domingo, 21 de novembro de 2010

12ª rodada (1ª parte): A noite dos artilheiros

Animado pelo gol contra a seleção brasileiro, Messi marcou três vezes e chegou a 101 gols na Liga com a camisa do Barcelona, na goleada história do Barcelona ante o Almería por 8 a 0 (getty images)

Nos três jogos que abriram a décima segunda rodada de La Liga, gols foram o que não faltaram. Dos 16 gols, oito deles saíram no Juegos Mediterráneos no confronto entre Almería e Barcelona. Mas vale especificar: os oito tentos foram só do Barcelona, em um jogo que os blaugranas não precisaram se esforçarem tanto para chegar aos oito gols. Valencia e Villarreal protagonizaram um confronto direto pela caça aos líderes Real Madrid e Barcelona no Campeonato Espanhol. As equipes bem que tentaram, mas ficaram no empate por 1 a 1 e frustraram suas pretensões no torneio.

A noite, também, foi dos artilheiros: Cristiano Ronaldo e Messi, artilheiro e vice-artilheiro, respectivamente, marcaram um hat-trick, enquanto Llorente, Rossi e Áduriz deixaram suas marcas. Confira a primeira parte do resumo da décima segunda rodada.

Villarreal 1x1 Valencia
No dérbi da Comunidade Valenciana, Unay Emery surpreendeu ao escalar sua defesa com três zagueiros. O esquema manteve a segurança que o técnico Ché precisava, mas não suportou a pressão exercida pelo Villarreal em quase todo o segundo tempo. O 5-2-2-2 de Emery isolou Áduriz lá na frente, mas nem assim foi capaz de impedir o gol do ex-Mallorca. Joaquín, de volta ao time titular, apareceu como um raio na direita e cruzou preciso para o atacante aparecer entre Marchena e Bruno e, de letra, abrir o placar. Após isso, a equipe valenciana cumpria bem seu papel defensivo e mostrava-se mais objetiva no campo de ataque. Dessa forma, o Villarreal se enrolava para sair do jogo e se atrapalhava para criar alguma jogada.

No segundo tempo, o Villarreal se viu obrigado a ir ao ataque e acordou para o jogo, mesmo sofrendo com a forte marcação. O brasileiro Nilmar e Rossi eram os principais responsáveis pelas jogadas de ataque. A partir da metade do segundo tempo, o Valencia recuou e chamou o adversário para o ataque. Aos 27 minutos, saiu o gol. Rossi recebeu cruzamento vindo da esquerda e desviou do goleiro, colocando no canto direito da meta. Após o tento, o jogo ficou aberto. No entanto, as equipes não conseguiram concretizar suas chances de gol. O empate pode ter sabores mais doce para o Valencia. Com sete desfalques, os Chés foram ao El Madrigal com a pretensão de sair com, pelo menos um ponto.

A partida ficou marcada por um momento especial do volante brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna. Ele completou 219 partidas pelo Villarreal e igualou a marca do argentino Rodolfo Arruabarrena como o jogador que mais atuou pela equipe na 1ª divisão do Campeonato Espanhol. Senna começou o duelo contra o Valencia no banco de reservas e entrou no jogo aos 25 minutos da segunda etapa, quando substituiu Borja Valero.

Almería 0x8 Barcelona
Antes do duelo contra o Barcelona, a defesa rojiblanca era a terceira menos vazada. Porém, bastou apenas quarenta e cinco minutos para o time de Lillo receber metade dos gols que havia recebido antes da rodada. Logo no primeiro tempo, os comandados de Pep Guardiola conquistaram um feito histórico. A equipe não marcava cinco gols na etapa inicial desde a temporada 2000/2001 quando fez seis em apenas 40 minutos contra o Real Sociedad. Messi segue quebrando recordes atrás de recordes. Ontem, com o hat-trick, chegou a 101 gols com a camisa azulgrená em território nacional. À frente do argentino, apenas Eto'o, Cesar e Kubala. No segundo tempo, o Barcelona não tirou o pé do acelerador e continuou seu massacre. A parceria Messi e Bojan se mostrou afinada, já que eles foram responsáveis por mais três gols. A humilhação serviu para destituir Lillo do comando técnico do time andaluz. No resumo da semana passada, já haviamos alertado que o técnico estava com as cordas bambas. Marcelino Toral, ex-Zaragoza, e Simeone (esse mesmo que vocês estão pensando) são os mais cotado para assumir o Almería. A goleada imposta, fez com que os comandados de Josep Guardiola igualassem a sua maior vitória fora de casa na Liga BBVA, em 1958-59, contra o Las Palmas.

Real Madrid 5x1 Athletic Bilbao
Depois de ficar marcado pela revolta com a cabeçada de Nani que impediu seu golaço no amistoso entre Portugal e Espanha, Cristiano Ronaldo finalmente pôde comemorar seus gols. O atacante português deixou seu hat-trick, ajudou o Real Madrid a voltar à liderança e, de praxe, reassumiu a artilharia da competiçao, que havia perdido para Messi. Como se não bastasse, ainda provocou o Barcelona: "Ganharam de oito, é? Mas eu quero ver marcar oito vezes na segunda-feira que vem", desdenhou o gajo. Antes do superclássico, porém, o Real Madrid irá à Amsterdãm para encarar o Ajax, pela Champions League, com os desfalques de Higuaín e Khedira. O Athletic Bilbao tentou surpreender e teve domínios das jogadas ofensivas logo no início do jogo. Mas durou pouco. O primeiro gol do Real saiu aos 18 minutos. Di María tocou para Higuaín na entrada da área. Ele girou, saiu da marcação e chutou rasteiro para tirar a bola do goleiro. Após isso, os leones tentaram dificultar a vida dos merengues, mas o individualismo dos comandados de Mourinho prevaleceu.

Os números do Real Madrid de Mourinho já são históricos: este é o melhor aproveitamento obtido pela equipe da capital após 12 rodadas de Campeonatos Espanhóis. Com 32 pontos, dez vitórias, dois empates e nenhuma derrota, o Real Madrid jamais começou tão bem uma campanha na competição nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário