ao árbitro e acabou expulso por reclamação.

Atlético de Madrid 0x2 Athletic Bilbao
E o Atlético de Madrid voltou a decepcionar. O jogo serviu para mostrar que Forlán, definitivamente, não é mais o mesmo pós-Copa. O uruguaio perdeu uma grande chance de abrir o placar após receber um bolão de Paulo Assunção e, cara a cara com Iraizoz, acabou chutando à direita da meta do goleiro. Logo após o gol perdido por Forlán, o Athletic Bilbao chegou e abriu o placar com Toquero. No segundo tempo, apesar de maior posse de bola do Atlético de Madrid, quem marcou novamente foram os bascos. Em novo cruzamento de Iraola, mais um gol de Toquero, que finalizou de pé esquerdo. O Atlético continuou a ir para o ataque, mas pouco conseguia criar e o Athletic aproveitava a falta de competência dos colchoneros para administrar a partida. A torcida no Vicente Calderón, revoltada, vaiava o time e colocava toda a culpa do atual momento do presidente Enrique Cerezo e sua diretoria.

Um comentário:

  1. É, mas acontece que esse Barça é melhor que aquele de 2008-09 (que, apesar de ser a mesma base, tropeçou quando não poderia). Infelizmente, acabou. Vamos com tudo na Champions e na COpa.

    ResponderExcluir