sábado, 27 de novembro de 2010

A versatilidade de Özil pode barrar a volta de Kaká

Özil não corre muito com a bola, mas faz a bola correr (getty images)

O Real Madrid vai no caminho certo com José Mourinho. Estruturou o time num 4-2-3-1 e fixou jogadores de qualidade para ocupar as posições mais ofensivas. Dentro deste cenário, será que há espaço para Kaká? A única posição do atual sistema do Real que acomodaria Kaká sem necessidade de ajustes é a de Mesut Özil. O alemão é o articulador central da linha de três meias, posição tantas vezes ocupada pelo brasileiro em sua carreira. Di Maria e Cristiano Ronaldo atuam pelos flancos, onde Kaká costuma aparecer esporadicamente, enquanto Higuaín é o centroavante, função que o meia não tem condições de realizar.

Dá para dizer, portanto, que Kaká disputará um lugar no time titular com Mesut Özil. Posso ir além e dizer que ele larga em grande desvantagem em relação ao camisa 23 merengue. A maior versatilidade de Özil pode ser decisiva para que ele mantenha sua titularidade. Kaká é um jogador de velocidade total. Cada toque na bola é objetivo, em direção ao gol. É um jogador perfeito para comandar contra-ataques, por exemplo. O problema começa quando o adversário está fechado atrás e é preciso fazer a bola rodar, cadenciar o ritmo.

Özil não tem este problema. É um jogador cerebral, com extrema visão de jogo. Consegue chamar a bola em seu pé e orquestrar jogadas trabalhadas para romper defesas fechadas. Mais do que isso, ele também sabe comandar contra-ataques. Não chega nem perto de ter a velocidade das arrancadas de Kaká, mas sabe acelerar o jogo tocando a bola sempre de primeira. Özil não corre muito com a bola, mas faz a bola correr.

José Mourinho ficou rotulado por alguns como um simples retranqueiro após a reta final da Champions League passada, rótulo que considero injusto. Os times do português costumam jogar com eficiência trocando de estilo de acordo com a estratégia escolhida para a partida. Se considerarmos que Mourinho pretende continuar assim, Özil, por suas qualidades, larga em vantagem para continuar sendo o maestro do meio-campo merengue, mesmo após a volta de Kaká.

6 comentários:

  1. Não estou dizendo que Kaká não é tão bom quanto Özil. Longe disso. O ex-jogador do Werder Bremen tem um futuro brilhante pela frente, mas ainda não chegou nem perto do nível que Kaká já atingiu. Só que algumas características de Özil lhe dão certa vantagem sobre o brasileiro

    ResponderExcluir
  2. ainda acho que o José Mourinho vai dar um jeito de deixar o Kaká junto com Ozil,Di Maria, Cristiano Ronaldo e Higuain.

    ResponderExcluir
  3. Acho difícil, João Paulo.

    Com os cinco jogando junto, o Real Madrid pode perder um pouco da segurança defensiva que tem no meio-campo, com Khedira e Xabi Alonso. Com a dupla de volante, o Real Madrid passou a ser uma equipe mais sólida - com Ricardo Carvalho também. As possiblidades de Mourinho tirar um desses dois para escalar Kaká, na minha opinião, são baixas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. O Özil ainda não jogou o seu melhor como jogava no Werder. Do pouco que o vi jogar pelo time alemão, a posição dele era diferente. Se o Mourinho desse uma oportunidade pro Özil jogar na posição do Di Maria, ele jogaria muito mais. As arrancadas que ele dava, os contra-ataques com bastante velocidade no Werder Bremen são o forte dele, mas ainda não explorados no Real Madrid.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que Kaká ainda vai demorar pra voltar ao time titular. Irá entrar no decorrer das partidas durante um tempo.

    No momento, Ozil continua como enganche. Não tem como tira-lo dali, ainda que no Werder, ele jogava aberto mais pela esquerda, já que Diego era o enganche. Mas Ozil, hoje, é enganche e dos bons lá no Real, não tem como tira-lo dali, até porque nas pontas tem os velocistas e habilidosos C.Ronaldo e Di Maria, que neste momento estao deitando e rolando. Veremos em 2011, talvez Di Maria caia de produção, e aí Kaká entra e Ozil vira o ponta/meia direita, e Kaká o enganche, com ambos invertendo. Mas enfim, hoje Ózil, Di Maria, jogam. Kaká,quando recuperado, tentará ganhar 1 lugar no time. Não será fácil, mas não dúvido de Kaká.

    ResponderExcluir
  6. Fuxxie,

    isso é verdade. no 4-2-3-1 e com Özil de "enganche" o turco-alemão abdicou um pouco de sua velocidade, já vista na Copa.

    Abraço!

    ResponderExcluir