quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pós-jogo: Valencia 1x1 Schalke 04

Os companheiros agradecem, pois sabem que, na Europa, o cara é Raúl (Reuters)

Casa cheia para receber o Schalke 04. O ambiente era hostil para Raúl, ídolo do Real Madrid, e de volta à Espanha para encarar o Valencia, maior carrasco do ex-capitão blanco. Antes do jogo, todos imaginavam os Ches jogando no 4-3-3; porém, bastou o apito inicial para ver que o time da casa não atuaria de forma tão ousada. Unai Emery escalou a equipe no 4-3-1-2, com Domínguez fazendo a ligação para a letal dupla Aduriz e Soldado. Os alemães vieram no tradicional 4-4-2 ortodoxo, mas em muitos casos Raúl recuava para ajudar na criação de jogadas para Huntelaar.

O Mestalla foi o motor dos valencianitas nos minutos iniciais, que com 16 minutos abriram o placar. A combinação saiu pelo lado esquerdo, Mathieu – muito bem no jogo –, recebeu passe de Aduriz e cruzou para Soldado antecipar a zaga e marcar o primeiro tento do jogo. Com a vantagem de um gol, a confiança dos Ches aumentou e o placar também poderia ter sido mais elástico. Porém, Neuer mais uma vez era brilhante sob a baliza do Schalke.

Os 60% de posse de bola para o Valencia refletiram o que foi o primeiro tempo. A grande, e única, alternativa ofensiva dos azuis-reias era Farfán, que atuava aberto pela direita. Muito pouco para quem deseja alcançar as quartas de final da Liga dos Campeões. O time de Gelsenkirchen além de ter ausência da criação no meio, teve a dupla ofensiva totalmente ineficiente.

Porém o Valencia cometeu um erro infantil e muito comum em times que saem vencendo partidas: abdicou de jogar e “sentou” na pequena vantagem conquistada. O Schalke, através de Felix Magath, percebeu a falha dos donos da casa. E com isso foi a vez de Guaita aparecer, com defesas importantes, que garantiam a vitória parcial. Porém, do outro lado, Raúl ainda estava em campo. Mesmo caçado, sem grandes chances e perseguido pela torcida, ele apareceu. Na hora da decisão, o camisa sete resolveu. Jurado (ex-Atlético de Madrid) descobriu o atacante dentro da área, que ganhou da zaga e bateu cruzado rasteiro; dessa vez Guaita nada pôde fazer. A leitura errada de jogo pode fazer falta para o Valencia, que ao sofrer um tento em casa, não vai à Alemanha como favorito para vaga. Unai Emery ainda tentou soltar o time após sofrer o empate, passando o Valencia para o 4-4-2, com Vicente e Joaquín. Porém, o Schalke estava mais ligado e mesmo com a melhora dos Ches, o empate não saiu do placar. Nos minutos finais, Schmitz ainda foi expulso.

Jogando na Veltins-Arena, a vantagem será toda azul-real. E o que mais deixa tranquila a torcida alemão é saber que Raúl joga no Schalke, pois competição europeia é com ele. O tento de hoje foi o 69
° na LC e 70° ao todo na Europa, número que faz ele ultrapassar Gerd Müller (o antigo líder) na lista de maiores goleadores das competições europeias. Este foi o 17º gol de Raúl contra o Valencia. Dos outros 16, marcados pelo Real Madrid, foram 12 pelo Campeonato Espanhol, três na Copa do Rei e um na Champions League, em 2000, quando os clubes espanhóis se enfrentaram na final.

No lado valenciano, apesar do empate não ter sido muito digerido pelos seus aficionados, que sonhavam em um bom resultado pelo momento vivido pela equipe, Unai Emery e os jogadores mostraram-se otimistas na coletiva pós-jogo, com expressões bem calmas e tranquilas. Apesar do gol sofrido, o Valencia desta temporada costuma mostrar um melhor futebol atuando fora do Mestalla. Portanto, o confronto segue aberto, mas com um certa vantagem para o Schalke 04 pelo critério de desempate

Valencia 1x1 Schalke 04
Valencia:
Guaita; Miguel, David, Ricardo Costa e Mathieu (Alba); Banega (Vicente) Topal e Costa; Domínguez (Joaquín), Soldado e Aduriz.
Schalke 04: Neuer; Uchida, Howedes, Metzelder e Schmitz; Farfán (Draxler), Kluge, Matip e Jurado (Edu); Raúl e Huntelaar (Junmin).
Árbitro: Aleksei Nikolaev
Cartões amarelos: Ricardo Costa (VAL); Neuer, Schmitz, Jurado e Matip (SCH)
Cartões Vermelhos: Schmitz (SCH)

2 comentários:

  1. Esse jogo mostrou pq o Raul é um monstro na Champions.
    O Valencia meio q desistiu do jogo ne? Acabou tomando o empate!!
    Neuer salvou alguns lances tbem!

    Bons comentarios!
    abraçooo!

    ResponderExcluir
  2. Pessimo resultado pro Valencia, que jogou mto mal e teve atuações individuais pessimas, principalmente na defesa, o Valencia vai ter q jogar MUITA bola pra passar as quartas, acho dá pra ganhar la na Alemanha o time do Schalke não é la essas coisas, mas me parece um time mais maduro, começando pelo tecnico.

    ResponderExcluir