sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Chegou seu momento, Jonas

Em seus primeiros 18 minutos como jogador ché, Jonas passou boa imprensão (EFE)

No último sábado, no empate do Valencia ante o Sporting Gijón, Jonas jogou seus primeiros 15 minutos com a camisa do Valencia e já está destinado a ser um jogador fundamental. Isso mostra o quão rápido as coisas estão indo para o brasileiro, que terá um mês para cravar seu nome na equipe titular. Aritz Aduriz, dono da posição, lesionou o tornozelo no último sábado e fica fora dos gramados nesse período - perdendo jogos importantes, como Barcelona e Schalke 04. Isso faz do ex-Grêmio a única alternativa a Soldado para o ataque, tendo em vista que Unai não esbanja mais confiança alguma em Chori Domínguez.

Como bem definiu o Superdeporte na última semana, "o paulistano é um desses jogadores que não tem medo de desafios. Encara todos da melhor maneira possível.". Fato é que Jonas provou nas suas equipes anteriores que - pouco - tempo era algo necessário para sua adaptação. Até o último sábado, todos os debuts de Jonas havia sido com um gosto especial: com vitória e, em dois de quatro casos, incluindo gol do El Matador. Por estas e outras é que o atacante estava "um pouco ansioso - como definiu em entrevista à TVE no intervalo", por vestir-se de blanquinegro pela primeira vez.

Até o momento, mesmo com poucos minutos disputados, El Matador tem prestígios com a torcida: em uma enquete do Superdeporte, perguntado se seria certo dar a titularidade a Jonas, a opção "sim, pois é o melhor jogador para substituir Aduriz à altura no elenco" vence com uma disparidade de 91%. Contra o Sporting Gijón, os aficionados ché ovacionaram o brasileiro quando este entrara em campo no lugar do ex-Mallorca. A cada toque de bola, aplausos vinha das arquibancadas. Após o jogo, o brasileiro definiu o momento "como ruim pelo empate, mas magnífico por sua estreia - positiva. Em um quarto de hora que jogou levou por duas vezes perigo ao gol de Cuellar, que defendeu um taconazo do 18 ché aos 93 minutos.

Contra o Athletic Bilbao, num jogo importantíssimo para o Valencia cravar sua vaga na próxima Liga dos Campeões, o brasileiro será titular, mas ainda não sabe se terá um companheiro ao seu lado (Soldado) ou se será o único atacante. No Grêmio, Jonas muitas vezes jogou no 4-2-3-1 e sentiu-se bem em campo, apesar do isolamento lá na frente. Nos treinos desta semana, Unai testou um 4-4-2 a rombo, com Pablo municiando Soldado e o brasileiro. Apesar da chance de ser titular, El Matador vir justo com uma lesão de Aduriz, o brasileiro mostrou solidariedade, ao desejar força ao atacante, a quem definiu como um dos melhores desta Liga Espanha. Com prestígios de sobra, a saga de Jonas no futebol espanhol está apenas começando.

3 comentários:

  1. Olá! Essa mensagem é pro Victor, dizendo que já creditei o Claudio no post "Mourinho histórico"

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Opa, beleza, Max.

    Sobre o texto, essa é a hora para o Jonas. Como Unai, volta e meia, não repete o time titular por duas vezes consecutivas, o brasileiro ainda pode atuar junto com Aduriz.

    ResponderExcluir