quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Missão cumprida. Agora é superclássico

Real Madrid e Barcelona venceram com facilidades seus adversários pela Champions nesta semana e a partir de agora só terão concentrações para o superclássico do dia 29/11 (Segunda-feira). O Real Madrid, que já havia conseguido a classificação na rodada anterior, só tratou de garantir o primeiro lugar de seu grupo após goleada sobre o Ajax por 4 a 0. Já os blaugranas, na Grécia, impusseram seu ritmo de jogo desde o início para chegar aos 3 a 0 e garantir sua vaga nas oitavas de finais. Outro representante espanhol na Champions, o Valencia goleou o Bursaspor no Mestalla para também garantir vaga nas oitavas.

Em Amsterdam...

"Camp Nou, aí vou eu!", avisa Cristiano Ronaldo (reuters)

... já com a vaga garantinda, Mourinho poupou alguns de seus principais jogadores. Por prevenção, preferiu deixar Higuaín, Ricardo Carvalho e Khedira em Chamartín, para fazer apenas um trabalho especial no CT do clube. Em campo, mandou seu já conhecido 4-2-3-1, mas preteriu Di María para pôr Pedro León na direita. Cristiano Ronaldo, Özil e Benzema mostravam-se bem tímidos e os merengues poucos produziram nos primeiros trinta minutos. Nas tribunas do estádio estava presente Zinédine Zidane, que estreou no início desta semana no cargo de conselheiro de Florentino Pérez. O Real Madrid logo foi dando as caras e, após lançamento de Arbeloa e passe preciso de calcanhar de Özil, Benzema abriu o placar. Nervoso, o Ajax buscava empatar para retornar à partida. Mas quem chegou para o segundo foi o Real Madrid. Cristiano Ronaldo cobrou falta e Arbeloa pegou o rebote. A finalização desviou na zaga e foi para o gol.

No segundo tempo, Mourinho resolveu lançar Di María em campo no lugar de Pedro León. A entrada do argentino favoreçeu para o que o jogo do Real Madrid fluísse mais, e Özil e Cristiano Ronaldo passaram a participar mais da partida. E foi de Di María a assistência para o primeiro de Cristiano Ronaldo. Após erro de Emanuelsson na saída de bola, o argentino deixou o português na cara de Stekelenburg e, de esquerda, chutou no canto do goleiro. Aos 37, Ozil fez grande jogada pela ponta direita e acabou derrubado dentro da área pelo atacante Emanuelson, mais uma vez desastrado, que tentava ajudar na marcação. Cristiano Ronaldo cobrou de forma simples, no meio do gol e à meia altura, para completar a goleada.

Antes, Cristiano Ronaldo já havia levantado o estádio com bela jogada, no início do segundo tempo: recebeu a bola no campo de defesa e tabelou com Benzema no meio-campo para avançar em velocidade rumo ao gol adversário. Ao invadir a área, o camisa 7 bateu com categoria, mas Stekelenburg conseguiu desviar levemente, toque suficiente para fazer a bola tocar no travessão e sair. O Ajax, que tinha como destaque o atacante uruguaio Luis Suarez, em nenhum momento conseguiu incomodar o Real Madrid. A preocupação do time agora é vencer o Milan para garantir o terceiro lugar e disputar a Liga Europa.


Em Atenas...

"O Barcelona, unido, jamais será vencido!" (AP Photos)

... Guardiola escalou o Barcelona sem grandes mudanças com relação à equipe que arrasou o Almería por 8 a 0, no sábado. E, embora a base fosse a mesma, o futebol foi diferente no primeiro tempo – com menos magia, mas ainda assim envolvente o bastante para vencer. Com Messi, Xavi e Iniesta abaixo de seu nível na etapa inicial, dois brasileiros tiveram espaço para brilhar: os laterais Daniel Alves e Adriano tiveram participações importantes, sobretudo no setor ofensivo. Foi de Daniel o passe para o primeiro gol, de Pedro, aos 27 minutos da primeira etapa. Adriano, embora não tenha a tarefa de ser um finalizador, era quem mais levava perigo, em chutes de longa distância.

Na segunda etapa, a tônica foi a mesma. O Barcelona trocava passes, fazia a bola girar e chegava ao gol com facilidade. A boa atuação dos laterais brasileiros ganhou reforço. No meio-campo, Xavi e Iniesta voltaram a mostrar a qualidade de sempre. No ataque, Pedro manteve a boa forma mostrada da goleada sobre o Almería. E Messi resolveu aparecer. Foi do argentino o segundo gol do Barcelona, após uma jogada típica da equipe espanhola. Aos 18 minutos, após uma linda troca de passes entre Messi, Daniel Alves e Xavi, Iniesta tocou para Adriano, que encontrou o camisa 10 na pequena área para tocar a bola rumo ao gol. Com o tento, Messi chegou a marca de 150 gols com a camisa blaugrana em competições oficiais - o mais jovem a chegar a tal feito. Sete minutos depois, aos 25, foi a vez de Daniel Alves encontrar Iniesta. O meia rolou para Pedro coroar seu grande momento na temporada com mais um gol, o terceiro do Barcelona.

Um comentário:

  1. BELO TEXTO

    AGORA, MAIS DO QUE NUNCA, ESTÁ NA HORA DE VENCER O BARCELONA. HALA MADRID!

    ResponderExcluir