sábado, 13 de novembro de 2010

11ª rodada (1ª parte): Bipolaridade

Messi marcou dois contra o Villarreal, já na vigília para o superclássico daqui a duas semanas (reuters)

O Barcelona confirmou hoje contra o Villarreal que as más partidas no Camp Nou no início de temporada é coisa do passado. Após uma ótima exibição na goleada contra o Sevilla, os blaugranas fizeram dos amarillos mais uma vítima em seu estádio. Com o resultado, o Barcelona chega à liderança provisória da competição e conta com um tropeço do rival Real Madrid ante o Sporting Gijón, num jogo que promete muita hostilidade, para continuar na posição.

Também hoje, o Atlético de Madrid derrotou o Osasuna e viu a seca goleadora de Forlán ser quebrada, com um doblete do uruguaio. No San Mamés, o Athletic Bilbao se recuperou da goleada sofrida para o Villarreal e, num jogo bem emocionante, derrotou o Almería por 1 a 0 e subiu duas posições, chegando à oitava colocação, momentâneamente. Confira a primeira parte do resumo da 11ª rodada.

Barcelona 3x1 Villarreal
No jogo mais esperado da rodada, Barcelona e Villarreal fizeram jus às expectativas e protagonizaram um dos duelos mais empolgantes desta edição do Campeonato Espanhol. O Villarreal queria aproveitar os três jogos de invecibilidade no Camp Nou para evitar que a bipolaridade de La Liga se dissipasse. Na 500ª partida de Puyol com a camisa azulgrená, Guardiola, sem Piqué, suspenso, e Milito, lesionado, resolveu improvisar Abidal para a função de quarto zagueiro e escalar Maxwell, a quem rasgou elogios após a partida, na lateral esquerda para fazer a dupla de zaga com o capitán. Num primeiro tempo extremamente parelho, o Villarreal, como o previsto, atacava com efetividade pelo lado esquerdo, onde Abidal mostrava-se inseguro e atrasado na marcação de Nilmar. O Barcelona tomava conta do meio-campo e logo chegou ao primeiro gol, com Villa. O Guaje roubou a bola de Borja Valero, recebeu de Iniesta e tocou na saída de Diego López. Após erro clamoroso do bandeirinha, que anulou gol legal de Pedro, o Villarreal chegou ao empate com Nilmar, em bela jogada individual. Com o jogo empatado, quem cresceu foi Villarreal, que passou a dominar a posse de bola e assumiu a superioridade da partida em pleno Camp Nou. Ainda assim não conseguiu virar até o intervalo.

Na volta para a segunda etapa, mais uma vez na temporada, a mudança na postura do Barcelona foi radical. Enquanto na zaga Abidal já mostrava segurança na marcação do atacante brasileiro; na frente, Messi e Pedro começaram a decidir os rumos da partida. Em uma tabela sensacional dos dois, Messi recebeu na frente e, de direita, tocou por cima de Diego López para ampliar a partida. A partir daí, o Villarreal não aguentou a avalanche blaugrana, orquestrada por Xavi, Iniesta e Messi. Com o passar do tempo, os azulgrenás tocavam com facilidade e calma a bola e chegaram ao terceiro gol, após passe de Pedro e desvio de Messi, que chegou à estratosférica marca de 66 gols em 65 jogos desde agosto de 2009. Vale ressaltar que Messi estava um pouquinho à frente da linha da bola no lance do gol.

Como de praxe, a arbitragem de Delgado Ferreira foi bastante polêmica. Além do gol mal anulado de Pedro no primeiro tempo e gol mal validado de Messi no segunda tempo, o arbitro madrileño deixou de expulsar Maxwell, quando este deu uma entrada dura em Borja Valero na entrada da área. Derrotado em campo, o Villarreal deu praticamente adeus para as - mínimas - chances de título. Num jogo crucial para definir seu futuro, o Submarino Amarelo mostrou-se novamente um time correto, que tem na posse de bola e na velocidade de seus atacantes suas principais virtudes. Entretanto, o time de Garrido não soube reagir diante do ímpeto ofensivo e da volúpia enorme do Barcelona na segunda etapa.

Atlético de Madrid 3x0 Osasuna
Sem marcar desde setembro, Forlán voltou a ser protagonista de uma vitória colchonera na competição. Ainda que Agüero tivesse participado de praticamente todos os lances de perigo, e ter deixado o campo lesionado, não há como não dar uma credêncial maior à participação do uruguaio na partida. Após o oportunismo no primeiro gol, o segundo foi belo: o melhor jogador da última Copa do Mundo recebeu na área, cortou Flaño, puxou para a perna direita e acertou um belo chute no ângulo esquerdo de Ricardo. Com os dois gols, Forlán chegou a marca de 91 gols com a camisa rojiblanca desde que chegou ao clube, em Julho de 2007. Além de alcançar este feito em 171 jogos no time de Manzanarez, o uruguaio chegou ao mesmo números de gols de um dos jogadores mais emblemáticos da história recente do Atléti: Fernando Torres. Porém, a média de gols de Forlán em relação a de El Niño é melhor: 0,53 gols por partida do uruguaio contra 0, 36 do atacante da Fúria.

O jogo serviu para mostrar que o brilho dos rojiblancos diante de sua torcida voltou. Tudo bem que o Osasuna não foi um adversário à altura e a expulsão de Monreal serviu para que o jogo se desenvolve-se a favor do Atlético de Madrid, mas há de se elogiar a postura do time de Quique Sanchéz Flores na partida. Nas dez primeiras rodadas, o atual campeão da Liga Europa só havia brilhado na primeira, quando goleou o Sporting Gijón. Depois, revezou atuações medianas em que foi salvo por uma de suas estrelas, e jogos abaixo da crítica. Entre eles, a derrota no clássico madrileño na rodada passada, por 2 a 0.

Athletic Bilbao 1x0 Almería
No jogo que abriu a rodada, o Athletic Bilbao abriu os trabalhos cedo com o gol de Llorente, mas teve que defender a vantagem no marcador durante 45 minutos com nove em campo. Pior para Caparrós, que, com as expulsões, perdeu Koikili e Castillo, dois laterais esquerdos, para o jogo da próxima rodada contra o Real Madrid, no Bernabéu. Vale lembrar que Aurtenetxe, dono da posição, deve ficar de fora dos gramados por no mínimo três semanas por lesão. O gol dos Leones não poderia ser de outro a não ser de Llorente. El Rey León aproveitou cruzamento da direita de Muniaín, pegou de primeira e fez o seu sétimo no Espanhol, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Messi na tábua de artilheiros da Liga.

Com as expulsões, o jogo, que estava fácil para o time da casa, acabou se complicando, mas, bem fechado atrás, o time basco conseguiu segurar o empate. Noite bem fraca por parte de Piatti e Crusat, que deveriam puxar a responsabilidade no time andaluz. Ulloa, isolado no ataque no 4-3-2-1 de Lillo, pouco pegou na bola e acabou anulado por San José. Com a derrota, o técnico dos rojiblancos está com a corda bamba no cargo do time. O presidente do time, Alfonso García, se reunirá com a direção do clube ainda hoje para decidir se o técnico continua ou não no comando do clube. Nas últimas horas não pararam de surgir nomes na órbita do Almería. Entre eles, o mais especulado é o de Marcelino Garcia Toral, ex-Zaragoza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário