terça-feira, 9 de novembro de 2010

Resumo: 10ª rodada (2ª parte)

Com mais uma vitória, o Real Madrid vive seu melhor momento nos últimos cinco anos (getty images)

Com uma postura cada vez mais convicente de líder, o Real Madrid fez mais uma vítima atuando no Santiago Bernabéu, onde ainda não perdeu pontos na Liga. Num bom dérbi de Madrid, o Atlético de Madrid não resistiu ao cada vez mais bem armado time de Mourinho, que tem uma base sólida na defesa e joga sem sofrer riscos. Com a derrota, a racha negativa colchonera segue: sem vencer seu maior rival desde 1999, o Atléti caiu mais uma posição e, com o triunfo da Real Sociedad, agora é o oitavo colocado. Mas Barcelona e Villarreal seguem sua caça aos merengues. O Barcelona venceu sem riscos o Getafe e se coloca a um ponto do time da capital. Já os amarillos, também não tiveram dificuldades de baterem o Athletic Bilbao (apesar do susto inicial) e estão a três do Real Madrid. Confira os jogos da décima rodada.

Real Madrid 2x0 Atlético de Madrid
No principal jogo da rodada, os merengues atravessaram sem maiores traumas um dos desafios mais complicados neste primeiro semestre. Apesar de ter levado a melhor nos últimos 18 dérbis, nunca se deve subestimar um rival. Porém, novamente o Atléti foi mal ante o Real Madrid e perdeu a chance de quebrar a racha negativa. Magnífica partida de Ricardo Carvalho, que marcou muito bem Agüero, impedindo o argentino de levar algum perigo à meta de Casillas. Além de anular o camisa 10 rojiblanco, foi do português o primeiro gol da partida, após receber de Di María. Destaque no meio, Özil ampliou a partida, após cobrar diretamente para o gol de um desastrado De Gea. No dia de seu aniversário, o garoto não mostrou o mesmo desempenho mostrado nas últimas partidas e parecia nervoso diante do 70.000 espectadores no Santiago Bernabéu.

Cristiano Ronaldo foi bem aquém do que pode produzir. Além de ter sido bem individualista, o gajo se meteu em confusão no final da partida. Após passe usando as costas no final da partida, o português foi questionado por jogadores colchoneros, que reclamaram com o gajo ainda no gramado por passe de costas: 'Não faz isso com 0 a 0, né?', provocou Raúl García. Outro que não foi bem foi Higuaín. "Desse jeito, Benzema vai acabar titular neste time", disparou Mourinho. O técnico português firmou o terceiro melhor início de La Liga após dez rodadas. Já são oito vitórias e dois empates.

Getafe 1x3 Barcelona (Victor Mendes)
O Barcelona venceu facilmente um Getafe que a cada jogo sente a falta de seu principal jogador, Dani Parejo. No ritmo de seu principal craque, Lionel Messi, os blaugranas não tardaram a dominar as ações da partida. Primeiro, Messi construiu toda a jogada e recebeu de Villa para marcar seu oitavo gol na Liga; depois, deixou Villa na cara do gol para ampliar para os blaugranas; e, por último, aproveitou desespero de Días, ganhou na dividida do zagueiro e a bola sobrou limpa para Pedro mandar às redes. Após o início conturbado, o Barcelona parece ter recuperado a velha identidade. Mesmo após a expulsão de Piqué e o gol de Manu del Moral, os blaugranas continuaram em um ritmo atônito e pareciam mais perto do quarto gol à sofrer o empate do time de Valdebebas.

Víctor Sánchez, que vem jogando muito bem neste início de temporada, queria mostrar para Guardiola que o empréstimo foi coisa errada. Porém, o canterano do Barcelona não conseguiu criar nada e foi impedido de armar qualquer jogada por Mascherano, um leão na partida e que, após críticas sobre o seu desempenho no início de temporada, vem ganhando a confiança dos torcedores. A expulsão boba de Piqué impedirá o zagueiro de jogar contra o Villarreal, no Camp Nou. A grande dúvida que paira no ar é saber quem Guardiola escolherá para atuar ao lado de Puyol na próxima rodada: o mais lógico seria Milito suprir a ausência de Gerard, mas, segundo o o Diário Sport, Guardiola já não tem a mesma confiança no argentino e poderia dar uma chance a algum canterano, dependendo de seus desempenhos no confronto pela Copa del Rey contra o Ceuta. No Getafe, após o desastre pela Liga Europa e o jogo fraco diante do Barcelona, as notícias são animadores: para o mercado de janeiro, os azulones já negociam com o bom atacante Chuchu Dorado, deixado de lado no Bétis

Villarreal 4x1 Athletic Bilbao (Victor Mendes)
No El Madrigal, mais uma bela exibição do Villarreal diante de seus torcedores e a goleada imposta no Athletic Bilbao deixa claro que os amarillos estão vivos na briga pelo título. As chances podem ganhar mais vida se, na próxima rodada, o Villarreal conseguir um triunfo no Camp Nou diante do Barcelona e manter o contato com os líderes. Na era Garrido, o Villarreal mostra-se muito mais afinco dentro de seus domínios. A vitória contra os leones foi a 13ª dos amarillos em 12 jogos desde que o treinador assumiu o cargo no time da Comunidade Valenciana. O técnico castellonense também parece ter construido uma máquina de gols: se a melhor margem do Villarreal à esta altura da competição foram 18 gols na temporada 2008/2009, o time de Garrido deixa para trás os números dos comandados de Pellegrinni: já são 21 gols em 10 partidas (segundo melhor ataque, atrás, apenas, do Real Madrid).

A goleada sofrida frustou as aspirações do Athletic Bilbao. Apesar de ter jogado muito bem nos primeiros trinta minutos, onde chegaram a estar à frente do marcador com Llorente, os euskaras sucumbiram na avalanche amarilla na segunda etapa. Destaque nos últimos jogos, Muniaín desta vez não brilhou. O jovem não conseguiu criar nada pela esquerda e caiu facilmente na marcação de Ángel. Caparrós promoveu a entrada de De Marcos afim de impôr mais velocidade na partida, mas a defesa do Villarreal mostrou-se, mais uma vez, bem sólida, e o garoto nada fez no setor de Capdevilla. Llorente foi um constante perigo, mas Mussachio e Marchena levaram a melhor sobre o atacante da seleção na maioria da vezes.

Quem resolveu colocar a partida no bolso foi Borja Valero. O meio-campista participou diretamente de três dos quatro gols. Com um recital no meio-campo, marcou o ritmo da partida. Passou para Nilmar empatar, fez a jogada do gol de Rossi e, no final, deixou Monteiro na cara de Iraizoz, que, aproveitando-se do fato da zaga euskara ter jogado bem adiantado em relação aos últimos jogos, não conseguiu evitar o tento.

Sevilla 2x0 Valencia
Dois minutos após entrar em campo, o atacante Negredo mudou a cara da partida e marcou o gol que conduziu o Sevilla para a vitória contra o Valencia por 2 a 0 pelo complemento da rodada do Espanhol. Para o Valencia, apesar do triunfo contra o Rangers, já são quatro jogos sem vencer pela Liga, o que levou a uma queda brusca: da primeira à quinta posição. A tarefa do Sevilla foi facilitada pela expulsão de Topal, que entrou muito forte em Cáceres e levou o cartão vermelho direto aos 23min do primeiro tempo. Aniversariante do dia, Luis Fabiano ficou perto de marcar um gol em homenagem aos seus 30 anos de idade, mas parou na trave da meta do Valencia.

Levante 1x2 Deportivo
No 5-3-2, o Deportivo conseguiu mais um triunfo e ratificou a ideia de que parece ter acordado para a competição. Bela partida de Riki e da defesa do depor, que mostrou-se bem sólida no esquema atual de Miguel Ángel Lotina. Fato que desenrolou-se para a vitória galega foram os gols nos inícios de cada tempo, que condicionou a partida, já que o Deportivo ficara mais cômodo e sem o nervosismo para ir em busca da vitória. Porém, o gol do Levante nos quinze minutos finais pôs emoções à partida. O ímpeto ofensivo dos granotas aumentaram e Lotina foi obrigado a dar mais um reforço para seu meio-campo. Emoção não faltou, e o Levante teve que se contentar com um gol anulado de Stuani no última lance da partida. A vitória contra o Levante foi a primeira dos blanquiazules desde novembro de 2009, quando derrotou o Racing Santander no El Sardineiro. Novos ares no Riazor?

Zaragoza 3x2 Mallorca
Os três primeiros pontos do Zaragoza na competição foi em um jogo muito emocionante. Após sair perdendo no La Romareda por 2 a 0, teve fôlego para ir em busca do empate e, no último minuto, empatar numa cobrança de pênalti de Gabi. Pênalti, aliás, para lá de duvidoso. Os rojones controlaram a partida desde o início, mas dormiram nos últimos vinte minutos, permitindo a reação maña. Apesar da vitória, o time de José Aurélio Gay continua demonstrando os mesmos erros e carências. Espantou a maneira como o técnico madrileño escalou o Zaragoza. Em um 5-4-1 inédito, Gabi teve que auxiliar Bráulio, bem isolado na frente como o previsto. Ponto para a torcida fánatica dos blancos, que não deixa de lotar o estádio e perder a confiança no time. Com o triunfo, os maños saíram a lanterna da competição, que agora pertence ao Málaga.

Para relembrar os jogos de sábado, clique aqui

Craques da rodada
Borja Valero (Villarreal)
Lionel Messi (Barcelona)
Mesut Özil (Real Madrid)
Ricardo Carvalho (Real Madrid)

Escalação da rodada
Bravo (Real Sociedad); Daniel Alves (Barcelona), Marchena (Villarreal), Ricardo Carvalho (Real Madrid), Cáceres (Sevilla); Mascherano (Barcelona), Khedira (Real Madrid), Borja Valero (Villarreal), Mesut Özil (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona), Negredo (Sevilla)

Nenhum comentário:

Postar um comentário